10 passos para abrir uma clínica médica de sucesso

Abrir clínica médica
Compartilhe:

 

Os brasileiros, independente da área de atuação, gostam de empreender. Não é à toa que, somente este ano, foram abertas mais de 1,3 milhões de empresas

Porém, será mesmo que todas elas estarão funcionando daqui há 3 anos? Ou 5?

Uma série de fatores contribui para que uma empresa cresça e se desenvolva. De todos eles, ter atenção às etapas iniciais, em especial à contratação dos profissionais e o planejamento financeiro, são muito importantes. 

Com uma clínica médica, a realidade é a mesma!

Afinal, boa vontade, disposição e conhecimentos técnicos para abrir um negócio na área de saúde não são suficientes para ter uma clínica de sucesso. Ignorar essas etapas pode levar a sua empresa a entrar na estatística dos negócios que fecham com menos de um ano de existência. 

Para te ajudar com essa missão, listamos os principais passos para abrir uma clínica médica. Ao final, descubra porque contratar médicos não precisa ser um desafio. Boa leitura! 

Neste conteúdo, você vai conferir:

  • Principais passos para abrir uma clínica médica de sucesso
  • Encontrar especialistas não é tão difícil quanto parece

10 passos para abrir uma clínica médica de sucesso

Aqui, listamos as principais etapas que você precisa ter atenção ao abrir uma clínica médica de sucesso. Dependendo do tipo do negócio, outros passos poderão ser necessários. 

1. Defina o seu modelo de negócio

Uma clínica médica também é uma empresa, concorda? E, como todo negócio, é indispensável definir o modelo, ou seja, o modo como os processos serão desenvolvidos.

Então, antes de abrir a sua clínica médica, defina como o trabalho será executado e todo o formato de atendimento. Para essa etapa, é muito importante pesquisar e se inspirar em boas práticas de grandes locais. 

 

Abrir clínica médica

2.Analise o mercado

Como falamos na dica anterior, é importante pesquisar o modelo de negócio desenvolvido em outras clínicas. O objetivo é se inspirar nos pontos positivos e analisar as oportunidades de melhoria, para não cometer as mesmas falhas. 

Porém, lembre-se: se inspirar não é o mesmo que copiar. 

Foque em desenvolver um modelo próprio e com personalidade, para se destacar no mercado. 

3.Estude a concorrência

Esse é um dos pontos mais importantes para qualquer pessoa que está abrindo uma empresa. Ao passo que você deve analisar o mercado, estude bastante os seus concorrentes. 

A intenção é entender como funcionam e onde poderiam melhorar. Analise também o que dizem sobre a clínica do concorrente nas redes sociais e se os clientes estão satisfeitos. 

4.Analise o seu público-alvo

O seu público-alvo são os seus pacientes, certo?

Sendo assim, é neles que você deve pensar para oferecer a melhor experiência para os seus pacientes, desde uma ligação para confirmar o horário de abertura, passando pelo atendimento médico até o pós. 

Abrir clínica médica

5.Procure um contador e um advogado

Esses dois profissionais são indispensáveis para que a sua clínica abra com todos os alvarás necessários e dentro da lei. 

Além disso, o contador ajuda na parte financeira, oferecendo soluções assertivas para a gestão dos seus recursos, assunto do item seguinte. 

6.Faça um bom planejamento financeiro

Lembra que falamos sobre as empresas que fecham no primeiro ano de abertura? Um dos motivos para isso é justamente a falta de planejamento financeiro. 

Sem a organização das finanças da sua clínica, o risco de entrar para essa estatística é alto. Dessa forma, ainda na concepção da ideia, busque auxílio, que pode ser de um contador ou também de um administrador, para estruturar o seu setor financeiro.

Abrir clínica médica

7.Escolha um bom local – para clínicas com atendimento presencial

Se você vai fazer um atendimento presencial, analise bem o local escolhido e não considere apenas o preço como fator principal.

Estude o acesso das vias para carro, ônibus, estacionamento e, o mais importante, a segurança do local.

8.Conte com a ajuda de um arquiteto: não abra mão desse profissional

O arquiteto será o responsável por projetar os ambientes da clínica médica de uma forma assertiva. Inclusive, existem profissionais desse ramo especializados no setor da saúde. 

9.Credencie os principais planos de saúde com antecedência, caso queira

Com os primeiros passos de abertura, dê início também ao credenciamento dos planos de saúde. Para isso, analise bem a demanda do plano e coloque uma disponibilidade que a sua clínica possa suportar. 

Do contrário, você irá se deparar com pacientes insatisfeitos com a demora, o que não é nada interessante para quem está começando a abrir uma clínica médica. 

10.Contrate bons profissionais

A fase de contratação dos profissionais é crucial para garantir que todos os processos da sua clínica sejam executados corretamente. Se você não tem habilidade com gestão de pessoas, sugerimos a contratação de uma consultoria de RH.

Afinal, de nada adianta você ter os melhores especialistas se fizer contratações assertivas nos outros setores, como atendimento e limpeza. 

Encontrar especialistas não é tão difícil quanto parece

Um dos principais desafios de quem está montando uma clínica médica é justamente encontrar os profissionais da área da saúde. Mas isso acontece porque, muitas vezes, a procura em si não está sendo tão assertiva. 

Afinal, é preciso buscar os canais certos para encontrar bons profissionais e economizar tempo com o recrutamento. 

Cone com a Sinaxys para encontrar médicos e outros profissionais a área da saúde para a sua clínica médica!

Trata-se de uma plataforma que conecta gestores, donos de clínicas e recrutadores com quem está buscando emprego na saúde. Ao se cadastrar na Sinaxys, você pode divulgar as suas vagas, colocar todos os requisitos, valores, carga horária e até fotos do estabelecimento. Pronto: agora é só esperar as candidaturas! 

Dessa forma, as chances de atrair profissionais alinhados com a sua expectativa é muito maior. Isso sem contar na praticidade de não precisar andar de clínica em clínica, hospital em hospital, em busca de especialistas. 

Clique aqui para conhecer a Sinaxys e encontrar  profissionais perto de você!

Leia mais 

Segurança de dados: os pilares, como implementar e exigências da LGPD

Nanotecnologia na medicina: O que mudou na área médica?

Networking: O que é, Importância e Como Ter Sucesso ao Fazer

Recepcionista hospitalar: tudo que você precisa saber antes de contratar

 

Compartilhe:

Posts que você também pode gostar

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.