Por que o networking é importante para os profissionais de saúde?

Compartilhe:

Você faz networking? O início da carreira profissional é um processo complicado, uma nova realidade que se apresenta “nua e crua” quando chegamos ao mercado de saúde. No caso, para os profissionais de saúde o processo pode ser ainda mais doloroso devido ao caráter autônomo da profissão que exige estratégias para o “vôo solo”.

Networking profissional tem importância central nesse conjunto de estratégias a serem desenvolvidas. Isso porque os pacientes preferem consultar com profissionais que foram referenciados por outros colegas da área da saúde. A propaganda qualificada é a alma do negócio, e todo profissional de vendas e marketing sabe que o boca a boca é o meio que favorece as maiores taxas de conversão em clientes.

Importante também, é perceber que o Networking não é para ser cultivado ao acaso, mas com o objetivo de proporcionar sinergia com a sua área de atuação. Por exemplo, é difícil imaginar que o caso clínico de um paciente possa ser compartilhado entre um Pediatra e um Geriatra. Apesar do exemplo ser radical, serve como base de raciocínio para que o profissional de saúde mentalize estrategicamente as parcerias profissionais que seriam fundamentais para o pleno desenvolvimento da carreira.

Profissionais de saúde veteranos, sem generalizar, não detêm presença marcante em redes digitais e quase não investem diretamente em estratégias de marketing digital. Mas, mesmo assim, em tempos de Instagram e Facebook, esses veteranos, que cultivaram ao longo da carreira Networking sinérgico, continuam com a agenda cheia em seus consultórios. São pacientes que, frequentemente, são indicados por colegas de profissão.

Lógico que a capacidade técnica, a habilidade de relacionamento e a empatia com pacientes também são fundamentais para o sucesso de todo profissional de saúde. Essas também são qualidades que merecem destaque no processo de captação de pacientes.

Estar em um consultório ou clínica em que especialidades complementares frequentam o ambiente é extremamente benéfico ao profissional de saúde. A tendência mundial da saúde é a de formação de hubs profissionais em espaços de saúde. Isso desburocratiza o atendimento aos pacientes, agrega valor aos estabelecimentos e promove os profissionais.

Conheça a Sinaxys, baixe grátis o App.

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.