Recrutamento digital: vantagens e aplicação na área da saúde

recrutamento digital para clinicas
Compartilhe:

O recrutamento digital é uma das formas mais eficientes de contratar bons profissionais para a sua empresa da área da saúde. Diferentemente do que o senso comum pode apontar, usar ferramentas on-line para realizar contratações pode tornar o processo mais assertivo do que utilizando processos seletivos presenciais.

Grandes empresas de diferentes setores já investem no recrutamento online como sua principal forma de captação de talentos. Isso se deve à possibilidade de atingir mais pessoas, sem necessariamente se ater a candidatos locais, além de poder incluir mais etapas e detalhes no processo de seleção.

Seleções feitas exclusivamente no modelo tradicional (presencial) tem uma limitação de tempo e espaço relevante, o que reduz algumas possibilidades. Isso pode tornar o processo seletivo mais engessado e reduzir as chances de contratar a pessoa certa.

Por outro lado, o recrutamento digital pode fazer com que boa parte do processo se dê de forma mais otimizada e a pessoa contratada esteja de fato alinhada com o que a empresa precisa.

No entanto, tudo isso precisa ser feito da forma certa. Etapas, fluxos de trabalho e processos devem estar bem definidos para que o recrutamento seja eficaz – do contrário, há chances de contratar a pessoa errada e aumentar a rotatividade.

O que, claro, nenhuma empresa quer.

Se você trabalha nos recursos humanos de uma empresa na área da saúde, saiba que é possível utilizar o recrutamento digital para melhorar a assertividade nas suas contratações. Com processos otimizados e expertise na área da saúde, há empresas que tornam o recrutamento online mais preciso e eficiente.

Quer saber como? Continue lendo e descubra como você pode usar o recrutamento online dentro da sua empresa de saúde. No artigo, detalharemos sobre itens como:

  • Quais são as vantagens do recrutamento online?
  • Recrutamento digital na área da saúde;
  • Como adotar o recrutamento digital em uma instituição de saúde?
  • Quais são os métodos de seleção aplicados no recrutamento digital?
  • Como a plataforma certa pode ajudar no recrutamento digital?

Vamos começar!

O que é o recrutamento digital?

recrutamento online videoconferencia
O que é o recrutamento digital?

O recrutamento digital nada mais é do que a utilização de recursos tecnológicos (redes sociais, plataformas de recrutamento e pesquisas online) para divulgar, atrair e contratar candidatos para uma empresa.

Essa modalidade de recrutamento já existe há pelo menos 20 anos, mas cada vez mais tem se tornado uma boa opção para as empresas. Isso se deve principalmente à variedade de plataformas de recrutamento e seleção, que com o passar do tempo entendem mais o que funciona e o que não funciona nesse processo online.

Diferentemente do que boa parte das pessoas pensam, o recrutamento digital pode ser mais eficaz do que o presencial numa contratação. Enquanto o presencial apresenta barreiras geográficas, por exemplo, o digital pode avaliar candidatos de diferentes partes do país, aumentando o universo amostral de pessoas avaliadas.

Com isso, aumenta-se a concorrência de candidatos, possibilitando com que de fato o melhor seja contratado.

No caso do mercado de trabalho da medicina isso é sensivelmente importante, pois em algumas regiões o número de profissionais de certa especialidade é reduzido. Ao adotar a estratégia do recrutamento digital, pode-se ter muitos benefícios por esses e outros aspectos que citamos nos próximos tópicos.

Qual é a finalidade do recrutamento digital?

O recrutamento digital tem como objetivos realizar os processos de seleção de candidatos a uma vaga de emprego por meio de ferramentas online. Com isso, pode-se reduzir a interferência humana em etapas eliminatórias e diminuir a dependência geográfica na contratação.

Muitas empresas optam por modelos híbridos, onde etapas eliminatórias são feitas digitalmente e as últimas etapas podem ser feitas presencialmente.

Do ponto de vista do candidato, os processos seletivos online também são vantajosos, pois podem ser realizados de casa, evitando deslocamentos.

Quais são as vantagens do recrutamento online?

recrutamento digital para hospitais
Quais são as vantagens do recrutamento online?

O recrutamento online apresenta diversas vantagens e benefícios, tanto do ponto de vista de quem contrata quanto de quem é contratado. Confira alguns itens relevantes sobre os benefícios:

Formato mais ágil de recrutamento

Ao adotar um modelo híbrido ou digital de contratação, a empresa passa a lidar com um formato muito mais ágil de seleção.

Afinal, boa parte das etapas não precisam do trabalho humano – questionários, por exemplo, podem ser enviados de uma só vez aos candidatos e reduzir os custos e uso de recursos nessa parte.

Como as primeiras etapas são normalmente de caráter eliminatório, o processo como um todo torna-se mais ágil. Isso permite que os profissionais do RH da empresa se limitem a avaliar os melhores candidatos, que já passaram pelas etapas iniciais, ao invés de trabalharem na primeira “peneira”.

Além disso, para os candidatos também é um benefício, uma vez que as etapas eliminatórias são menos desgastantes que num processo convencional. Não há deslocamentos e custos, além de poderem ser feitos em um ambiente mais aconchegante e onde eles estão acostumados, reduzindo assim o nervosismo, por exemplo.

Processos mais objetivos e eficientes no recrutamento digital

recrutamento online como se preparar
Processos mais objetivos e eficientes no recrutamento digital.

Uma das grandes vantagens de adotar o recrutamento digital numa empresa é a adoção de processos que sempre estão em processo de melhora. Afinal, quando um processo de seleção já foi feito antes, pode-se otimizá-lo para a próxima vez que isso for necessário.

Em caso de plataformas de recrutamento digital, que já estão acostumadas a lidar com isso e tem uma expertise ainda maior, essa é a grande chave para o sucesso.

Com o passar do tempo, o número de empresas atendidas e candidatos avaliados fica cada vez maior, permitindo assim um aprendizado e melhora nos processos.

Além disso, os processos ganham um aspecto mais objetivo e menos subjetivo, pois diminuem a possibilidade de interferência humana.

Em alguns casos, recrutadores podem criar algum tipo de simpatia por um candidato x ou y e isso determinar quem será contratado no final das contas. Isso pode até mesmo não ser feito de maneira proposital, mas gerar problemas a longo prazo, uma vez que o contratado não era a pessoa ideal para a vaga.

Quando o recrutamento é feito de forma digital, muitas etapas são feitas sem contato humano e, quando isso acontece, se dá de uma forma mais “fria”, que não permite tanta aproximação. Isso pode ser ideal em alguns setores que prezam pela técnica acima de tudo, por exemplo.

Maior alcance de candidatos

Ao trabalhar com o recrutamento digital, uma empresa consegue a chance de contratar candidatos que estão além do seu raio geográfico de atuação. Uma clínica da região centro-oeste, por exemplo, pode buscar candidatos em todo o Brasil.

Às vezes, o candidato ideal não está perto, mas em outro estado ou em outra região. Isso é ainda mais importante em regiões onde há menos oferta de profissionais de alguma especialidade.

Ao receber o interesse de candidatos de várias partes do país para a vaga aberta, você também tem uma ampliação de possibilidades de análise e avaliação. Quanto maior a concorrência, maior tende ser a qualidade dos principais candidatos, elevando assim o patamar do recrutamento.

Formação de banco de currículos

Ainda que um candidato não tenha sido contratado num primeiro momento, é possível que ele tenha chamado a atenção por alguma característica no recrutamento.

Caso o candidato que tenha sido de fato contratado não corresponda às expectativas, saia da empresa ou surja mais uma vaga, é fácil entrar em contato com esse 2º ou 3º colocado que, a princípio, havia ficado de fora.

Enquanto isso, no modelo de recrutamento tradicional a formação de banco de currículos é limitada pelo reduzido número de candidatos (pelos aspectos geográficos já citados).

Nesse caso específico, pode ser que a empresa tenha que lidar com a “sorte” do candidato não ter sido contratado por outra empresa.

Caso não tenha outro candidato em vista, terá que abrir um novo processo seletivo, que gera custos e uso desnecessário de recursos.

Recrutamento digital na área da saúde

recrutamento digital para medicos
Recrutamento digital na área da saúde.

Na área da saúde o recrutamento digital já é uma realidade e pode ser aplicado para a maior parte das vagas nas empresas.

Desde o pessoal administrativo até enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos, todos estes podem ser selecionados de forma precisa e assertiva, desde que as ferramentas utilizadas sejam as certas.

Papel cada vez maior da tecnologia na gestão da saúde

Se a gestão da saúde está cada vez mais digital, por que o recrutamento também não pode ser?

Cada vez mais, ferramentas de gestão de empresas da área da saúde têm se tornado uma necessidade para funcionários e administradores dos negócios.

Afinal, eles facilitam todo o processo fiscal-financeiro da empresa e avaliação do uso de recursos e desperdícios. Hoje, muitas dessas ferramentas também atuam em frentes como o agendamento de consultas, envio de lembretes, entre outros.

Tudo isso reduz o trabalho humano, reduzindo a possibilidade de erros e tornando os processos mais organizados e eficientes.

No entanto, mesmo com toda essa tecnologia, muitas empresas ainda adotam modelos arcaicos de recrutamento. Isso pode ter a ver tanto com a cultura das empresas quanto com o desconhecimento das vantagens de adotar o modelo híbrido ou digital de contratação.

Usar a tecnologia a seu favor, tanto nas tarefas administrativas quanto no recrutamento é fundamental para o crescimento e redução de erros.

Métodos de seleção aplicados no recrutamento digital

Para que o recrutamento digital seja eficaz, uma das primeiras premissas é que os candidatos devem ser avaliados em sua totalidade. Ainda que a vaga seja estritamente técnica, também é importante avaliar aspectos humanos como as soft skills que o profissional tem.

Para isso, diferentes tipos de métodos podem ser aplicados. Abaixo citamos alguns deles:

  • Triagem de Currículos Eletrônicos: não é porque é “tradicional” que não deve ser utilizado numa seleção digital. A triagem de currículos pode servir como um primeiro filtro, para identificar os candidatos que, de fato, tem relação com a vaga. O uso de inteligência artificial pode ajudar na classificação dos currículos baseado em experiências, habilidades e palavras-chave relevantes para a função.
  • Aplicação de testes e questionários online: O uso de testes e questionários pode ser bastante útil para avaliar as habilidades técnicas e de escrita do candidato, além da personalidade e capacidade cognitiva dele. Normalmente essa etapa é eliminatória, servindo para avaliar a adequação dos candidatos à cultura e às exigências do cargo.
  • Jogos de avaliação e gamificação: O uso de simulações e jogos projetados pode servir para avaliar competências específicas necessárias no dia-a-dia da vaga. Tomada de decisão, habilidades de comunicação e capacidade de trabalhar em equipe são alguns dos itens privilegiados pelo uso deste método.
  • Análise de Dados: Algumas empresas optam por agregar à análise de currículo, a verificação de dados que os próprios candidatos preenchem nos formulários e questionários. O uso de IA nessa fase pode ajudar a entender se um candidato é o ideal para a vaga ou não, por exemplo.
  • Entrevistas assíncronas: Neste método, os candidatos precisam gravar as suas respostas em um vídeo. Isso é bom para ele, que pode cuidar melhor de aspectos como o nervosismo e, ao mesmo tempo, para os recrutadores que podem avaliar as respostas em seu próprio tempo.
  • Entrevistas por videochamada: Outra possibilidade é realizar entrevistas remotamente por meio de videochamadas. Dessa forma, pode-se avaliar o comportamento e a capacidade de comunicação do candidato em determinadas situações.
  • Plataformas de recrutamento on-line: O uso de plataformas especializadas em recrutamento digital pode ajudar a implementar várias dessas  ferramentas e métodos de seleção. Uma vantagem é a expertise delas e o fato de que boa parte das tecnologias e pessoas envolvidas no processo pode ser da própria empresa de recrutamento. Isso diminui os custos do RH e torna a captação de talentos mais eficiente.

Como adotar o recrutamento digital em uma instituição de saúde?

recrutamento digital online
Como adotar o recrutamento digital em uma instituição de saúde?

Como você já viu ao longo deste texto, o recrutamento digital tem vários benefícios tanto para as empresas quanto para os próprios candidatos. No entanto, muitos gestores enfrentam desafios na hora de dar o primeiro passo.

Afinal, a maior parte dos gestores está acostumada com modelos de recrutamento tradicionais, já provados e estabelecidos no ambiente “analógico”.

Com isso, acabam postergando a tomada de decisão de migrar para o digital e enfrentando as consequências de seleções fracas, que favorecem a rotatividade e a contratação de profissionais pouco adequados para as vagas.

Por isso, abaixo separamos as principais dicas e passos sobre como você pode melhorar o recrutamento da sua empresa da área da saúde de forma simples e prática:

  • Defina quais são os objetivos e necessidades

Por que você quer contratar? Quais são os problemas que você enfrentou nas últimas contratações?

Se fazer esse tipo de pergunta é essencial para entender o que você precisa num serviço de recrutamento. Muitas vezes as empresas buscam uma solução antes mesmo de saber qual problema estão enfrentando.

Por isso, fazer uma avaliação sobre quais são os “gargalos” da empresa e as vagas que precisam ser preenchidas por profissionais competentes é um primeiro passo fundamental e que não deve ser ignorado.

Além disso, também é relevante que a empresa tenha uma espécie de “perfil ideal” para cada vaga. Além das atribuições técnicas (as chamadas hard skills), também é importante levar em consideração os soft skills na hora de preencher este perfil.

Isso permite que a escolha do candidato ideal seja mais assertiva e precisa, além de reduzir o tempo gasto com perfis que não condizem com a necessidade da emprsa.

  • Pense em como deixar a vaga mais atraente (só o salário não basta!)

Cada vez mais tem ficado claro que os candidatos querem vagas com boas remunerações, mas só isso não basta na hora de ir atrás de um emprego. As novas gerações buscam além da boa remuneração, a flexibilidade, uma cultura da empresa que favoreça o crescimento, plano de carreira, benefícios, entre outros.

A flexibilidade no trabalho é tão valorizada que 83% dos entrevistados em uma pesquisa da IWG (Internacional Workplace Group) apontam este como um fator decisivo na escolha de uma proposta de emprego, demonstrando a crescente importância dessa modalidade para atrair e reter talentos​.

Outro estudo, desta vez conduzido pela WeWork, indicou que a falta de flexibilidade é uma fonte significativa de frustração no trabalho.

Isso evidencia uma mudança nas prioridades dos profissionais nos últimos anos, apresentando um foco crescente em flexibilidade de horários e modelos de trabalho, bem como no equilíbrio entre vida pessoal e profissional​​.

Com tudo isso em mente, analise quais são os fatores que devem ser utilizados como chamarizes para a vaga. Ao invés de focar todos os esforços apenas no salário, distribua isso com a flexibilidade, benefícios e perspectivas de crescimento.

  • Use etapas claras e diversificadas

recrutamento digital plataforma
Etapas do processo de recrutamento digital.

Ninguém merece passar por processos seletivos confusos e repletos de etapas similares umas às outras. Muito menos os candidatos às vagas na sua empresa, hein?

Ao invés disso, proponha etapas diferenciadas, que testem diferentes habilidades e possibilidades dos seus candidatos. Também é importante deixar claro sobre como e quando o processo irá terminar, pois isso mantém os candidatos engajados e interessados na continuidade da seleção.

Isso facilita a seleção e deixa o processo menos pesado para todos os envolvidos, que passam a entender o que se espera deles.

  • Aprimore a experiência do candidato

Com o passar do tempo e ganhando experiência, a sua empresa deve tornar o processo de recrutamento cada vez mais interessante e eficiente.

Além de recrutar os melhores profissionais, os recrutamentos também devem ser capazes de mostrar aos candidatos quão organizados são os processos da empresa.

Isso ajuda até mesmo a melhorar o encantamento destes, que mesmo sem serem aprovados, podem retornar para outra oportunidade mais preparados e tranquilos.

Por isso, busque entender quais são os problemas e dificuldades que os recrutadores e os candidatos tiveram ao longo do processo e tente corrigi-los nos próximos. O feedback pode ser feito tanto por escrita livre quanto por pesquisas de opinião quanto por questionários com perguntas fechadas, de forma a entender a percepção de todos os envolvidos.

Ah, embora seja algo “óbvio”, é importante que essas opiniões sejam colhidas de maneira anônima. Isso garante que os feedbacks serão mais genuínos e sinceros, evitando receios comuns em candidatos não aprovados de que uma “resposta errada” pode tirar de vez a chance deles em outras oportunidades.

Com tudo isso, a empresa forma um ciclo virtuoso, que tende a tornar a empresa cada vez mais otimizada e eficiente.

  • Evite usar plataformas genéricas para o recrutamento digital

Como você sabe, hoje não faltam sites e plataformas que oferecem planos de recrutamento e oferta de vagas.

No entanto, boa parte delas não investe especificamente em um setor, fazendo com que o processo de contratação de um médico seja idêntico à contratação de um mecânico, por exemplo.

Isso é algo muito ruim, pois vagas específicas precisam de um cuidado especial, tanto do ponto de vista da avaliação técnica quanto pessoal.

Como os hunters dessas empresas poderiam avaliar que um profissional da área da saúde é a pessoa certa para estar na sua clínica se elas não entendem quase nada do setor?

Por isso, o ideal é buscar plataformas que tenham um time especializado na área da saúde. Isso permite a satisfação tanto dos candidatos, que terão acesso às melhores vagas, quanto das empresas, que terão mais informações específicas e processos seletivos bem definidos para a vaga certa.

  • Deixe o recrutamento digital para quem entende da área da saúde

Você concorda que se tem alguém que lida com um setor todos os dias, é provável que este tenha mais conhecimento do que alguém que lida com ele apenas eventualmente?

Essa é a diferença de quando você usa uma plataforma de recrutamento voltada exclusivamente para o setor de saúde com relação a uma que “pega tudo”. Embora boa parte delas seja competente e trabalhe para grandes empresas, é perceptível que elas trabalham “por atacado”, visando números e nem sempre fazendo um bom trabalho.

Talvez você mesmo já tenha se decepcionado com algumas dessas empresas na hora de recrutar seus funcionários. Se ela não fez a seleção ideal ou não foi organizada de forma satisfatória, por que não tentar outra abordagem?

Vamos te apresentar alguns dados sobre a Sinaxys para você entender do que estamos falando…

Como a Sinaxys pode ajudar no recrutamento digital da sua empresa da área da saúde?

recrutamento online entrevista
Profissional em busca de emprego.

Selecionar os candidatos certos para uma vaga aberta em sua empresa não é uma arte – é uma responsabilidade. E como a gente entende de recrutamento digital na área da saúde, pode deixar essa responsabilidade conosco!

Os números por si só já dizem muito sobre como somos uma plataforma completa e pronta para encontrar a pessoa certa para sua clínica, consultório ou hospital.

  • Mais de 15 mil médicos, dentistas e enfermeiros estão cadastrados na Sinaxys;
  • A Sinaxys já recebeu mais de 25 mil candidaturas;
  • Mais de 300 clínicas, consultórios e hospitais já confiam o seu processo de recrutamento digital à Sinaxys!

E vale dizer: nosso time de recrutadores está sempre trabalhando para buscar os profissionais que você precisa, independentemente da especialidade. Atuamos em todo o Brasil para encontrar o “match perfeito” entre sua empresa e o candidato certo.

Conheça todos os detalhes sobre a atuação da Sinaxys e revolucione de vez o seu processo de recrutamento online!

Conclusão

recrutamento online videochamada
Recrutamento digital.

Como você leu ao longo deste artigo, hoje em dia não há motivos para não pensar no recrutamento digital para conquistar os melhores candidatos e acertar na contratação.

Muitas empresas ainda pecam na hora de contratar, perdendo tempo com candidatos pouco engajados ou interessados. Isso acontece boa parte das vezes porque durante a seleção, poucas nuances foram avaliadas ou simplesmente porque as perguntas certas não puderam ser feitas.

Com o recrutamento digital é possível tornar o processo mais assertivo e eficiente, minimizando os erros de contratar o profissional errado, seja por falta de opções ou por um processo mal definido.

No entanto, como você percebeu, empresas que oferecem soluções genéricas de recrutamento online podem não oferecer o melhor serviço.

Opte por empresas que trabalham diretamente com o setor da saúde como a Sinaxys. Isso traz mais tranquilidade que os recrutadores trabalharão com o conhecimento da área e selecionarão apenas os melhores candidatos para cada vaga.

Quer conhecer o que a Sinaxys pode fazer ao transformar o seu processo de captação de talentos e recrutamento? Acesse a nossa landing page e perceba como tudo é simples, prático e fácil conosco!

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.