Odontologia Estética: Como é a Profissão, Carreira e Formação

odontologia estetica dentista paciente
Compartilhe:

A Odontologia tem atraído muitos estudantes. Isso porque esta área é considerada a segunda carreira mais rentável do Brasil, ficando atrás somente da Medicina. E não é para menos, visto que é uma carreira cheia de oportunidades devido ao seu amplo campo de atuação – que vive em constante evolução.

Uma das mais novas especializações desta área é a Odontologia Estética, que tem chamado atenção dos profissionais por unir cuidado bucal e beleza em uma única especialização.

Por sabermos que há muitas dúvidas acerca desta especialização, hoje trazemos as respostas para (quase) todas elas.

Afinal, o que um profissional de odontologia estética faz? Como funciona esta área? Quais procedimentos são os mais procurados? Como me especializar nesta área? Como está o mercado de trabalho e os salários? Entre outros pontos acerca desta profissão.

Boa leitura!

O que é a Odontologia Estética?

odontologia estetica paciente segurando espelho

Já até comentamos por aqui que durante o curso de Odontologia, o estudante não irá tratar só da saúde dos dentes, mas da boca e os ossos da face também. Visto que este profissional é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas diversos da saúde bucal.

E quando falamos em odontologia estética, a atuação se amplia ainda mais. Na realidade, o próprio nome já acusa: é o especialista em odontologia estética quem irá oferecer soluções dentárias aos pacientes que buscam corrigir, restaurar ou alterar a aparência dos dentes.

E mais do que a beleza dos dentes, esta área envolve ainda a melhora da saúde bucal por meio de reparações, como a reconstrução de dentes quebrados e a correção da mordida.

É fato que as novas tecnologias trouxeram um leque amplo de procedimentos, estes que por sua vez, se tornaram menos invasivos e com resultados mais naturais, elevando as expectativas dos clientes. (abaixo você confere mais sobre os procedimentos possíveis nesta área).

Como funciona a Odontologia Estética?

Atualmente, nós podemos dizer que um dentista faz muito mais do que simplesmente substituir e restaurar dentes danificados, com procedimentos estéticos inovadores – que vão além de um clareamento dental, passando por implantes dentários  e até a  harmonização do rosto.

Através de avaliações minuciosas, a odontologia estética funciona alinhando a aparência estética dos dentes com a melhora da saúde bucal, do sorriso e autoestima dos pacientes – pois estes passam a ter uma melhor qualidade de vida.

É uma área promissora e uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro. Considerando que, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o mercado da Odontologia Estética movimenta cerca de R$ 38 bilhões por ano.

– Quais os problemas o dentista esteticista trata?

Questões estéticas que podem sim prejudicar a saúde bucal do paciente. Um bom exemplo é o excesso de gengiva que pode causar acúmulo de alimentos nas raízes dos dentes, que sem a limpeza adequada, acaba fazendo com que haja cáries e mau hálito. Assim como dentes tortos que podem resultar em um desgaste da gengiva ou até a trinca do esmalte dentário.

E  problemas funcionais e estruturais da dentição dos pacientes,  como dentes desalinhados ou a falta de um deles, por exemplo.

Ou seja, este profissional deve orientar corretamente o paciente para a necessidade de procedimentos de saúde. Melhora da mastigação, alinhamento dos dentes e prevenção desgaste dos ossos do maxilar e da face, assegurando assim, o seu bem-estar geral.

Quais são os procedimentos mais procurados da Odontologia Estética?

odontologia estetica escolhendo cor dente

Agora que falamos o que é a odontologia estética e como ela funciona, está na hora de você conhecer mais sobre os procedimentos mais populares desta área.

Vale lembrar que, com o avanço tecnológico, o leque de procedimentos foi ampliado e hoje você tem no mercado odontológico a possibilidade de realizar procedimentos menos invasivos, de forma rápida e segura. Com resultados duradouros e mais naturais.

Confira os principais logo abaixo!

– Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são uma das inovações da odontologia estética mais procuradas dentro do consultório. Mas por que será? Simples: é um tratamento minimamente invasivo, rápido de ser feito e capaz de mudar totalmente o sorriso do paciente em pouco tempo – deixando-o mais bonito.

– Restaurações

Muito procurada na odontologia, a restauração dentária é um tratamento feito com a finalidade de preencher espaços dos dentes, afetados de alguma forma como, por exemplo, por cáries, fraturas ou o próprio desgaste natural. Temos diferentes tipos de restaurações: de porcelana e resina composta. Muito mais que beleza, tal procedimento também ajuda na saúde bucal do paciente.

– Harmonização facial

Na busca por realçar os traços do rosto, a harmonização facial vem ganhando cada vez mais adeptos. Trata-se de um procedimento estético que engloba outros procedimentos dermatológicos não cirúrgicos em busca de gerar um equilíbrio estético facial, sem áreas desarmoniosas.

Podendo ser feita em diferentes áreas do rosto e focando em diferentes expectativas como mento, mandíbula, lábios, malar e nariz.

– Lentes de contato dental

odontologia estetica clareamento

As lentes de contato são a evolução das facetas de porcelana. Também são laminadas, mas são mais finas que as facetas (daí a evolução), podendo ser em um ou vários dentes. No entanto, as lentes de contato são indicadas para correções sutis no sorriso, como alteração na cor dos dentes, no formato e no tamanho. Sendo indicadas também para fechar espaço (diastema).

– Aplicação de toxina botulínica

A toxina botulínica é um composto extraído de uma bactéria, que paralisa temporariamente alguns músculos. Também é um procedimento que se tornou muito popular nos últimos tempos, por ser menos invasivo, rápido e seguro. Pode-se aplicar a toxina diretamente no músculo que se deseja paralisar, através de injeção intramuscular.

– Bichectomia

A bichectomia é um procedimento estético cirúrgico que busca remover as pequenas bolsas de  gorduras presentes na região da bochecha,  deixando o rosto menos volumoso, mais fino e realçando a maçã. Também trata-se de um procedimento rápido, simples e seguro, mas não  indicado para todas as pessoas, sendo necessário avaliação profissional.

– Preenchimento labial

O objetivo do preenchimento labial é aperfeiçoar o formato dos lábios. É um procedimento bastante popular atualmente e seguro, feito até mesmo no próprio consultório – com a utilização de uma agulha ou de microcânulas e uma  substância absorvível chamada ácido hialurônico (que, com certeza, você já ouviu falar, não é?).

– Clareamento dental a laser e caseiro

odontologia estetica laser

Todo mundo sonha com dentes branquinhos como de artista. E vamos dizer a verdade: ter dentes amarelados e manchados incomodam mesmo, fazendo com que muita gente sorria sem mostrá-los. Mas quando o problema é apenas na cor, o clareamento dental pode ajudar! É um procedimento simples, indolor e rápido (e talvez, um dos mais conhecidos desta lista).

Como é a formação em Odontologia Estética?

É importante destacar que o odontologista precisa estar pronto para lidar com os mais variados tipos de pessoas e problemas bucais, fora a necessidade de entender como determinado problema tem relação com o restante do corpo – porque uma simples dor de dente pode causar muitas outras dores, a exemplo a dor de cabeça.

E quando falamos em uma especialização tão evoluída e que usa e abusa das novas tecnologias em busca dos melhores resultados, obviamente que a cobrança por alto grau de excelência é maior. Então vamos trilhar o seu caminho rumo a carreira na Odontologia Estética.

Primeiro de tudo, você precisa concluir a faculdade de Odontologia que tem duração média de 5 anos e é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Após a sua formação, você deve obter o registro profissional no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do estado onde pretende atuar.

E depois disso, pode se especializar em na área. A Odontologia Estética pode ser exercida por profissionais graduados em Odontologia e especializados em duas áreas principais: Harmonização Orofacial e Odontologia Estética.

As especializações dentro da área de Odontologia costumam durar cerca de 2 anos.

– Graduação em Odontologia

O curso de Odontologia é bastante popular e atrai cada vez mais alunos. Mas, por mais que sempre seja pauta por aqui, sempre há dúvidas referente a graduação. Veja abaixo alguns esclarecimentos!

Apesar da grade curricular mudar alguns pontos conforme a instituição. Geralmente na faculdade  de Odontologia o aluno costuma estudar disciplinas que envolvem tanto a Ciências Biológicas quanto a da Saúde.

Ele também começa a treinar restaurações e outros procedimentos em manequins odontológicos a partir do segundo ano. Já a partir do terceiro, pode atender pacientes na clínica da faculdade.

Em média, a graduação na área de Odontologia dura 5 anos. O estudante precisa fazer estágio de, pelo menos, 20% da carga horária total do curso e um trabalho de conclusão (TCC) para se formar. Após formado, é só partir para a especialização desejada!

– Especialização em Odontologia Estética

odontologia estetica clareamento laser

Também chamada de dentística restauradora, quem faz a especialização em odontologia estética entra para uma área que tem crescido muito.

Isso porque, o profissional que se especializa nesta área assume a responsabilidade de cuidar de restaurações nos dentes, tanto para estética como para uma boa mastigação.

Fora o fato de poder realizar procedimentos  como clareamentos e facetas dentais, por exemplo. (Entre outros que já citamos neste texto).

Podemos considerar que é uma boa opção de especialização, mas quanto tempo será que demora para se tornar um profissional em odontologia estética? Confira a seguir!

– Quanto tempo demora a formação em Odontologia Estética?

Neste caso, devemos considerar que a faculdade de Odontologia dura, em média, cinco anos. Isso porque, a carga horária que o estudante precisa cumprir é de cerca de 4 mil horas.

Contudo, é possível diminuir a carga horária através da aglutinação de matérias. Podendo tirar o diploma com seis meses ou um ano de antecedência. Porém, isso varia de instituição para instituição.

Já as especializações podem ser feitas ao final do curso e duram em média 2 anos.

Sendo assim, podemos calcular e concluir que para se formar em odontologia estética são, no mínimo, 7 anos. Sem contar cursos extracurriculares e workshops, por exemplo. Afinal, a área da saúde sempre está se atualizando.

Quanto ganha um odontologista estético em 2022?

odontologia estetica dentista mostrando aparelho

Isso vai depender de muitos fatores como o nível de experiência do profissional, local de atuação e regime de trabalho, por exemplo.

Apesar das variações, de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, o salário de um Cirurgião Dentista – Dentística fica entre R$ 3.649,41 e R$ 15.076,21, sendo que R$ 5.289,88 é a média do piso salarial de 2022 – considerando profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Veja abaixo mais detalhes sobre este mercado!

– Quantas horas trabalha um dentista esteticista?

As horas de trabalho podem variar de estado para estado assim como os salários destes profissionais. Seguindo ainda o levantamento feito pelo Salário com.br, temos por exemplo:

Profissionais que atuam de 18h a 44h – com salários que variam de R$ 2.467,71 a 5.345,91.

– Quanto ganha uma dentista esteticista iniciante e um experiente?

A pesquisa aponta variações seguindo o nível de experiência dos profissionais, conforme abaixo:

Profissionais recém-formados: em média R$ 3.856,84. Já para profissionais com experiência o salário pode passar de R$ 6.000,00 reais, podendo ser maior.

Benefícios da Odontologia Estética para a saúde bucal

odontologia estetica dentista paciente homem

Como dissemos, a área de odontologia estética vai  além da beleza de um sorriso. Ela também auxilia na saúde bucal do paciente, com seus muitos benefícios. Confira 5 deles!

– Restauração dos dentes que tiveram algum tipo de trauma;

– Remoção de manchas de alimentos, nicotina e bebidas ácidas:

– Esta área ajuda o paciente a ter uma cor agradável em seus dentes;

– Deixar o sorriso mais harmônico e bonito;

– Melhorar a autoestima dos pacientes.

Como está o mercado de trabalho para o dentista esteticista?

A odontologia é muito valorizada no mercado de trabalho. Ela, além de contribuir com a estética dentária, faz-se imprescindível no equilíbrio da saúde dos indivíduos.

E ser um dentista esteticista é trabalhar com inovações e diferentes tipos de procedimentos, levando em consideração não só os dentes, mas a qualidade de vida dos pacientes.

Logo, apostar nesta área é uma ótima oportunidade de crescimento e aprendizado visto que você vai poder conciliar saúde e beleza através de procedimentos variados e  ter uma alta demanda de atendimentos. Fora  bons salários, apesar das variações que podem acontecer (conforme mostramos acima).

E já que aumentou a procura por este tipo de serviço, você ainda pode aproveitar e considerar a ideia de montar o seu próprio consultório. Que tal?

Livros para você aprender mais sobre a Odontologia Estética

Se o mercado está cheio de possibilidades e rentabilidade, é fato que ele atrai muitos profissionais todos os anos – e é exatamente isso que ocorre na odontologia. Outro ponto é que a odontologia estética sempre está em evolução, sendo necessário que o profissional da área acompanhe tal desempenho.

Por isso, separamos 5 livros para você se manter atualizado na área e se destacar diante da concorrência. Veja!

1 – Aplicada à Odontologia de Lucília M. S. Teixeira, Peter Reher, Vanessa G. S. Reher: referência na área odontológica. Está em sua 3° edição e tem ajudado no ensino de anatomia de diversos alunos;

2 – Odontologia Estética Contemporânea de Vicenzo Musella: traz a premissa da comunicação entre clínico e técnico de laboratório, também conhecida como fotografia odontológica;

3 – Odontologia Estética – Os Desafio da Clínica Diária – Miyashita: aborda a estética odontológica moderna e a importância dela dentro da odontologia, além de seus desafios. 

4 – Odontologia Restauradora Fundamentos e Possibilidades de Luiz Narciso: aborda tudo de mais moderno na área e que é essencial para os profissionais;

5 – Terapêutica Medicamentosa em Odontologia de Eduardo Dias Andrade: este livro objetivo contribui para a formação inicial e continuada de um cirurgião-dentista.

Facilite a sua busca por vagas de emprego na área odontológica

Depois de ler todo este texto, você escolheu seguir adiante com a carreira na área de odontologia estética, mas nem sempre iniciar em uma carreira é fácil. Por isso, a Sinaxys está aqui para te ajudar nesta missão!

No site ou aplicativo da Sinaxys você tem as vagas mais adequadas ao seu perfil de forma rápida e prática, sem sair de casa.

Confira as vagas que separamos para você, clique aqui! 

– Conheça a Sinaxys

E tem mais…por saber que o início da carreira profissional é um processo complicado para os profissionais, a Sinaxys pode ajudar não só na busca por vagas, mas a dinamizar a sua carreira e ainda captar novos pacientes, por meio de nossos parceiros, se o seu objetivo é ter o seu próprio consultório.

Curtiu?  Então  acesse o site e confira todas estas novidades!

Conclusão

A odontologia é um mercado em ascensão e o segundo mais rentável do país, atraindo muitos profissionais. E a odontologia estética é só mais uma das áreas em alta nesta profissão.

Uma área que usa a tecnologia a seu favor, elevando os bons resultados de seus procedimentos e a segurança deles. Clareamento dental é só mais um dos muitos outros procedimentos feitos por este especialista. Sem contar que ele também ajuda na saúde bucal do paciente.

Questão de salários também podem variar dependendo de alguns fatores, mas antes de pensar no mercado de trabalho, pense na sua formação. Demos sugestões de alguns livros para te ajudar a entender melhor sobre odontologia estética.

Continue acompanhando o nosso blog e compartilhe essas informações!

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.