Tecnologia na saúde: avanços, tendências e benefícios do seu uso

tecnologia na saude tecnologia na saude
Compartilhe:

Os avanços tecnológicos são fatores que, cada dia mais, afetam o dia a dia das pessoas. Seja no trabalho ou nos momentos de lazer, estamos cada vez mais rodeados de dispositivos modernos que podem, até mesmo, substituir a mão de obra humana em algumas situações. A tecnologia na saúde não é diferente.

Ela é usada desde as situações mais básicas como o atendimento aos pacientes e o preenchimento de formulários, até as mais complexas, como cirurgias realizadas por robôs.

Neste texto, vamos mostrar como os avanços e as tendências tecnológicas podem afetar e beneficiar o dia a dia de profissionais de saúde e seus pacientes. Confira!

O que é a tecnologia na saúde?

A tecnologia na saúde é o conjunto de soluções criadas por meio da troca entre as duas áreas de conhecimento. Essa troca já existe há muito tempo, e só tende a aumentar conforme as tecnologias vão evoluindo e se desenvolvendo.

Isso porque a tecnologia é capaz de atender às demandas geradas pela saúde, seja com softwares que otimizam o dia a dia dos profissionais, com engenharia ou com experiência do usuário (UX). Dessa forma, as tecnologias ajudam tanto em termos de equipamentos mais modernos, quanto na melhora dos procedimentos e da prestação de serviços.

Os avanços tecnológicos também fizeram com que os seres humanos se tornassem capazes de combater doenças por meio de medicamentos e vacinas, possibilitando tratamento e até mesmo a cura para enfermidades que, em outros momentos, poderiam dizimar a população.

Tivemos um bom exemplo disso recentemente, durante a pandemia de Covid-19, quando a ciência e a tecnologia foram usadas para que fosse desenvolvida às pressas uma vacina para combater o vírus que matou milhões de pessoas ao redor do mundo e controlar os sintomas mais fortes da doença.

Tecnologia da saúde no Brasil

O Brasil vem se tornando, a cada dia, uma referência da medicina e do desenvolvimento de vacinas. Os cientistas brasileiros vêm tendo cada vez mais destaque no cenário da saúde, fazendo descobertas importantes na área e desenvolvendo tratamentos e, até mesmo, cura para doenças.

Mas isso não é uma conquista tão recente. No início do século XX, o médico e cientista brasileiro Oswaldo Cruz auxiliou na erradicação da peste bubônica e da febre amarela usando seus conhecimentos para a criação de soros e vacinas.

Demografia médica no Brasil

Segundo o último relatório divulgado pela Associação Médica Brasileira (AMB), em 2022 o Brasil possuía 495.716 profissionais habilitados para exercer a profissão no país, o que representa um aumento de 84% em relação aos 268,2 mil registros existentes em 2012.

Desses, o relatório sobre a Demografia Médica no Brasil aponta que 321.581 profissionais possuíam um ou mais títulos de especialistas, o que representa 62,5% dos médicos em atividade no país. Os demais 37,5% eram generalistas, ou seja, sem titulação em nenhuma especialidade.

Qual é a importância da tecnologia na saúde?

tecnologia na saude importancia
Qual é a importância da tecnologia na saúde?

Como foi possível notar nos tópicos anteriores, a tecnologia tem papel crucial na área da saúde. Ela exerce um grande impacto no diagnóstico de doenças, bem como em seu tratamento e no monitoramento dos pacientes. Ela também pode ajudar a otimizar os processos dentro de uma organização de saúde, gerando uma redução dos custos, mais eficiência e, consequentemente, atraindo mais pacientes.

Os avanços tecnológicos permitem que se tome decisões mais precisas e eficazes no dia a dia da organização, coletando informações sobre os pacientes para ajudar a determinar as melhores medidas para prevenir doenças, por exemplo.

Outro ponto a ser destacado é que, ao focar na prevenção de determinadas doenças, os custos operacionais para diagnóstico e tratamento podem ser reduzidos, tanto no sistema público quanto no privado.

Quais são os benefícios da tecnologia na saúde?

Os benefícios da tecnologia da saúde são muitos, mas, aqui, podemos citar os principais deles:

  • Melhora a experiência do paciente: a inovação pode tornar o atendimento ao paciente mais rápido e prático, com recursos como o agendamento online, envio de mensagens automáticas com lembretes de consulta, dentre outros recursos que diminuem a burocracia;
  • Reduz custos da operadora de saúde: a tecnologia possibilita que as operadoras tenham um sistema para centralizar a lista de pacientes, suas evoluções clínicas, análise de dados e até um chat interno. Isso ajuda a economizar, pois evita que ocorram falhas nos processos de auditoria;
  • Melhora a assertividade de diagnósticos: com a ajuda dos chamados wearables (vamos falar sobre eles mais adiante), os médicos conseguem receber informações sobre o paciente em tempo real, fazendo com que seja possível ter uma evolução clínica mais completa.
  • Aumenta a precisão em cirurgias: hoje em dia existem os chamados robôs-cirurgiões, que tornam possível que o médico realize a cirurgia em uma posição ergonomicamente confortável e à distância, sendo numa sala ao lado ou em outra cidade.
  • Melhora a qualidade da educação médica: a tecnologia permite que os estudantes de medicina aprendam com profissionais do mundo inteiro, além de terem a oportunidade de fazer simulações do procedimento com realidade virtual e, assim, ganhar mais confiança para o atendimento real.

Esses são apenas alguns dos benefícios da tecnologia da saúde, mas, se pensarmos a fundo, podemos encontrar muitos mais.

A democratização da saúde e os smartphones

Os smartphones são de grande valia na jornada do paciente. Esse tipo de aparelho permite que sejam realizados agendamentos online, pesquisas sobre validação social dos profissionais, consultas via telemedicina, receber diagnóstico de doenças e, até mesmo, receber uma assessoria sobre a melhor conduta clínica. Tudo isso, graças à modernidade dos algoritmos.

Em outras palavras, os smartphones trouxeram uma revolução para a sociedade moderna, deixando a conectividade, a fluidez da informação, o armazenamento, compartilhamento e personalização de dados na palma de nossas mãos. E tudo isso contribui para a praticidade e eficiência dos serviços da saúde.

Quais são os principais avanços proporcionados pela tecnologia na saúde?

tecnologia na saude principais avancos
Quais são os principais avanços proporcionados pela tecnologia na saúde?

São muitos os avanços à saúde proporcionados pela tecnologia. Ela trouxe mais agilidade, praticidade e eficiência à rotina de profissionais e pacientes, que, cada vez mais, se apoiam nesses benefícios em seu dia a dia.

Veja abaixo os principais avanços proporcionados pela tecnologia na saúde.

Softwares de auxílio ao trabalho médico

Os softwares de auxílio ao trabalho médico são ferramentas capazes de otimizar a rotina de hospitais e clínicas. Eles podem ser desde uma agenda médica, até ferramentas para controle financeiro, acompanhamento de tratamento dos pacientes, envio de mensagens para confirmação de consultas, dentre muitas outras possibilidades.

Em resumo, os softwares auxiliam no dia a dia das clínicas, consultórios e hospitais, fazendo com que as informações fiquem concentradas em um só lugar, além de agilizar processos rotineiros, economizando tempo e dinheiro.

Telemedicina

A telemedicina nada mais é do que a prática médica realizada à distância. Ela pode atuar em diversas frentes: teleconsulta, teleassistência, teleducação ou telelaudos e se destacou nos últimos anos principalmente graças à pandemia.

Essa tecnologia melhorou significativamente os processos utilizados na área da saúde, facilitando e ampliando o acesso à medicina, já que derruba as barreiras geográficas e dispensa a necessidade de deslocamentos.

Para os profissionais da saúde, torna a troca de informações entre especialistas de diferentes áreas mais fácil, além de também descomplicar a realização de cursos e o aperfeiçoamento profissional.

Wearables

Chamamos de wearables os smartwatches, smartbands, roupas e óculos inteligentes e todos os dispositivos “vestíveis”, que são capazes de fazer o monitoramento da saúde de uma pessoa remotamente. Eles são capazes de coletar, armazenar e processar dados de quem está vestindo. Esses dados poderão ser usados para analisar a saúde da pessoa.

Além disso, essa tecnologia faz com que os próprios pacientes tenham em mãos os dados sobre sua saúde, trazendo mais consciência sobre seu corpo.

Inteligência artificial na saúde

A Inteligência Artificial é a ciência que tenta criar dispositivos que se assemelham à capacidade humana de raciocinar e tomar decisões. A IA tem a capacidade de solucionar problemas, tanto os mais simples, quanto os mais complicados, de forma eficaz, como, por exemplo, empresas que podem substituir a mão de obra humana por sistemas que executam a mesma função.

Na saúde, a Inteligência Artificial apresenta o potencial de, num futuro próximo, diminuir custos operacionais e aumentar a qualidade dos atendimentos médicos. Isso porque seu poder de raciocínio será capaz de entender o cenário e prever as demandas de acordo com a atividade realizada, como, por exemplo, detectar uma futura incidência do Alzheimer em um paciente anos antes de a doença aparecer.

Robótica

A robótica é outra tecnologia aplicada na saúde. Ela atua, majoritariamente, na área cirúrgica, com “robôs médicos” capazes de realizar cirurgias menos invasivas. Porém, não é apenas em cirurgia que a robótica é aplicada.

Existe também a telerobótica, que é uma prática da telemedicina em que os robôs são acionados à distância, e também o uso da robótica em análise de dados, para trazer mais inteligência à área de saúde por meio do agrupamento e da classificação dos dados, fazendo com que as decisões sejam tomadas de maneira mais assertiva.

Mapeamento genético

O mapeamento genético tem como função analisar o genoma humano como um todo. Ele não foca apenas em um gene, mas em visualizar o quadro geral de forma a detectar, por meio de uma variedade de testes, possíveis doenças e condições genéticas que o paciente pode vir a apresentar ao longo da vida, oferecendo a possibilidade de buscar tratamentos precoces ou um acompanhamento mais próximo para que o problema seja detectado antes de avançar.

Principais tendências do uso da tecnologia na saúde

tecnologia na saude principais tendencias
Principais tendências do uso da tecnologia na saúde.

Nos últimos anos, a área da saúde vem focando cada vez mais na experiência do paciente. Por isso, os profissionais vêm usando a tecnologia como aliada para tornar o atendimento mais ágil e eficiente, o que acaba por ser positivo também para a organização.

Veja abaixo quais são as principais tendências do uso da tecnologia na saúde.

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é considerado uma das ferramentas mais inovadoras da área da saúde, revolucionando a maneira de guardar e acessar informações e histórico médico de pacientes.

Os softwares modernos permitem que sejam arquivadas as anotações médicas, junto aos exames e imagens, de maneira segura em um só local. Também chamado de PEP, essa ferramenta digital veio substituir, com muito mais eficiência, o prontuário de papel.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) ampara legalmente essa nova tecnologia, que comporta uma infinidade de informações sobre a saúde dos pacientes, fazendo com que os profissionais tenham acesso mais fácil ao histórico médico do indivíduo em questão, independente de onde estejam.

Outro ponto positivo do prontuário eletrônico é a integração de informações com outras organizações de saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem seu próprio modelo de PEP, o PEC, um software médico gratuito que pode ser acessado pelo sistema e-SUS, que fornece atenção básica à saúde.

Bulário online

Bulário online nada mais é que a bula dos remédios disponibilizada em versão eletrônica. Nesse documento estão as informações importantes sobre os medicamentos, como dosagem/posologia, contra indicações, efeitos colaterais, precauções, formas de armazenamento, dentre outras.

A possibilidade de consultar a bula dos fármacos em qualquer lugar é mais uma facilidade obtida por meio da tecnologia. Não é mais necessário carregar a bula de papel dentro da bolsa, qualquer dúvida, basta digitar o nome da medicação em um mecanismo de busca para encontrar tudo o que precisa saber sobre ela.

Segurança de dados na saúde

A segurança de dados está ligada às medidas de proteção à privacidade digital e assegura que haja acesso não permitido a computadores, bancos de dados ou sites.

Em outras palavras, a segurança de dados serve para proteger os dados pessoais e sensíveis de acessos sem autorização ou a vazamentos acidentais ou ilícitos.

A segurança de dados deve respeitar as normas presentes da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, e seus pilares são confidencialidade, autenticidade e integridade, conformidade, disponibilidade e irretratabilidade.

Big data e análise de dados na saúde

A análise de dados na saúde é um processo essencial para as tomadas de decisão dentro das organizações da área, facilitando que se tome medidas de maneira assertiva e com menos riscos.

Para que essa análise ocorra de forma eficiente, é preciso contar com um sistema de gestão capaz de gerar, tratar e enviar esses dados em relatórios detalhados e fáceis de entender.

Dessa maneira, a análise de dados ajuda a rotina dos profissionais de saúde oferecendo informações importantes sobre o estado e o histórico de saúde do paciente, além de ajudar a tornar a gestão mais assertiva, facilitando o desenvolvimento da clínica ou hospital e reduzindo custos.

Existem desvantagens da aplicação da tecnologia na saúde?

tecnologia na saude desvantagens
Existem desvantagens da aplicação da tecnologia na saúde?

Como tudo na vida, existem desvantagens na aplicação da tecnologia na saúde, principalmente se ela não for feita de forma pensada ou com o mínimo de mesura. Abaixo, explicamos melhor alguns dos pontos contrários.

  • Investimento

Obviamente esse é um entrave para a modernização e avanço da tecnologia na saúde. Afinal, muitos dos equipamentos, sistemas e funcionalidades de ponta estão com preços elevados, exigindo um investimento pensado para não comprometer o caixa da clínica ou consultório.

  • Treinamento e mudança na rotina

Nessa mesma toada, será preciso um investimento contínuo no aprimoramento dos profissionais envolvidos no processo, o que demanda tempo e dinheiro. Além disso, há uma mudança de rotina desses profissionais, o que pode dificultar o processo em um primeiro momento.

Como as fake news e a infodemia podem jogar contra o avanço da tecnologia na saúde?

Antes de começar, precisamos esclarecer um conceito: de acordo com a OMS, é chamada infodemia o excesso de informação e esforços para minar respostas relativas à saúde pública. Esse excesso de informação, quando se junta a notícias falsas, as chamadas fake news, tem um potencial de influenciar pessoas e catalisar movimentos online baseado em informações inverídicas.

Quando se trata de saúde, esse bombardeio com informações falsas pode ser ainda mais perigoso. Como exemplo, podemos citar a disseminação de fake news contra a vacina contra a Covid, que foi potencializada por líderes importantes e fez com que grande parte da população desconfiasse e rejeitasse a imunização.

Assim como o chamado “tratamento precoce” para a doença, que nunca teve respaldo das autoridades da saúde, mas foi tido como real por pessoas que confiam em quem estava espalhando a notícia, chegando a prejudicar a saúde de quem se automedicou.

Por isso, é importante combater essa prática cada dia mais, como um caso de saúde pública. Afinal, quaisquer tratamentos para doenças devem ser pautados em estudos e pesquisas científicas e na recomendação de profissionais, e não em suposições sem fundamento.

Outras questões relevantes sobre a tecnologia na saúde

tecnologia na saude questoes relevantes
Outras questões relevantes sobre a tecnologia na saúde.

Confira abaixo algumas questões pertinentes relacionadas à tecnologia na saúde que podem lhe dar maior dimensão do panorama que cerca o tema.

O que é a chamada medicina do futuro?

A medicina do futuro é a tecnologia da informação em saúde em seu pleno exercício, no qual computadores e redes serão utilizados para gerenciar, armazenar e até mesmo oferecer serviços médicos de forma presencial ou remota.

Ou seja, é a evolução do conhecimento médico acompanhado ao desenvolvimento de tecnologias que permitam o aprimoramento do exercício da profissão, buscando sempre o diagnóstico e ações cada vez mais precisas.

O que é uma empresa health tech?

As health techs são startups que investem em soluções para o setor de saúde em todas as cadeias que o envolvem.

Ao atrelar tecnologia avançada aos serviços e produtos, essas empresas trazem desenvolvimento contínuo ao setor e promovem maior assertividade no mercado médico, principalmente pelas inovações contínuas que permeiam esse meio.

O que é a Saúde 4.0?

A ideia de saúde 4.0 surge da integração da tecnologia com a medicina. Para além dos termos acima descritos, este conceito tem maior relação ao uso de softwares de gestão, cloud computer, mecanismos automatizados, internet das coisas, entre outros mecanismos que envolvem os aparatos contemporâneos.

Ou seja, tudo que está relacionado à quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, como vem sendo chamado, passa a permear esse conceito.

Mais precisamente no mercado da medicina, Saúde 4.0 traz a revolução do mercado através da computação em nuvem e internet das coisas (IOT) nos dispositivos médicos, smartphones e outros dispositivos usados para diagnósticos e tratamento de pacientes.

O que é a Saúde Digital?

A saúde digital, também conhecida como eSaúde ou eHealth, é um conceito que trata do uso e da evolução tecnológica voltados para o bem-estar e cuidados das pessoas.

Assim, trata de recursos tecnológicos inovadores que possibilitem desde uma gestão mais eficiente até diagnósticos médicos com maior aprimoramento.

Como a nanotecnologia é usada na medicina?

tecnologia na saude nanotecnologia
Tecnologia na saúde.

A nanotecnologia é uma área do conhecimento que busca manipular alguma matéria por meio de nanorobôs. Com esses microprocessadores, será possível combater vírus ou mesmo avançar em diagnósticos.

Ou seja, essa área busca o bem-estar humano com diagnósticos minuciosos e, também, mais rápidos. Com ela, também é possível o desenvolvimento de determinados materiais para o nosso sistema biológico.

Como o metaverso irá revolucionar a saúde?

O metaverso é um espaço “além do espaço que habitamos”, ou seja uma experiência expandida em ambientes digitais.

Abaixo, listamos algumas das mudanças que, com certeza, você terá no seu cotidiano através do Metaverso:

  • Cirurgias – Algumas cirurgias já são realizadas por meio de realidade virtual. A tendência é que essa experiência seja ampliada;
  • Consultas – O metaverso promete dar um salto ainda maior do que a experiência que temos com a telemedicina, permitindo o contato à distância de uma forma mais humanizada;
  • Acesso à saúde – Se temos mais canais e abrangência, o acesso à saúde será ampliado e mais democrático, além do aumento de informações sobre cada paciente, permitindo mais incisão no diagnóstico.

Conheça a Sinaxys e encontre profissionais qualificados para a sua organização de saúde

Se você é gestor e pretende contratar médicos para seu quadro de funcionários sem complicação e com a ajuda da tecnologia, conheça a Sinaxys!

Nossa plataforma conta com mais de oito mil profissionais qualificados, dentre médicos, dentistas e enfermeiros, em seis estados do sul e sudeste do Brasil, em busca de boas oportunidades no mercado.

Por aqui, o processo de recrutamento é simples, rápido e com baixo custo, reunindo expertise e tecnologia numa mistura perfeita.

Quer saber mais? Acesse nosso site, faça seu cadastro e descubra como é fácil recrutar com a Sinaxys!

Conclusão

tecnologia na saude estudos
Tecnologia na saúde.

Como vimos ao longo do texto, atualmente, a tecnologia está presente e infiltrada cada vez mais no dia a dia das organizações de saúde. Seja com softwares que ajudam na rotina dos profissionais, com gadgets modernos, na segurança de dados ou, até mesmo, com robôs capazes de realizar cirurgias.

O fato é que é cada dia mais difícil imaginar nossa vida sem essas inovações que tornam o atendimento médico mais eficiente, sendo uma grandes aliadas na vida tanto de profissionais, quanto de pacientes.

A tecnologia pode ser sua aliada até mesmo no momento de recrutar profissionais para a sua organização. Com a Sinaxys, esse processo funciona com mais agilidade e menos burocracia, tornando até mesmo este momento complexo, mais moderno e ligado nas novas tendências.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.