Paciente chegou estressado? Veja o que fazer para rever a situação

Paciente estressado
Compartilhe:

Sobre o que estamos falando:

  • Lidar com pacientes estressados não é tarefa fácil, principalmente ao final de um plantão cansativo. Apostar no bom humor, na empatia e se colocar à disposição podem ajudar no atendimento. Porém, estabeleça seus limites;
  • Pacientes estressados sempre farão parte da sua rotina. No entanto, quando essa situação é rotineira devido aos problemas do local que você trabalha, é hora de buscar outra oportunidade;  
  • Encontre a vaga ideal na Sinaxys: clique aqui para baixar o App e conferir as nossas vagas disponíveis! 

Já aconteceu de você ir trabalhar e, ao chegar no local, se deparar com reclamações e pacientes estressados? Ou então, após uma jornada cansativa, no seu último atendimento, ser destratado pelo doente?

Em situações como essas, a motivação vai embora e, o cansaço, só aumenta. Por vezes, você pode até se questionar se escolheu a profissão certa. 

Sim, não é fácil lidar com isso, porém, é possível tornar o atendimento mais leve e até mesmo reverter um paciente um estressado. Quer saber como? Continue lendo este conteúdo!

Separamos os seguintes tópicos:

  • Por que o paciente pode ficar estressado?
  • O que fazer quanto o paciente está estressado?
  • E se nada disso resolver?
  • Cansou e não se sente realizado? Procure outra oportunidade profissional!

Por que o paciente pode ficar estressado?

Demora ou má qualidade no atendimento, sala de espera cheia, barulhenta e até mesmo a própria enfermidade: são muitos os motivos que levam um paciente a ficar estressado. Infelizmente, ele pode acabar descontando a sua insatisfação nos médicos e enfermeiros, ou seja, nas pessoas que estão ali para ajudá-lo. 

Acontece que, mesmo que o seu local de trabalho seja mais tranquilo, ofereça boas condições físicas e um excelente atendimento, ainda assim, o paciente pode não ser tão cordial com você. 

O melhor caminho para lidar com situações como é se preparando e desenvolvendo o seu próprio “roteiro” de como proceder. No próximo tópico, confira o que fazer quando atender pacientes estressados.

E, se nenhuma dessas dicas resolver, ao final do conteúdo separamos algumas orientações para você seguir. 

Paciente estressado

O que fazer quanto o paciente está estressado?

Mantenha calma e tente entender o está acontecendo

Por mais estressante que seja a situação, respire fundo, mantenha a calma e tente entender o que está acontecendo e por que o paciente está se comportando daquela maneira. Evite demonstrar impaciência ou irritação. 

Se o paciente ficou estressado por conta do atendimento recebido ou pela demora, converse com o gestor da clínica, principalmente se essas situações se tornarem rotineiras. 

Afinal, oferecer uma boa experiência é essencial para que os pacientes falem bem do estabelecimento e retornem à clínica ou ao hospital. 

Ouça o paciente

Ouça o paciente sem pressa e sem interrompê-lo. Deixe ele falar à vontade e demonstre que você está não só ouvindo, mas entendendo a situação. 

Caso contrário, ele pode ficar mais chateado ainda e se sentir ignorado. 

Coloque-se à disposição para ajudá-lo

Depois de entender a situação e ouvir o paciente, coloque-se à disposição para ajudá-lo. Pergunte o que ele precisa e, caso o motivo do estresse tenha sido com outro colaborador da clínica, informe que levará à situação aos setores responsáveis. 

Aposte no bom humor 

Nada melhor do que o bom humor para acalmar uma situação tensa, concorda?

Nem sempre é fácil manter um sorriso em uma situação estressante ou diante de tanto cansaço. Porém, acredite: esse ato simples pode fazer total diferença e acalmar o paciente!

Paciente estressado

Demonstre confiança ao paciente

Por já estar estressado, é comum que o paciente questione sobre tudo e até mesmo recuse tomar as medicações ou fazer os exames. Para evitar que isso aconteça, transmita confiança, explicando tudo sobre os procedimentos e a importância de cada um deles. 

Não esqueça de olhar nos olhos do paciente e confirmar se ele realmente entendeu tudo que foi dito.

Dê atenção ao acompanhante

O acompanhante pode tanto ajudar a acalmar os ânimos como também estar estressado igual ao paciente. No último caso, o seu trabalho será acalmar não apenas uma, mas duas pessoas.

Assim como fez com paciente, repita o mesmo comportamento com acompanhante: deixe-o livre para falar, demonstre atenção e também explique todos os procedimentos que serão necessários. 

Trabalhe a empatia

Coloque-se no lugar do paciente e tente olhar a situação pela perspectiva dele. 

Pergunte-se: como eu me comportaria se tivesse passado longas esperando atendimento e ainda doente? Ou então, se tivesse sido destratado por algum funcionário da clínica?

No início, pode parecer difícil pensar dessa forma. Afinal, você pode estar cansado, chegando ao final do plantão e ainda fazendo o seu trabalho. Mas, com o passar o tempo, será mais simples exercitar a empatia. 

Confira: Segurança do paciente: saiba conceitos básicos e os protocolos da OMS

E se nada disso resolver?

Infelizmente, nada disso pode resolver. No entanto, você também não merece ser destratado durante o exercício da sua profissão. 

Caso o paciente e/ou acompanhante não mantenham a calma, imponha os seus limites com firmeza e educação. Explique que você está realizando o seu trabalho e que precisa da colaboração de quem está do outro lado. 

Paciente estressado

Cansou e não se sente realizado? Procure outra oportunidade profissional!

Lidar com pacientes estressados se tornou algo rotineiro? Todos os dias, você enfrenta esses mesmos desafios? Os gestores da clínica ou hospital não buscam nenhuma ação efetiva de mudança? Se sim, então chegou a hora de buscar outra oportunidade profissional. 

Para isso, você pode contar com a Sinaxys, plataforma que conecta profissionais como você, que estão à procura de vagas no mercado da saúde, com gestores e recrutadores de clínicas e hospitais!

Baixando o App da Sinaxys, você pode encontrar várias oportunidades, com descrição de carga horária, valores pagos e até fotos do local. Também é possível editar o seu perfil, deixando de fácil acesso informações importantes sobre o seu currículo.

Tudo isso sem pagar nada: o App da Sinaxys é 100% gratuito para os profissionais da área da saúde!

Não perca tempo e se cadastre agora no App da Sinaxys e confira as vagas interessantes que estão disponíveis para você! 

Confira algumas oportunidades disponíveis no App da Sinaxys!

 

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.