Dia do Médico: qual a data em que se celebra no Brasil e sua origem

dia do medico doutor sorrindo
Compartilhe:

A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Não é à toa que comemora-se o Dia do Médico todos os anos.

De forma geral, ela lida com a prevenção e cura das doenças, investigando a natureza e as causas delas, para posteriormente combatê-las, seja indicando tratamentos a base de remédios, procedimentos cirúrgicos ou mudança de hábitos.

Sem dúvida essa é uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional, pois trata-se da vida dos seus pacientes.

Desta feita, vemos a importância do médico na sociedade, principalmente, neste tempo de pandemia causado pelo Coronavírus que os mesmos foram linha de frente no cuidado aos contaminados.

Por este e outros motivos, o dia do médico é uma conquista mais que merecida, tendo o objetivo de enaltecer e agradecer pela atuação desses profissionais durante longos anos.

Sendo assim, esse artigo tratará sobre a importância dessa data, sua origem e te ensinará a como homenagear os médicos.

O que é o Dia do Médico?

dia do medico paciente mao dada
Dia do Médico: consulta.

É sabido que um bom médico deve estar constantemente se aperfeiçoando, mantendo-se informado e atualizado a respeito das novas descobertas científicas. Objetivando conhecer tipos de exames, medicamentos, tratamentos, além de estar atento às novas doenças.

Assim como, manter uma boa relação com seus pacientes, ganhando confiança, deixando-o à vontade para dizer o que lhe aflige, para que por fim explique de maneira atenciosa e cuidadosa o que acomete cada pessoa.

O dia do médico é justamente a forma de celebrar a importância desse profissional, de valorizar cada sacrifício e esforço.

E tal homenagem não escolhe uma área específica, podendo ser desde aqueles que atuam na Clínica Geral e Saúde da Família aos especialistas, sendo eles: endocrinologista, cardiologista, otorrinolaringologista, ginecologista, obstetra, pediatra e etc.

Pois todos eles se dedicam a cuidar da vida de outras pessoas, uma profissão que não reconhece a hora do relógio e que não teme nada quando o tema é a vida de alguém que precisa.

Em guerras, conflitos, crises humanitárias, pandemias, momentos de dor, de sofrimento do corpo, até no ato do nascimento de uma nova vida eles estão lá pronto a servir.

Como na pandemia já citada, em que os médicos mobilizaram esforços, afastaram-se de seus entes queridos por uma única razão: protegerem as pessoas.

Aproveite também para, ao final do texto, conferir o seguinte artigo: CRM médico: para que serve, como obter e como fazer a sua consulta.

Qual a data em que se celebra o Dia do Médico no Brasil

dia do medico medicos conversando
Dia do Médico: rotina de consultório.

Como já mencionado no tópico anterior, os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas e nada mais justo do que dedicarmos um dia em sua homenagem.

No Brasil essa comemoração ocorre em 18 de outubro, data em que também é celebrado o Dia de São Lucas, o santo protetor dos médicos e assunto que trataremos mais à frente.

É importante que possamos lembrar desse dia com carinho, parabenizando nossos médicos, expressando nossa gratidão, nosso afeto e, principalmente, nosso reconhecimento pelo trabalho que eles desempenham.

Vale sempre lembrar que por trás de cada médico, jaleco e máscara existe um ser humano igualzinho a nós e que mesmo em meio a momentos de dor, não escapa em prestar socorro e auxílio a todos que dele precisam.

Por isso, em todo dia do médico é importante lembrar desses profissionais tão estimados, tão importantes e tão essenciais para a vida humana ser plena em saúde, em bem-estar e, mais do que isso tudo, em felicidade e harmonia.

Quando cairá o Dia do Médico em 2022?

Se você deseja saber quando cairá o Dia do Médico neste ano para marcar no seu calendário quando homenagear aquele profissional a quem se sente particularmente agradecido, este é o tópico certo!

O dia 18 de outubro, celebrado anualmente, cairá na terceira terça-feira do mês, de acordo com o calendário atualizado de 2022.

Deseja saber mais sobre o Dia do Médico e sua origem? Então continue conosco!

Origem do Dia do Médico no Brasil e razão da data escolhida

dia do medico medica medicos conversando
Dia do Médico: equipe médica.

O dia do médico no Brasil é comemorado em 18 de outubro e não é à toa. Pois como já mencionado nessa mesma data é celebrado o dia de São Lucas, santo da igreja Católica, que estudou medicina.

Embora existam pouquíssimos registros sobre sua vida, alguns revelam que o seu nascimento aconteceu no dia 18 de outubro e, por este motivo, foi eleito Padroeiro dos médicos pela profissão que exercia

O idealizador desta data no Brasil é Eurico Branco Ribeiro, um conhecido médico paranaense, nascido em Guarapuava no ano de 1902, se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas.

Eurico além de médico, foi escritor, filantropo e um cristão devotado. Ele tinha muito interesse pela vida de São Lucas, tanto que escreveu alguns livros a respeito do santo.

O primeiro foi lançado em 1969 cujo nome é “Médico, Pintor e Santo”, o segundo foi publicado em 1969 nomeado de “O Livro que Lucas não Escreveu” e o terceiro chamava-se “Lucas, o Médico Escravo” divulgado em 1974.

Toda essa dedicação nas pesquisas e estudos lhe renderam o título de um dos maiores entendedores de São Lucas em todo o mundo.

São Lucas, o padroeiro dos médicos na religião católica

Como já falado no tópico anterior, São Lucas é um dos santos da Igreja Católica, que viveu no primeiro século da era cristã e é um dos quatro evangelistas que se dedicaram a falar da vida de Jesus Cristo.

São Lucas não era um dos apóstolos de Cristo, mas um documentarista de toda sua trajetória, desde sua vida até sua morte, registrando todos os passos dele, informação obtida por meio de manuscritos elaborados por homens que conviveram com ele.

Após se converter ao cristianismo, o mesmo percorreu os caminhos de Cristo com retidão e solidariedade a todos aqueles que precisavam, restaurando a saúde do corpo, curando e fazendo milagres.

Estudou Medicina em Antioquia, na Turquia. Foi chamado por Paulo em uma carta escrita aos Colossenses de amado médico (Cl 4:14) e no século XV tornou-se padroeiro dos médicos.

De acordo com alguns manuscritos, Lucas morreu com 84 anos de idade em Tebas, capital da Beócia, solteiro e sem filhos. Porém, não se sabe com clareza se a data 18 de outubro se refere ao seu nascimento ou à sua morte.

Agora que você já sabe sobre a origem do Dia do Médico, é importante informar que o significado dessa comemoração acaba variando entre os países, mudando até mesmo a sua data a depender de seus costumes e marcos históricos.

Se quiser saber mais sobre medicina, principalmente sobre o fim da graduação no curso, veja: Formatura de medicina: saiba tudo sobre seu planejamento e organização.

18 de Outubro, Dia de São Lucas

De forma bem simples, São Lucas é um importante representante tanto do dia do médico como da religião católica. Por sua vez, ele reúne em si mesmo as características de padroeiro dos médicos e de evangelista, conforme o catolicismo.

Seguiu fielmente os ensinamentos de Cristo com retidão até o dia de sua morte, curou e salvou vidas por onde passou.

Foi a partir dessas ações que, então, Lucas passou a ser reconhecido pelo catolicismo como o padroeiro dos médicos. Dessa forma, no dia 18 de outubro se comemora o dia do médico e o dia de São Lucas.

Celebração do Dia do Médico em outros países do mundo

dia do medico medica
Dia do Médico: médica em seu consultório.

Já sabe quando é o dia do médico? Então continue lendo para descobrir quais países adotam a mesma data e quais celebram em datas diferentes.

Países que também adotam o 18 de outubro como Dia do Médico

O Brasil não é o único país a escolher o dia 18 de outubro como Dia do Médico e de São Lucas como patrono desses profissionais, é comum em vários países de base cristã, tais como:  a Espanha, Portugal, França, Bélgica, Polônia e Itália.

No caso da Inglaterra, embora alguns artigos o indiquem na comemoração do dia 18 de outubro, ela ainda não foi reconhecida oficialmente no Reino Unido.

Isto ocorre pois ainda existe uma petição no site do parlamento britânico pedindo a instituição de uma data para celebrar esses profissionais.

Outras datas de comemoração pelo Dia do Médico mundo afora

Nem todos os países comemoram o Dia do Médico com base na origem cristã, os motivos que levam cada país a definir um dia para ressaltar a importância dos médicos são variados, no entanto, o objetivo é sempre o mesmo: agradecer o empenho desses profissionais e reconhecer o papel que eles desempenham para a população.

Como os Estados Unidos, em que o Dia do Médico é celebrado em 30 de março, aniversário da primeira vez que a anestesia foi administrada em um paciente, em 1842 e feita pelo Dr. Crawford W. Long, no Estado da Geórgia.

Na índia, essa data é comemorada no dia 1 de julho, em homenagem ao médico Bidhan Chandra Roy, um dos maiores nomes da Medicina oriental.

Bidhan se tornou famoso no mundo pela luta que travou em prol da liberdade e foi homenageado pelos seus feitos com o Bharat Ratna, antes de sua morte em 1962.

Para fins de conhecimento, Bharat Ratna significa jóia da Índia, é a mais alta condecoração, sendo concedida apenas para os graus mais altos de serviço nacional.

Continuando com o assunto, no Canadá o Dia do Médico é festejado em 1 de maio, homenageando a primeira médica mulher no país, Emily Stowe.

No Irã, o aniversário de Avicena é comemorado como o dia do médico nacional, no dia 23 de agosto.

Na América Latina este dia é celebrado no dia 3 de dezembro, em comemoração ao Dr. Carlos Finlay que confirmou a teoria da propagação da febre amarela pelo Aedes aegypti, salvando milhares de vidas no continente e impulsionando as pesquisas médicas na América tropical.

Na Venezuela, a homenagem ocorre no dia 10 de março, data de nascimento de José María Vargas, um famoso médico inovando a medicina no país, presidente da República e o primeiro reitor da Universidade Central da Venezuela.

No México esse evento acontece anualmente em 23 de outubro, data escolhida como forma de celebrar a inauguração do “Estabelecimento de Ciências Médicas”, em 1833.

Por fim, é perceptível que não importa a data, todos os países reconhecem e celebram seus médicos. Afinal, eles são os profissionais responsáveis pela saúde de cada cidadão.

Por que é importante existir uma data de comemoração para a classe médica?

dia do medico doutor olhando
Dia do Médico.

Os médicos dedicam suas vidas ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas, no entanto, eles enfrentam muitas dificuldades todos os dias como a falta de estrutura nos hospitais e a desvalorização de seu trabalho no Brasil.

Desta feita, a comemoração do dia do médico é uma forma da sociedade de reconhecer e homenagear o trabalho desse profissional, que dedica a sua vida a salvar outras pessoas.

Além disso, essa data também é uma forma indireta de celebrar a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar.

É também um ótimo momento para reivindicar melhores condições de trabalho e pedir mais investimentos na área da saúde.

Por fim, saiba logo abaixo como parabenizar seus médicos favoritos de uma forma gentil, respeitosa, educada e cheia de vida. Eles certamente vão adorar o seu carinho e o fato de ter se lembrado deles!

Uma vez entendido a importância da comemoração deste dia, confira como fazer um currículo médico e como funciona a especialização médica no Brasil.

Como desejar Feliz Dia do Médico?

dia do medico conversando
Dia do Médico: reunião entre médicos.

Se você tem um médico a quem se sente particularmente grato e gostaria de homenagear, faça uso de palavras sinceras de agradecimento, faça-o perceber o importante papel que teve em sua vida e certamente será muito emocionante.

Se esse médico for um amigo próximo ou alguém da sua família, lembre-o sobre sua trajetória, os grandes acontecimentos que o levaram até ali e agradeça pela oportunidade de ser parte disso. Com certeza, será um momento que ele guardará na memória para sempre.

Mas, se você sente que só isso não é suficiente ou não se acha muito bom com as palavras, trouxemos uma ajudinha, exemplos de mensagens de congratulações pelo dia do médico.

Basta copiar aqui e colar em sua rede social (Whatsapp, Instagram, Facebook, etc.) para mandar para seu médico ou para aqueles amigos e familiares que também dedicaram a vida aos cuidados com a vida, a saúde e o bem-estar de outras pessoas.

Exemplos de mensagens de congratulações pelo Dia do Médico

Confira 5 das melhores mensagens para parabenizar um médico em seu dia comemorativo.

  1. “Aqueles que se dedicam ao outro, curam e salvam vidas, merecem todas as homenagens do mundo. Feliz Dia do Médico!”
  1. “A você, médico querido, que tem na mente a sabedoria e no coração o altruísmo para ajudar seus pacientes, parabéns pelo seu dia.”
  1. “Parabéns a todos os médicos que aceitaram o desafio de terem em suas mãos: nossa doença, saúde, medos, esperanças e tudo aquilo que faz parte do que chamamos de vida.”
  1. “Nos momentos mais difíceis eles demonstram coragem e amor ao próximo. Feliz Dia do Médico e um sincero obrigado!”
  1. “Eles são nossa linha de frente em tempos difíceis e estão sempre lá se dedicando e se esforçando para salvar vidas. Médicos e médicas, recebam toda a nossa gratidão, pois sem vocês o mundo seria um lugar muito mais sombrio.”

Conheça a Sinaxys

dia do medico consulta
Dia do Médico: consulta médica.

A Sinaxys é uma rede de network profissional que facilita a busca por vagas de emprego na área da saúde, tudo isso com apenas um clique.

Esse aplicativo reúne todas as ferramentas para você ingressar no mercado, escolhendo as oportunidades que mais combinam com o seu perfil e pode ser facilmente baixado na Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) do seu celular.

Com esta plataforma você encontrará diversos métodos para dinamizar a sua carreira e torna-se referência no mercado, tais como:

  • Filtrar e comparar as vagas de emprego disponíveis;
  • Encontrar com outros profissionais;
  • Fazer parcerias;
  • Desenvolver o seu network;
  • Receber e encaminhar pacientes entre os profissionais que fazem parte da sua rede de parceiros.

Conclusão

O Dia do Médico é uma data a ser celebrada por todos aqueles que em algum momento da sua vida contaram com a ajuda de um médico para ter de volta a sua saúde.

Lembrar dessa data é um sinal de carinho com quem cuida da gente, por isso não deixe de enviar uma mensagem ou fazer um telefonema, pois isso vai fazer o dia do seu médico mais feliz.

Neste artigo você acabou de conferir desde o que significa o dia do médico, a importância de comemorar esta data e até como felicitar alguém que atua na profissão.

Por fim, se você quiser ficar sempre por dentro das novidades do mundo médico, da área de saúde em geral, acesse o nosso blog. Fazendo isso, você ficará sempre atualizado com o que há de mais novo no ramo médico.

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.