Nanotecnologia na medicina: O que mudou na área médica?

nonotecnologia na medicina homem trabalhando
Compartilhe:

Um fato é que não dá para imaginar a nossa vida sem tecnologia, afinal, o uso dela tem sido cada vez mais comum em muitos setores. E claro que a área da saúde não ficaria de fora.

Telemedicina, inteligência artificial, prontuário médico eletrônico e equipamentos inovadores, por exemplo, têm sido uma das tendências dos dias atuais na Medicina. E em março de 2020, com a pandemia da Covid-19, uma série de pesquisas na área médica trouxeram outra inovação a tona: a nanomedicina.

A nanotecnologia pode parecer algo extremamente novo, mas ela já é uma realidade. Com ela, é possível perceber que a área da saúde também é contemplada pelas novas ciências, buscando sempre se aprimorar em técnicas e trazer o melhor às pessoas.

Mas você sabe o que é essa ciência e como ela se aplica na área médica? Se ainda tem dúvidas em relação ao assunto, nós trazemos alguns pontos para te auxiliar:  o que é e como funciona a nanotecnologia na medicina (também conhecida como nanomedicina), sua importância na área, suas vantagens, uso dela no combate ao coronacuris e muito mais.

Ficou  interessado? Então, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

O que é a nanotecnologia na medicina?

nanotecnologia na medicina realidade virtual

Sem analisarmos de perto ou detalhadamente, podemos até pensar que as ciências tecnológicas estão distantes da Medicina, mas isso não é verdade.

Pelo contrário, elas estão cada vez mais presentes, visto que os cientistas estão apostando muito nessa dupla e trazendo soluções inovadoras para os muitos problemas encontrados na área médica.

Na introdução deste texto você pode ter uma pouco de ideia sobre a nanotecnologia ou nanomedicina, como também podemos chamar, mas, afinal, o que é esta ciência e quais seus efeitos na Medicina?

De forma resumida, essa ciência visa manipular alguma matéria em nível molecular ou atômico por meio de nanorobôs. O objetivo é solucionar um problema ou até mesmo criar um novo material a partir desses microprocessadores.

Na Medicina, a nanotecnologia foca no bem-estar do ser humano com diagnósticos mais detalhados e rápidos, implantação de máquinas que funcionem para o tratamento de um paciente e até mesmo o desenvolvimento de determinado material para o nosso sistema biológico.

Para te ajudar a entender melhor, veja as várias formas de se usar a nanotecnologia na área da Medicina. 

Como a nanotecnologia é utilizada na medicina?

A nanotecnologia na medicina pode estar presente em diferentes frentes, tais como em medicamentos, novos equipamentos e tratamentos terapêuticos, por exemplo.

Atualmente a nanomedicina atua em diversas áreas da saúde, proporcionando a otimização no setor médico. Outras pesquisas nesse nicho ainda estão sendo desenvolvidas.

Startups voltadas para a medicina são chamadas de Health Techs e visam justamente melhorias na área, através de ideias e mecanismos inovadores.

Dito isso, veja a seguir as principais mudanças que a nanomedicina causou na área médica.

– Quais foram as mudanças na medicina com o uso da nanotecnologia?

Como vimos, a nanotecnologia pode ser usada em diferentes campos da medicina e ela já tem causado inúmeras mudanças no setor da saúde, desde a criação e uso adequado de medicamentos até o uso de novos equipamentos médicos.

Quando falamos em medicamentos, estamos nos referindo a possibilidade de se usar a nanotecnologia para o desenvolvimento de remédios e drogas que veiculam no mercado e servem para tratamentos de pacientes com diversos problemas. Chamados de nanomedicinais ou nanofármacos, os medicamentos são encapsulados em uma escala microscópica.

Mas muito mais do que desenvolver remédios e tratamentos terapêuticos para a população, a nanotecnologia é responsável por garantir o efeito correto desses medicamentos no nosso organismo. Isso porque, é esta tecnologia a que se responsabiliza pelo Drug Delivery, uma ciência muito importante para o transporte de nanomateriais dentro do nosso organismo.

Os tratamentos para câncer também são beneficiados pela nanotecnologia. Pensando no sofrimento causado pelos aparelhos aos pacientes que passam por quimioterapias e radioterapias frequentes para tratar as doenças, a nanotecnologia trouxe uma novos equipamentos tecnológicos como uma forma de solucionar o problema.

Com isso, a ação direta nas células cancerígenas pelos nanomateriais evita a destruição de tudo que está próximo, o que causa uma deterioração em todo o corpo humano.  Trata-se de um grande avanço tecnológico para a área médica, difícil até mesmo de ser explicado.

Mas qual a importância da nenotecnologia para a área da saúde como um todo? Veja logo mais!

Qual a importância da nanotecnologia na saúde?

nonatecnologia na medicina medico no laboratorio

Já percebemos ao longo deste conteúdo que a nanotecnologia consegue unir ciência e saúde em busca do bem-estar das pessoas. Com essa união, potentes inovações acabam sendo geradas em diferentes âmbitos da área da saúde.

Fabricação de fármacos e direcionamento correto deles no nosso organismo, novos equipamentos e melhorias em tratamentos, incluindo o tratamento contra cânceres – que sabemos que são muito dolorosos para os pacientes, tanto físico quanto emocionalmente.

A nanociência é revolucionária no ramo da saúde, claro, se ela for entendida por todos (e este texto foi elaborado com este objetivo).  Ela é capaz de salvar muitas vidas e diminuir o sofrimento de inúmeras pessoas que passam por tratamentos contra diferentes doenças e de seus entes queridos que acompanham.

Mas, como nem tudo é perfeito, a nanotecnologia ainda precisa passar por aprimoramentos e, como já disse, de compreensão por parte das pessoas e profissionais.

Vale dizer que a nanotecnologia ainda necessita de regulamentação para controle de riscos. Isso porque, há a possibilidade de alterações intracelulares e de genes e suas propriedades tornarem a ingestão das nanopartículas tóxicas, fazendo com que os pacientes se tornem resistentes à tecnologia.

Quais as possibilidades que a nanotecnologia pode favorecer na área médica?

Como a nanotecnologia tem relação com acoes científicas aplicadas às tecnogias invisíveis a olho nu, operando por microscópicos, os nanorobôs conseguem acessar células e estruturas biológicas profundas – impossíveis de se alcançar por meios tradicionais.

Seja por injeções de pílulas ou na corrente sanguínea, ou até outros métodos, a nanotecnologia permite diagnósticos, intervenções e tratamentos menos invasivos e com mais eficiência. Fora isso, a nanotecnologia ainda favorece pesquisas e novas descobertas.

Agora que já sabe das possibilidades da nanotecnologia, conheça as vantagens que está ciência pode gerar à Medicina logo abaixo.

Quais são as vantagens da nanotecnologia na medicina?

nanotecnologia na medicina pessoas no laboratorio

Podemos dizer que, até aqui, o uso da nanotecnologia se mostrou bastante eficaz na área médica. Afinal, ela traz muitas vantagens e benefícios com seu uso, principalmente, quando o assunto é uso correto de medicamentos e eficácia de tratamentos terapêuticos. As principais vantagens que podemos citar são:

– Redução do tempo de tratamento

Com a nanotecnologia é possível reduzir o tempo de tratamento, visto que ao invés de se esperar horas para que um medicamento faça efeito, é proposto um trajeto mais curto e que leve aos órgãos-alvo o fármaco, tornando o tratamento realmente eficaz.

– Maior segurança nas prescrições

Podemos resumir que com o uso da nanotecnologia, temos um melhor diagnóstico de doenças. Portanto, os médicos têm mais segurança nas prescrições de medicamentos, além de garantia do seu uso correto.

– Melhorias na segurança de equipamentos

Como exemplificamos um pouco acima, já temos estudos na área que criaram nanomateriais que substituíram o uso de equipamentos de quimioterapia e radioterapia (causadores de muita dor aos pacientes) e que servem como novos e inovadores equipamentos para os profissionais da área da saúde.

– Maior assertividade nos diagnósticos

Já é de se imaginar que com novos e inovadores equipamentos na área médica, temos maior assertividade nós diagnósticos. Isso porque, há uma melhoria nos exames, que se tornam mais rápidos e precisos.

O uso da nanotecnologia na saúde para o combate ao Coronavírus

A pandemia da Covid-19 teve início lá em março de 2020,  em diversas ações e pesquisas em busca de combater este vírus altamente contagioso e mortal. E a nanotecnologia não esteve de fora, ao contrário, muitos estudos foram desenvolvidos como forma de descobrir como tal ciência poderia ajudar neste combate.

Um bom exemplo é de logo do início da pandemia, onde pesquisadores da USP buscaram desenvolver uma vacina para a doença baseada na nanotecnologia, a nanovacina.

A nanovacina foi desenvolvida através de  proteínas do próprio vírus, montadas em  nanopartículas, ou seja, estruturas muito pequenas, que se parecem com o vírus. Tudo isso, em busca de gerar uma vacina com uma resposta imune mais forte. As vacinas foram estudadas no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)

Ainda em 2020, em Israel, cientistas da Universidade Bar-llan criaram um tecido que pode evitar a transmissão do vírus por meio da implantação da nanotecnologia. Este tecido inovador também chegou ao Brasil. 

É fato que, dentre as muitas áreas onde a nanotecnologia desponta como tecnologia disruptiva, a área da saúde é a mais benéfica por ajudar a garantir o bem-estar da população, principalmente nos dias de hoje.

Nanotecnologia na medicina: Quais são os desafios e riscos na área médica?

nanotecnologia na medicina mulher examinando

Como tudo que é novo assusta, com a nanotecnologia não seria diferente – sendo preciso mais aprimoramento e conhecimento a respeito do assunto. Sendo assim, podemos até dizer que este é um texto importante no quesito informação.

Já até citamos por aqui, mas temos que ressaltar uma das principais preocupações ligadas à nanotecnologia, que está ligada ao campo que lida diretamente com alterações genéticas. Isso devido ao campo em questão ser relativamente novidade e ter possíveis efeitos adversos não reconhecidos, em longo prazo.

Além do mais, a falta de orientação e condutas médicas equivocadas também podem resultar em alguns riscos, considerando que a ação dos

microdispositivos podem prejudicar significativamente as células que estão saudáveis, ou ainda, causar alterações nos processos biológicos.

Apesar de todas estas preocupações e possíveis riscos, a nanotecnologia aplicada à área da Medicina é muito promissora e, arrisca-se dizer, que realmente é o futuro da Medicina. Contudo, é preciso cautela e total atenção aos requisitos éticos e de segurança, para que haja cada vez mais benefícios e novas possibilidades na melhoria da saúde fa população.

E já que falamos em futuro, você já pensou em qual será o futuro da nanotecnologia na Medicina? Quais serão as novas inovações impulsionadas pelo uso dela? Veja a segur!

Qual é o futuro da nonotecnologia na medicina?

nanotecnologia na medicina computador

Devemos considerar os muitos avanços na área da Medicina – alguns já citados no início do texto – para ter a certeza de que a nanotecnologia é uma das principais inovações. Não é para menos que esta ciência chega a ser chamada de “o futuro da medicina” por representar alta capacidade tecnológica.

É fato que deve-se sim questionar o futuro da tecnologia, afinal, ela sempre está em constante evolução. Na área médica é essencial tentar compreender o que está por vir e garantir que não teremos nenhuma revolta que possa impactar negativamente a sociedade.

Contudo, não é preciso ficar obcecado por tais teorias conspiratórias ou com medo das possíveis mudanças de paradigmas sociais. Pelo contrário, é necessário estarmos prontos para tudo isso.

Na área da saúde, especificamente, os profissionais precisam se capacitar para acompanhar estas mudanças tecnológicas. Confira algumas dicas de como se preparar para o avanço da nanotecnologia na Medicina.

Como os profissionais podem se capacitar com o avanço da nanotecnologia na medicina?

nanotecnologia na medicina medico no laboratorio

Além de fazer networking com colegas da área, o profissional da saúde que quer acompanhar os avanços da tecnologia no setor, sobretudo, a nanotecnologia na Medicina, precisa utilizar outros recursos para isso.

Confira abaixo alguns deles e comece sua capacitação hoje mesmo!

– Cursos complementares

Fazer cursos complementares sobre a temática faz toda a diferença. Como sempre ressaltamos por aqui, a área da saúde – especialmente a Medicina – necessitam de uma formação continuada. E na internet, há muitos cursos online para médicos se atualizarem sobre nanotecnologia e outras ciências tecnológicas.

– Se atualizando sobre o mercado de nanotecnologia

Outra maneira de se manter atualizado sobre o mercado de nanotecnologia e esta ciência na área da saúde é, claro, não só conversar com profissionais e fazer cursos, mas também acompanhar as notícias sobre tecnologia não só neste setor como em todos os setores.

– Livros sobre nanotecnologia na área médica

Uma outra forma de acompanhar as mudanças da nanotecnologia na Medicina é lendo. Há inúmeros livros sobre o assunto disponíveis na Internet e que podem te orientar e capacitar com relação ao uso adequado desta ciência.

Facilite a sua busca por vagas de emprego na área da saúde

Claro que após ler todo este texto, você já percebeu o quanto a nanotecnologia é importante na Medicina, não é mesmo? Mas posso te dizer que a área tecnológica é ampla e nos auxilia em praticamente tudo que fazemos, como buscar melhores oportunidades de emprego, por exemplo.

E quando o assunto é encontrar vagas na área da saúde,  a Sinaxys está aqui para te ajudar nesta missão, pois ela tem tudo que você precisa para dar outros rumos à sua carreira.

Isso porque, no site ou aplicativo da Sinaxys você pode achar as vagas mais adequadas ao seu perfil de forma rápida e prática, sem sair de casa.

Confira as vagas que separamos para você, clicando aqui! 

Conheça a Sinaxys

Como visto, a Sinaxys é uma plataforma inovadora que traz oportunidades de emprego na área da saúde – seja para médicos, para dentistas ou outros profissionais da saúde, em diferentes regiões do país.

E você deve ter anotado as nossas dicas sobre como se capacitar para acompanhar os avanços tecnológicos, especialmente da nanotecnologia na Medicina, notou que falamos muito de network não é mesmo?

E é por entender a grande importância de uma rede de network que damos outra dica para conseguí-la com eficiência:  o próprio site da Sinaxys.

Este site ou aplicativo conta com uma grande rede de network e parceiros que pode ajudar você a dinamizar sua carreira e a captar mais pacientes, caso você tenha ou queira ter um consultório próprio.

Curtiu?  Então  acesse o site e confira todas estas novidades!

Conclusão

nanotecnologia na medicina mulher no laboratorio

Por fim, entendemos que a nanotecnologia na medicina é uma medida extremamente importante para a saúde humana, considerando que estas soluções potencializam não só a gestão e análise de dados, mas os resultados dentro da área médica.

Fora isso, percebemos que esta ciência também traz muitas outras vantagens como diagnósticos mais precisos e rápidos, tratamentos menos invasivos (incluindo o tratamento menos invasivo  contra o câncer) e equipamentos inovadores que agilizam todos os processos médicos.

E mais do que isso, foi algo muito estudado durante a pandemia da Covid-19, seja na elaboração de possíveis vacinas tão rápidas quanto a transmissão do vírus, seja no desenvolvimento de materiais e tecidos que ajudam no combate à doença.

Em meio a tantos avanços tecnológicos que já faz toda a diferença no dia a dia de profissionais, especialmente da área da, é fato que eles precisam se capacitar e se informar constantemente a respeito do tema – através de livros, notícias, cursos complementares e conversas com colegas de profissão, por exemplo.

A única coisa a se considerar é que ela ainda precisa ser regulamentada, mas isto deve acontecer em breve, visto que cada vez mais pessoas estão conhecendo os benefícios e a importância desta ciência na saúde. Estamos falando aqui do futuro da Medicina.

Para você que curtiu o nosso artigo e quer saber mais sobre a área médica, acesse nosso blog.

Encontre vagas de emprego na área da saúde. A Sinaxys é a maior rede de vagas para médicos, vagas para dentistas e para outros profissionais de saúde. Clique aqui e saiba mais. 

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.