Clínica ampliada: o que é, principais objetivos, como implementar

clinica ampliada clinica ampliada
Compartilhe:

A clínica ampliada é uma abordagem inovadora no campo da saúde que busca ir além do enfoque tradicional, considerando não apenas os aspectos biológicos, mas também os aspectos psicossociais e culturais dos pacientes. Ou seja, é uma perspectiva que busca compreender de forma mais abrangente as condições de saúde e as razões por trás delas, envolvendo vários campos para chegar a um diagnóstico preciso.

Diferentemente da clínica convencional, que muitas vezes se concentra exclusivamente nos sintomas e doenças, a clínica ampliada visa empoderar o paciente como parte ativa do processo de tratamento. Isso implica em envolvê-lo nas decisões sobre seu cuidado, valorizando suas experiências e conhecimentos sobre sua própria saúde. Ao adotar essa abordagem, os profissionais de saúde reconhecem a importância da escuta ativa e da construção de uma relação de confiança com o paciente.

Porém, por compreender a complexidade e a conexão dos mais diversos fatores, não é das tarefas mais fáceis de serem implementadas. Neste texto, você saberá o que uma clínica ampliada, o que ela pode trazer de retorno para sua empresa médica e como implementá-la em um ambiente tão cheio de dificuldades.

O que é clínica ampliada?

clinica ampliada o que e
O que é clínica ampliada?

A clínica ampliada é uma abordagem na área da saúde que busca ampliar o olhar sobre o paciente, levando em consideração não apenas os aspectos biológicos da doença, mas também os aspectos psicossociais e culturais que influenciam sua saúde e bem-estar.

Ao adotar a clínica ampliada em sua gestão hospitalar, os profissionais de saúde buscam estabelecer uma relação de parceria com o paciente, o envolvendo ativamente no processo de cuidado e tomando em consideração suas vivências, crenças e contexto social.

Em outras palavras, o objetivo é promover uma visão mais integral do paciente, não limitando-se apenas ao tratamento dos sintomas, mas também considerando suas condições de vida, o impacto da doença em sua rotina, suas relações interpessoais e sua autonomia.

Conceito de clínica ampliada

O conceito da clínica ampliada nada mais é do que ampliar a compreensão sobre o paciente, indo além dos aspectos puramente biológicos da doença. Ou seja, podemos falar, de maneira simples, que é fazer um diagnóstico mais amplo e humano, pegando a parte e a incluindo no todo.

Por isso, é um conceito que reconhece a influência dos fatores psicossociais e culturais na saúde e bem-estar do indivíduo. Através dessa perspectiva, busca-se estabelecer uma relação de parceria entre profissional de saúde e paciente, levando em consideração suas experiências, valores e contexto social.

Dessa forma, a clínica ampliada promove uma visão mais integral do paciente, considerando não apenas os sintomas, mas também sua condição de vida, as consequências da doença em sua rotina e suas relações interpessoais, buscando um cuidado mais humano, participativo e contextualizado.

Histórico da clínica ampliada

O histórico da clínica ampliada não é dos mais precisos, com várias fontes entrando em conflito. Por isso, buscamos neste artigo trazer aqueles que pavimentaram o caminho para sua implementação no Brasil.

É certo que desde o início da década de 2000, a clínica ampliada tem sido uma diretriz para os profissionais de saúde no país. Essa abordagem foi instituída pelo Programa Nacional de Humanização da Assistência à Saúde, conhecido como HumanizaSUS, do Ministério da Saúde.

Esse programa trouxe modificações significativas na forma como os profissionais de saúde devem lidar com a atenção e a gestão em diferentes instâncias do seu trabalho e locais, sejam em clínicas particulares que atendam pelo SUS ou mesmo clínicas populares.

Quais os principais objetivos da clínica ampliada?

clinica ampliada objetivos
Quais os principais objetivos da clínica ampliada?

Já trouxemos alguns dos objetivos e conceitos de clínica ampliada, mas, agora, vamos dar maior enfoque ao tema. Confira abaixo.

Compreender melhor as condições de saúde do paciente e suas razões

A clínica ampliada tem como um de seus principais objetivos a compreensão aprofundada das condições de saúde do paciente e das razões que contribuem para sua situação atual. Isso envolve olhar que vai além dos sintomas apresentados, investigando os fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais que influenciam a saúde do indivíduo.

Por meio de uma abordagem mais abrangente, a clínica ampliada busca identificar as determinantes da saúde, como estilo de vida, condições de trabalho, acesso a serviços de saúde, apoio familiar e fatores socioeconômicos. Tudo isso faz com que a compreensão do quadro clínico do paciente seja mais certeira.

Além disso, ao compreender as condições de saúde do paciente e suas razões, a clínica ampliada possibilita um cuidado mais individualizado e direcionado às necessidades específicas de cada pessoa. Essa compreensão mais ampla permite identificar e abordar não apenas os aspectos físicos da doença, mas também as questões emocionais, sociais e culturais que podem estar envolvidas. Dessa forma, os profissionais da saúde podem desenvolver estratégias terapêuticas mais eficazes e personalizadas, visando não apenas o tratamento dos sintomas, mas também a promoção do bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Empoderar o paciente como parte ativa no tratamento

Um dos principais objetivos da clínica ampliada é empoderar o paciente, reconhecendo-o como uma parte ativa e participativa em seu próprio tratamento. Isso significa envolvê-lo nas decisões relacionadas à sua saúde, compartilhar informações relevantes e promover a autonomia do paciente na gestão do seu cuidado.

O objetivo é fornecer as informações necessárias para que o paciente possa compreender sua condição de saúde, as opções de tratamento disponíveis e os possíveis impactos de cada escolha. Dessa forma, o paciente se torna um agente ativo na definição dos rumos do seu tratamento, o que pode aumentar a adesão, a satisfação e a efetividade das intervenções terapêuticas.

Ampliação do diagnóstico considerando diversos campos de atenção que o paciente requer

A ampliação do diagnóstico, considerando os diversos campos de atenção que o paciente requer, é outro objetivo central da clínica ampliada. Como dito acima, esse tipo de abordagem reconhece que a saúde não é determinada apenas por fatores biológicos, mas também por fatores sociais, psicológicos e ambientais.

Portanto, busca-se realizar uma análise mais abrangente do paciente, levando em consideração não apenas os aspectos físicos, mas também os aspectos emocionais, culturais e sociais que podem influenciar sua saúde e bem-estar.

Dessa forma, o objetivo é garantir uma intervenção mais completa e adequada, abordando todas as dimensões relevantes para a saúde e o bem-estar do paciente.

Transformação dos instrumentos de trabalho

Outro dos principais objetivos da clínica ampliada é a transformação dos instrumentos de trabalho utilizados pelos profissionais de saúde.

Os instrumentos de trabalho são repensados para incluir uma abordagem mais ampla e integral da saúde, incorporando métodos de escuta ativa, avaliação das condições de vida, análise dos determinantes sociais da saúde e a valorização da participação ativa do paciente no processo de cuidado.

Além disso, essa transformação dos instrumentos de trabalho busca superar a visão reducionista do cuidado, promovendo uma abordagem holística da saúde. Nela, os profissionais de saúde são incentivados a adotar uma postura mais empática e inclusiva, onde o paciente é visto como um ser único, com sua história, valores e necessidades individuais.

Aumentar a eficiência e potencializar os resultados do profissional de saúde

Por fim, como tudo o que dissemos acima, a clínica ampliada consegue aumentar a eficiência e potencializar os resultados do profissional de saúde. Isso se dá porque os profissionais de saúde podem obter uma compreensão mais completa do quadro clínico, o que possibilita intervenções mais efetivas e personalizadas. Além disso, ao envolver o paciente de forma participativa no processo de cuidado, os profissionais de saúde podem contar com sua colaboração e adesão ao tratamento, o que contribui para melhores resultados de saúde.

A clínica ampliada também busca potencializar os resultados dos profissionais de saúde por meio da valorização da integralidade do cuidado. Isso implica em considerar não apenas o tratamento dos sintomas, mas também a promoção da saúde e prevenção de agravamentos. Compreendendo as diversas determinantes da saúde e envolvendo outros setores da sociedade, como educação, assistência social e cultura, os profissionais de saúde podem atuar de forma mais abrangente e preventiva, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e a redução da sobrecarga do sistema de saúde.

Quais são os serviços que fazem parte da clínica ampliada?

clinica ampliada servicos
Quais são os serviços que fazem parte da clínica ampliada?

Para criar uma clínica ampliada, vários fatores precisam estar envolvidos no processo. Dentre os serviços que fazem parte da clínica ampliada, podemos citar:

  • A escuta qualificada e acolhimento do paciente;
  • A elaboração conjunta do plano terapêutico;
  • O desenvolvimento de ações intersetoriais;
  • A educação em saúde;
  • O acompanhamento e monitoramento da evolução do paciente;
  • A promoção da participação e autonomia do paciente.

Esses serviços são implementados para garantir um cuidado mais abrangente, que considere não apenas a doença, mas também os fatores sociais, emocionais e ambientais que influenciam a saúde do indivíduo.

Para quais profissionais da saúde a clínica ampliada é direcionada?

Para participar de uma série de serviços distintos, é recomendado que estejam nas clínicas ampliadas médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

A abordagem da clínica ampliada é aplicável em diferentes áreas da saúde, como a atenção primária, a atenção especializada, a saúde mental, a saúde da mulher, a saúde da criança, a saúde do idoso, entre outras.

Quais as principais características da clínica ampliada?

clinica ampliada caracteristicas
Quais as principais características da clínica ampliada?

Chegou a hora de conhecer as características da clínica ampliada. Abaixo, diremos as principais:

Trabalha a autonomia do paciente

Uma das principais características da clínica ampliada é o foco na autonomia do paciente. Nessa abordagem, o paciente é encorajado e capacitado a tomar parte ativa nas decisões relacionadas à sua saúde.

Os profissionais de saúde têm como objetivo fornecer as informações necessárias para que o paciente possa compreender sua condição de saúde, as opções de tratamento disponíveis e os possíveis impactos de cada escolha. Dessa forma, o paciente é visto como um parceiro ativo no processo de cuidado, tendo voz e participação na definição dos rumos do seu tratamento.

Trabalha a escuta ativa do profissional de saúde

A clínica ampliada é caracterizada pela ênfase na escuta ativa por parte dos profissionais de saúde. Assim, os profissionais buscam ouvir de forma atenta e empática as preocupações, necessidades e expectativas dos pacientes. A escuta ativa envolve um diálogo aberto e genuíno, permitindo que o paciente se sinta compreendido e valorizado.

Essa prática de escuta aprofundada permite aos profissionais de saúde obter uma compreensão mais completa da situação do paciente, incluindo não apenas os sintomas físicos, mas também as dimensões emocionais, sociais e culturais que podem influenciar sua saúde.

Outra característica importante da clínica ampliada é a valorização da relação de parceria entre profissional de saúde e paciente. Nessa abordagem, o profissional não é visto como detentor único do conhecimento, mas como um facilitador do processo de cuidado. A relação de parceria envolve compartilhar informações, discutir opções de tratamento e tomar decisões em conjunto.

Tratamento de saúde humanizado

Outra das principais características da clínica ampliada é o tratamento de saúde humanizado. Essa abordagem coloca o paciente no centro do cuidado, reconhecendo sua individualidade e respeitando seus valores, preferências e necessidades.

Os profissionais de saúde se esforçam para estabelecer uma relação empática e acolhedora, demonstrando compaixão e cuidado genuíno. O objetivo é proporcionar um ambiente de cuidado que promova o bem-estar emocional e a dignidade do paciente, além de garantir que suas preocupações e experiências sejam levadas em consideração durante todo o processo de tratamento.

Quais são os benefícios da clínica ampliada?

clinica ampliada beneficios
Quais são os benefícios da clínica ampliada?

Falamos sobre alguns dos benefícios da clínica ampliada ao longo do texto. Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais nessas vantagens. Veja abaixo.

Benefícios da clínica ampliada para o paciente

A clínica ampliada traz uma série de benefícios para o paciente. Primeiramente, ao trabalhar com uma abordagem mais abrangente, a clínica ampliada possibilita uma compreensão mais completa das condições de saúde do paciente e de suas razões. Isso permite que o tratamento seja mais personalizado, direcionado às necessidades específicas de cada indivíduo.

Além disso, a clínica ampliada busca empoderar o paciente como parte ativa no tratamento, promovendo sua autonomia e participação nas decisões relacionadas à sua saúde. Isso fortalece a relação de confiança entre paciente e profissional de saúde, aumentando a adesão ao tratamento e contribuindo para melhores resultados.

Outro benefício da clínica ampliada para o paciente é a ampliação do diagnóstico considerando os diversos campos de atenção que o paciente requer. Essa abordagem mais ampla permite identificar e tratar não apenas a doença em si, mas também os fatores contextuais que podem influenciar a saúde do paciente.

Benefícios da clínica ampliada para o profissional de saúde

A clínica ampliada também traz benefícios significativos para o profissional de saúde. Em primeiro lugar, ao adotar uma abordagem mais abrangente, a clínica ampliada permite ao profissional desenvolver uma visão mais ampla e integrada da saúde.

Isso amplia seu conhecimento e habilidades, possibilitando uma compreensão mais completa das necessidades dos pacientes e dos fatores que influenciam sua saúde. Essa perspectiva ampliada enriquece o trabalho do profissional, proporcionando uma visão mais holística do cuidado e permitindo intervenções mais eficazes.

Além disso, ao envolver o paciente como parceiro no cuidado, a abordagem ampliada fortalece a relação entre profissional e paciente, criando um ambiente colaborativo e de confiança. Isso contribui para uma maior satisfação no trabalho, pois o profissional se sente valorizado e percebe o impacto positivo que sua atuação tem na vida dos pacientes.

Como implementar a clínica ampliada?

Implementar uma clínica ampliada não é dos processos mais fáceis. Mas, a seguir, daremos algumas dicas para você implementar a sua.

Formação de equipe multidisciplinar

A formação de uma equipe multiprofissional e multidisciplinar é essencial para implementar a clínica ampliada. Isso quer dizer que é importante reunir profissionais de diferentes áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros especialistas relevantes para o cuidado do paciente.

Essa diversidade de conhecimentos e perspectivas permite uma abordagem mais completa e integrada, abordando não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais, sociais e ambientais da saúde do paciente.

A equipe multidisciplinar deve trabalhar em conjunto, compartilhando informações, experiências e habilidades, promovendo a colaboração e o aprendizado mútuo.

Além disso, é necessário estabelecer canais eficientes de comunicação e promover a integração entre os profissionais. Reuniões regulares, discussões de caso e práticas de compartilhamento de informações são fundamentais para o sucesso da implementação da clínica ampliada.

Desenvolvimento das habilidades necessárias para lidar com as questões da clínica ampliada

Para implementar a clínica ampliada, é fundamental, também, o desenvolvimento contínuo das habilidades necessárias para lidar com as questões relacionadas a essa abordagem. Ou seja, os profissionais de saúde devem buscar constantemente aprimorar suas competências, adquirindo conhecimentos e técnicas que permitam uma atuação mais abrangente e centrada no paciente.

Isso envolve o desenvolvimento de habilidades de comunicação efetiva, escuta ativa e empatia, para estabelecer uma relação de confiança e compreensão mútua com os pacientes.

Além disso, é importante adquirir conhecimentos sobre os determinantes sociais da saúde, a fim de compreender os fatores que influenciam a saúde dos indivíduos, como condições socioeconômicas, acesso a serviços de saúde e outros aspectos do contexto social.

O desenvolvimento das habilidades necessárias para a clínica ampliada também inclui o aprimoramento da capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar. Os profissionais de saúde devem estar preparados para colaborar com outros especialistas, compartilhar informações, discutir casos clínicos e tomar decisões conjuntas. Isso requer uma postura aberta e respeitosa, reconhecendo o valor e a importância de diferentes perspectivas e conhecimentos na abordagem dos problemas de saúde dos pacientes.

Aplicação prática da escuta ativa

Se estamos falando de uma prática humanizada, não podemos deixar de falar que a prática da escuta ativa torna-se essencial. Isso envolve a habilidade de ouvir atentamente o paciente, demonstrando interesse genuíno em suas experiências, preocupações e necessidades. Durante a consulta, o profissional de saúde deve criar um ambiente acolhedor e seguro, encorajando o paciente a expressar-se livremente.

É importante fazer perguntas abertas, demonstrar empatia e validar as emoções do paciente, demonstrando compreensão e respeito. A escuta ativa permite ao profissional obter informações mais detalhadas sobre a condição de saúde do paciente, compreender sua perspectiva e tomar decisões compartilhadas sobre o plano de cuidados.

Auxílio da tecnologia na implementação da clínica ampliada

clinica ampliada tecnologia
Auxílio da tecnologia na implementação da clínica ampliada.

Conforme mencionado acima, algumas tecnologias desenvolvidas para a saúde desempenham um papel fundamental na prática clínica ampliada, trazendo benefícios significativos para o presente, indo muito além do que chamamos de medicina do futuro.

Os softwares médicos e o compartilhamento de prontuários eletrônicos permitem que os médicos discutam seus casos clínicos com mais facilidade e segurança. Essas ferramentas proporcionam um ambiente colaborativo, onde os profissionais podem trocar informações de forma ágil e eficiente, contribuindo para uma abordagem mais abrangente do cuidado. Não à toa, estão entre as principais tendências do futuro da medicina.

Além disso, a utilização de um software médico permite que os profissionais tenham mais tempo para se dedicar aos pacientes. Ao eliminar a necessidade de preencher papéis e documentos durante o atendimento, os médicos podem se concentrar plenamente em ouvir os pacientes com calma e atenção, fortalecendo a relação médico-paciente e proporcionando um atendimento mais humanizado.

Outra grande aliada da clínica ampliada é a teleconsulta. Essa modalidade de consulta remota permite que os médicos encaminhem pacientes para especialistas sem a necessidade de deslocamento físico, economizando tempo e recursos. A teleconsulta facilita o acompanhamento clínico, ampliando as possibilidades de atendimento e oferecendo uma alternativa conveniente e segura para médicos e pacientes se manterem conectados.

Em suma, a clínica ampliada, aliada ao uso de tecnologias adequadas, proporciona um atendimento mais completo, ampliando as oportunidades de prevenção e promovendo uma abordagem mais integral e humanizada da saúde dos pacientes.

Conheça a Sinaxys e encontre bons profissionais da área da saúde no mercado

Se você está em busca dos melhores profissionais para montar uma clínica ampliada, conheça a Sinaxys. Nossa plataforma conta com mais de 11 mil profissionais, entre médicos, dentistas e enfermeiros, cadastrados em 12 estados do Brasil e preparados para oferecer o melhor serviço em sua organização de saúde.

Nosso objetivo é simplificar o processo de recrutamento, sem grandes burocracias e gastos das empresas de RH, conectando gestor e profissional da forma mais fácil e rápida.

Se você é gestor venha para a Sinaxys e descubra como pode ser fácil recrutar!

Conclusão

clinica ampliada assistencia
Clínica ampliada.

Como você pôde ver ao longo do texto, a clínica ampliada surgiu como uma proposta que busca promover uma assistência de maior qualidade, na qual o médico atua em conjunto com uma equipe de diversos profissionais de saúde. Essa abordagem considera não apenas os aspectos biológicos, mas também os fatores sociais e psicológicos dos pacientes, visando uma assistência mais completa e eficiente.

Através da adoção da clínica ampliada, é possível oferecer um cuidado mais abrangente, baseado na compreensão das necessidades e na empatia pelos pacientes. Ao observar os diversos aspectos que influenciam a saúde, os profissionais podem garantir um atendimento mais integrado, considerando tanto os aspectos físicos como os aspectos emocionais e sociais dos indivíduos.

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.