Metaverso na saúde: o que eu preciso saber sobre isso?

METAVERSO
Compartilhe:

Cada dia que passa, surgem novidades e tecnologias em todos os setores. Entretanto, desde o final do ano passado a pergunta que não calar é: o que é metaverso

Quando Mark Zuckberg anunciou a mudança de nome da sua plataforma para Meta, no final de 2021, não se falou em outra coisa. Afinal, o assunto do momento era este novo “universo”. 

Porém, a verdade é que o Metaverso não é algo tão distante da nossa realidade. Entender esse conceito é fundamental para qualquer profissional.

Isso porque todas as áreas serão afetadas, de alguma forma, por essa tecnologia. É por causa disso que, com a saúde, não poderia ser diferente.

Quer entender mais sobre o Metaverso e quais são as implicações na rotina de um médico? Então continue lendo este conteúdo!

E o que é Metaverso, afinal?

LGPD para médicos

Metaverso significa “além do universo” e nada mais é do que um espaço virtual formado por elementos igualmente digitais. Realidade virtual, aumentada, criptomoedas e a própria internet. 

Nesse contexto, imagine um quarto completamente digital: as portas são destravadas pela leitura da córnea e em cima da sua cama tem uma carteira com moedas digitais. Para escolher uma roupa, você usa um óculos de realidade aumentada e pode visualizar a melhor combinação. 

Esse é um exemplo bem prático do Metaverso que as empresas Meta, antigo Facebook e Microsoft estão trabalhando para desenvolver. 

No entanto, como eu vou entrar nesse ambiente?

Bom, se você pensou que teria que “entrar” literalmente em um computador para conhecer o Metaverso, está enganado. Afinal, essa tecnologia será acessa por meio de dispositivos de realidade aumentada

Ou seja, com apenas um óculos, será possível fazer uma verdadeira imersão em um universo paralelo digital. Um dos objetivos do Metaverso é justamente aproximar o digital e o off. Dessa forma, o objetivo será proporcionar uma experiência única aos seus usuários. 

Contudo, diferente do que muitos pensam, esse termo não é novo. Afinal, o Metaverso foi citado pela primeira em 1992, em um romance de ficção científica chamado Snow Cras. No filme, as pessoas são em forma de avatar e se comunicam a partir de óculos 3D.

Metaverso na saúde: quais são as novidades?

METAVERSO

Conforme matéria divulgada na revista online Medicina SA, 80% dos executivos da área da saúde afirmam que os impactos do Metaverso serão positivos. 

Por ser um assunto um pouco complexo, optamos por citar de forma simples e prática. Focamos nas principais mudanças que você sentirá no seu dia a dia. 

Cirurgias

Em alguns locais, as cirurgias já são realizadas por meio de realidade virtual.

A tendência é que, até 2026, experiências como essas sejam ampliadas e mais completas. Dessa forma,  os médicos, que já atuam à distância, terão mais recursos para realizar os seus procedimentos.

Outros beneficiados com essa tecnologia serão os estudantes de medicina. Na faculdade, eles terão uma imersão mais aprofundada durante as aulas práticas. 

Consultas

Se a telemedicina já é um grande avanço, com o Metaverso o salto será bem maior!

Essa tecnologia permitirá o contato à distância de uma forma mais humanizada. Sim, você poderá visitar a casa do paciente, em forma de avatar. 

Além disso, outros profissionais de saúde também poderão participar, da mesma forma. 

Comunicação entre os médicos

Assim como já acontece na telemedicina, médicos de diferentes partes do mundo podem conversar via chamada de vídeo. O Metaverso permitirá que essas reuniões sejam mais imersivas, da mesma forma que as consultas à distância.

Melhora no acesso à saúde

Com o Metaverso, a população em geral terá um melhor acesso à saúde. 

Isso significa uma abordagem mais abrangente dos profissionais de saúde. O foco não será resolver uma única enfermidade e sim, acessar todo um histórico de saúde do paciente.

Dessa forma, será possível analisar os seus dados pessoais até características do meio social.

METAVERSO

Se prepare para o futuro: divulgue as vagas da sua clínica ou busque novas oportunidades

Para quem é gestor de clínica médica, preencher o quadro de médicos é um verdadeiro desafio. Afinal, encontrar esses profissionais não é tarefa fácil. Além disso, quando se trata de clínicas populares, então, completar o quadro dos colaboradores é ainda mais difícil. 

Por outro lado, não são poucos os médicos que estão em busca de novas oportunidades.  Isso porque eles também têm dificuldades em encontrar vagas na área da saúde

Então, como então conectar esses dois lados?

Para resolver este problema que surgiu a Sinaxys. Trata-se de uma plataforma que conecta donos de clínicas e gestores com profissionais da área da saúde!

Essa integração é realizada da seguinte forma:

  • Gestores e donos de clínicas: por um valor acessível, você pode se cadastrar na Sinaxys e insere as vagas disponíveis. Dessa forma,  possível colocar a descrição, carga horária, proposta de valor e até fotos da clínica ou hospital;
  • Profissionais de saúde: sem pagar nada, podem fazer o cadastro no App da Sinaxys, preencher o perfil e se candidatar às vagas disponíveis. 

A Sinaxys está presente em toda em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul  e Santa Catarina. Ao todo, nossa plataforma conta com mais de 7.000 profissionais e mais de 110 gestores anunciantes. 

Assim, por mês, a Sinaxys acumula mais de 50 mil acessos e quase 800 vagas disponíveis.  Portanto, não perca tempo e conheça essa plataforma que está transformando o modo de encontrar profissionais e vagas da área da saúde:

Confira também

 

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.