Lista de equipamentos odontológicos com 12 itens essenciais

equipamentos odontologicos clinica
Compartilhe:

Se você está em processo de formação, ou se já se formou e agora só falta dar o último passo para atender seus pacientes, que é ter o seu consultório próprio com equipamentos odontológicos, com certeza você está se fazendo ou já se fez as seguintes perguntas:

  • Quais equipamentos odontológicos são necessários para ter um bom consultório?
  • Onde comprar os equipamentos odontológicos com segurança, qualidade e um bom valor?
  • Quanto custa para montar um consultório odontológico completo?

Por isso, preparamos este artigo para lhe ajudar, com uma lista de 12 itens essenciais para o seu consultório odontológico, onde encontrar os melhores equipamentos e qual o valor médio para montar um consultório que vai estar preparado para atender os seus pacientes da melhor forma possível.

Então já pega papel e caneta e anota tudo para ter a sua lista em mãos e não errar na hora de ir às compras. Isso vai fazer com que você saiba exatamente o que fazer em relação aos equipamentos odontológicos necessários para o seu consultório bombar.

Lista de equipamentos odontológicos essenciais para todo consultório

equipamentos odontologicos consultorio

Vamos agora listar os 12 itens essenciais e explicar cada um deles para que você compreenda melhor as suas funções e importância.

Ao final da lista você encontrará as sugestões de onde comprar os seus equipamentos novos ou usados e, ainda, lhe diremos quanto você irá precisar de capital, em média, para montar o seu consultório odontológico.

Cadeira odontológica

As cadeiras odontológicas são o destaque de um consultório ou clínica e este é o primeiro e mais importante item da nossa lista.

Com este equipamento odontológico você já tem um consultório se formando e um local apropriado para os seus clientes se sentirem satisfeitos, principalmente se a sua cadeira for confortável.

A cadeira é o “carro chefe” do consultório, uma vez que, somente com ela já é possível identificar que se trata de um consultório odontológico.

Dica no momento da escolha: uma cadeira odontológica deve ser funcional e confiável, pois irá servir como base para que os processos possam ser realizados da maneira mais rápida e precisa, sem que isso interfira na segurança do paciente e na sua também.

É importante que a sua cadeira conte com um design ergonômico, que seja ajustável para diferentes biotipos de pessoas e diferentes tipos de trabalhos a serem realizados.

Escolha uma cadeira da cor que combine com seu consultório, pois isso também será um grande ponto quando seus pacientes começarem a chegar.

Pedal de comando

O pedal de comando é um aparelho complementar a cadeira odontológica. Ele aciona funções na cadeira como altura e inclinação e controla a rotação dos instrumentos, fazendo com que o dentista tenha um melhor controle da operação e com isso torne os procedimentos ainda mais rápidos, eficazes e confortáveis.

Existem duas opções de pedal: a multifuncional e a multifuncional joystick.

Mesa do equipo

A mesa do equipo é também um equipamento odontológico complementar à cadeira odontológica. Basicamente, é um aparelho que serve como suporte de apoio para as seringas, mangueiras e a bandeja.

Este é um equipamento indispensável, pois ele auxilia o dentista na hora de deixar tudo por perto e fazer com que tudo esteja sempre disposto de forma organizada para os atendimentos.

Suctora

Esta parte do equipamento possui uma cuba acoplada e sugador. A função da suctora é sugar a saliva e detritos da boca do paciente para facilitar o procedimento, enquanto a cuspa serve para que o paciente cuspa qualquer líquido restante, como saliva, sangue e outros líquidos do próprio procedimento.

Este é um equipamento de suma importância, pois sem ele o processo pode se tornar um caos.

Ela também proporciona ao paciente um bom condicionamento abdominal, pois é um processo de “senta e recosta” para cuspir os líquidos restantes, repetido quantas vezes forem necessárias.

equipamentos odontologicos suctor

Refletor

O refletor odontológico é um equipamento de suma importância, uma vez que ele é responsável por proporcionar a iluminação adequada para que o profissional realize a análise e o tratamento de forma segura em seus pacientes.

Uma boa iluminação é indispensável e o refletor é o equipamento certo para isso. Se você não tiver uma boa iluminação, você pode cometer erros na hora de fazer procedimentos delicados e isso não é nada bom.

Tenha sempre em mente que, quanto mais “cirúrgico” for o seu trabalho, mais os clientes/pacientes irão confiar em você e indicar o seu trabalho. E para ajudar com isso, uma boa iluminação deve estar na sua lista de compras.

Compressor odontológico

O compressor odontológico proporciona ar comprimido ao jato de profilaxia, ao sugador (suctora) e ao micro motor.

Dicas importantes: o compressor precisa estar localizado em um local afastado ou protegido do ambiente clínico, pois isso ajudará a evitar possíveis contaminações. É extremamente necessário que o ar seja puro e seco.

Quando você comprar ou trocar o seu compressor odontológico, adquira-o sem óleo, pois a substância pode contaminar o ar comprimido e desgastar os aparelhos.

Fotopolimerizador

O Fotopolimerizador é um equipamento que transforma o líquido em massa. Ele é muito utilizado para fazer restaurações, colagem de brackets e alguns acessórios ortodônticos. Sem este equipamento, muitos dos seus procedimentos seriam inviabilizados.

Dica importante: é extremamente necessário ter a ponteira do seu fotopolimerizador sempre limpa para que você obtenha resultados mais eficientes em seus procedimentos odontológicos.

equipamentos odontologicos mesa

Autoclave odontológica

A autoclave é um material indispensável para qualquer consultório, pois ela é responsável pela esterilização. Em qualquer ramo da área da saúde, a esterilização é de extrema importância. Isso vale para a odontologia também.

Ter uma autoclave odontológica não é uma opção, mas sim um requisito indispensável. O processo com a autoclave é mais eficaz do que com estufas, porque ela trabalha com vapor sob pressão, o que possibilita mais agilidade também.

A Anvisa também não recomenda o uso de estufas, pois requerem um período mais longo de esterilização, o que pode comprometer a desinfecção dos materiais.

Aparelho de raios x

Este é um equipamento odontológico importante para que você possa realizar as radiografias de seus pacientes de forma prática e funcional, um exame de baixo custo que irá viabilizar diagnósticos bem mais precisos.

Dicas importantes: os equipamentos de Raios X mais recomendados têm o braço articulável, com movimentos delicados e de fácil posicionamento, e também possuem isolação de radiação para que os Raios X não afetem os profissionais.

Não esqueça de comprar junto com o equipamento de Raios X, a câmara escura, que é utilizada para revelar radiografias periapicais.

equipamentos odontologicos dentista paciente

Câmara escura

Este equipamento é uma câmara de revelação de uso profissional, para revelar radiografias periapicais, interproximais e oclusais para seu consultório odontológico e é indispensável para que você tenha ainda mais autonomia e processos mais completos e eficazes.

Dicas importantes para a sua câmara escura processar imagens radiográficas em alta qualidade:

  • Troca constante da água para lavar o filme, pois isso ajuda a evitar contaminação química;
  • Cuidado, não faça revelações manuais em “caixa vermelha”: os plásticos na cor vermelha das paredes dessas caixas não filtram de forma adequada a luz;
  • Iluminação adequada na câmara escura; a cor e a intensidade da lanterna de segurança (luz e filtro), devem ser adequadas ao tipo de filme manipulado, para evitar o aumento da densidade de base do filme;
  • Tampas flutuantes nas cubas de revelação reduzem a oxidação do contato com o ar.

Ultrassom e jato de bicarbonato

O jato de bicarbonato se trata de um aparelho que faz profilaxia, pois ele torna possível a remoção de placas bacterianas e manchas profundas dos dentes. Este é um equipamento indispensável, uma vez que ele tem uma das funções que é responsável por atrair uma grande parcela de pacientes.

A caneta de ultrassom é muito utilizada para remover tártaro supragengival, subgengival e região interdental; limpar o canal radicular; condensar guta-percha; abrir e alargar canais calcificados; remover pinos dos dentes e de instrumentos fraturados; limpar o canal e remover o tecido cariado na região interdental.

Dica importante: não fazer o procedimento em pessoas que fazem hemodiálise ou que tenham qualquer tipo de doença renal.

E esteja atento aos pacientes com problemas respiratórios, pois eles provavelmente irão se sentir mal com a inalação do bicarbonato de sódio.

Mocho odontológico

O mocho odontológico é um equipamento ergonômico que serve para que o profissional dentista possa trabalhar longas horas sem sentir dores e desconfortos, promovendo praticidade e conforto para o dia a dia do profissional.

Sem este equipamento, o profissional está sujeito a permanecer em posições desconfortáveis por um longo período e, com isso, sujeito a acabar se desgastando e se exaurindo rapidamente.

Além do mais, se tudo até agora foi pensado e planejado para proporcionar o melhor para os seus pacientes, nada mais justo do que também pensar no seu bem-estar na hora de ir às compras.

Onde comprar equipamentos odontológicos?

equipamentos odontologicos cadeira

Separamos para você algumas dicas de onde comprar os seus equipamentos odontológicos, sejam eles novos ou usados. Deixamos no final também uma média de quanto você irá precisar desembolsar para montar o seu consultório odontológico.

Se você dispõe de capital e isso não é um problema para você, recomendamos sempre que opte pela compra de equipamentos novos. Eles irão evitar possíveis “dores de cabeça” e você conta com mais opções quando pensa em equipamentos novos.

Caso você não tenha tantas condições, ou simplesmente não veja a necessidade de adquirir equipamentos novos, existem opções para você.

O importante é não deixar faltar nenhum item da nossa lista, pois isso, aliado a um bom trabalho feito por você, irá lhe garantir muito sucesso na sua carreira como dentista.

Novos

Para comprar os seus equipamentos odontologicos novos, encontramos um lugar onde você pode comprar todo o material que precisar para o seu consultório:

Odonto Equipamentos, com experiência de 15 anos, a Odonto Equipamentos é o resultado de um projeto onde sua principal missão é atender a toda e qualquer necessidade do profissional da área de saúde odontológica, médica, estética e veterinária, propondo sempre a melhor solução de custo-benefício para sua clínica/ consultório.

Hoje a Odonto Equipamentos é pioneira em vendas, possuindo em seu estoque mais de 500 itens a pronta entrega das mais conceituadas marcas do mercado brasileiro e mundial.

Os profissionais da Odonto Equipamentos são treinados e instruídos periodicamente a buscar novas tecnologias que venham a contribuir com o avanço da empresa e com o conforto do cliente, fazendo com que além de uma empresa de comércio, seja também uma empresa de consultoria.

Com isto, o cliente que procura a Odonto Equipamentos além de encontrar os melhores produtos do mercado encontra profissionais extremamente treinados a atender e propor a melhor solução para sua necessidade.

Usados

Se você está começando agora ou deseja fazer a troca dos seus equipamentos odontológicos e não dispõe de capital para comprar equipamentos novos, o melhor a se fazer é pesquisar por lugares confiáveis para comprar usados.

Uma boa opção, é entrar em grupos no Facebook sobre Odontologia, pois lá sempre rola alguma coisa ou outra que pode lhe ser útil, além é claro, de você encontrar pessoas com o mesmo propósito que você para fazer networking.

Os melhores lugares para pesquisar por equipamentos usados e até mesmo novos são o Mercado Livre e a OLX, pois lá sempre tem alguém vendendo o que você procura e quase sempre você irá encontrar algo bom perto de você.

Quanto custa o investimento em uma lista completa de equipamentos odontológicos?

equipamentos odontologicos aparelhos

Com este artigo você pôde ver quais são os equipamentos odontológicos indispensáveis para abrir o seu consultório odontológico, mas agora chegou a hora de saber quanto tudo isso custa.

Calculamos que, em média, para montar o seu consultório você precisará de uma quantia de R$ 40.000,00 a R$ 90.000,00 de investimento inicial (caso você opte por equipamentos odontológicos mais em conta).

Para a cadeira odontológica, existem opções que podem variar de R$ 4.000,00 até R$ 140.000,00. Como você possivelmente está começando, sugerimos que você inicie com uma mais barata e, caso verdadeiramente queira seguir com a profissão, invista em algo de melhor qualidade quando tiver condições.

Para a aquisição do pedal de comando, vale lembrar que algumas cadeiras já vêm completas, incluindo o pedal de comando no pacote, mas caso você prefira fazer a compra separadamente, eles podem variar de R$ 100,00 à R$ 500,00. O bom mesmo é que você compre tudo junto.

A mesa de equipo varia entre os preços de R$ 1.000,00 até R$ 4.000,00 mas recomendamos que você pesquise por um preço mais em conta, tendo em vista que este é um equipamento que não irá alterar muito na qualidade do seu serviço caso você opte por algo mais em conta.

O kit de sucção odontológico também é um investimento relativamente barato, que pode variar entre R$ 500,00 e R$1.500,00.

Quando pensar no refletor para o seu consultório, você pode ficar um pouco mais tranquilo, pois este é um equipamento que pode facilmente ser encontrado por até R$ 500,00.

Para a aquisição do compressor odontológico, o investimento varia entre R$ 1.000,00 a R$ 15.000,00, mas pode começar também com algo mais em conta, pois como a mesa do equipo, este é um equipamento que não altera a qualidade do seu serviço.

O fotopolimerizador pode ser encontrado por preços a partir de R$ 500,00 e que podem ir até R$ 6.000,00. Procure referências e encontre a melhor opção para o seu orçamento.

Quando for procurar a sua autoclave odontológica, tenha em mente valores entre R$ 2.000,00 e R$ 20.000,00.

O aparelho de raios x do seu consultório lhe custará uma média de R$ 2.500,00 a R$ 70.000,00.

Para comprar a sua câmara escura você precisará de valores que variam entre R$ 200,00 e R$ 1.000,00.

O ultrassom e jato de bicarbonato requerem investimentos de R$1.500,00 até R$6.000,00.

E por último, mas não menos importante, para o mocho odontológico você irá desembolsar uma média de R$ 300,00 a R$ 5.000,00.

Conclusão

equipamentos odontologicos agua ar

Neste artigo você recebeu uma lista de quais são os 12 equipamentos odontológicos indispensáveis para montar um consultório odontológico eficiente e que atenda às suas necessidades e a função de cada um deles.

Você também pode encontrar dicas sobre onde comprar os seus equipamentos odontológicos, sejam eles novos ou usados, e ainda teve uma ideia de quanto em média irá precisar de capital para o investimento inicial em seu consultório odontológico.

Esperamos que tenha gostado e que em breve possamos ver a sua história como dentista sendo contada pelos quatro cantos do mundo. Continue nos acompanhando!

Compartilhe:

Posts que você também pode gostar

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.