Especialidades médicas: quais são reconhecidas pelo CFM – 2023

especialidades medicas especialidades medicas
Compartilhe:

Que a área da saúde tem se tornado cada vez mais competitiva e criteriosa, com diversas especialidades médicas, todos já sabem. Mas quem busca entrar neste mercado, não deve se desesperar, pois existem muitas especialidades médicas, e são elas que trarão o diferencial que você procura.

Optar pela educação continuada não só te ajudará a alcançar seus objetivos, como trará retornos que se estenderão por toda sua vida.

Para que você tenha uma ideia, até o século XIX, existia uma quantidade limitada de áreas para a especialização. Afinal, naquela época a medicina ainda era novidade, de certa forma.

Em grande contraste, na perspectiva atual, este mercado está cada vez mais avançado em termos de tecnologia e de opções para pós-graduação.Por um lado, isto pode parecer um motivo de grande comemoração, por outro, acaba por dificultar a tarefa dos profissionais na hora de escolher uma especialidade médica.

Mas não se preocupe. Sabendo dessa dificuldade, elaboramos este artigo completo sobre as diversas especialidades médicas, contando tudo o que você precisa saber para optar por aquela que é mais combina com você.

A seguir, vamos conhecendo cada uma delas.

Quais são as especialidades médicas reconhecidas pelo CFM (2023)?

especialidades medicas quais sao
Quais são as especialidades médicas reconhecidas pelo CFM (2023)?

Neste tópico você conhecerá a lista completa de especialidades médicas reconhecidas pelo CFM em 2023.

Entretanto, antes disso, é necessário entender o que é o CFM. O Conselho Federal de Medicina (CFM), foi criado em 1951, estabelecido na Capital da República (Distrito Federal) sua jurisdição vigora em todo o Brasil.

Cada estado também possui seu próprio conselho, chamados de Conselho Regional de Medicina (CRM), que ficam subordinados à autoridade maior.

O papel do CFM é de normatizar e fiscalizar a prática médica, utilizando do poder público para atender as necessidades da população de forma qualificada.

Entre suas principais atribuições estão o estabelecimento e alteração do Código de Ética Médica, controle e registro de médicos legalmente habilitados, aprovação dos regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais, dentre outros.

Por este motivo, o CFM é o órgão que você deve procurar ao formar-se na faculdade para realizar seu registro legal e, então, poder atuar como médico.

Agora que você já sabe como são regidos os cursos de graduação, é hora de conhecer a lista de especialidades reconhecidas no Brasil.

Todas as 55 especialidades médicas reconhecidas no Brasil

Conheça abaixo a lista das especialidades médicas que são reconhecidas no Brasil.

  1. Acupuntura
  2. Alergia e Imunologia
  3. Anestesiologia
  4. Angiologia
  5. Cardiologia
  6. Cirurgia Cardiovascular
  7. Cirurgia da Mão
  8. Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  9. Cirurgia do Aparelho Digestivo
  10. Cirurgia Geral
  11. Cirurgia Oncológica
  12. Cirurgia Pediátrica
  13. Cirurgia Plástica
  14. Cirurgia Torácica
  15. Cirurgia Vascular
  16. Clínica Médica
  17. Coloproctologia
  18. Dermatologia
  19. Endocrinologia e Metabologia
  20. Endoscopia
  21. Gastroenterologia
  22. Genética Médica
  23. Geriatria
  24. Ginecologia e Obstetrícia
  25. Hematologia e Hemoterapia
  26. Homeopatia
  27. Infectologia
  28. Mastologia
  29. Medicina de Emergência
  30. Medicina de Família e Comunidade
  31. Medicina do Trabalho
  32. Medicina de Tráfego
  33. Medicina Esportiva
  34. Medicina Física e Reabilitação
  35. Medicina Intensiva
  36. Medicina Legal e Perícia Médica
  37. Medicina Nuclear
  38. Medicina Preventiva e Social
  39. Nefrologia
  40. Neurocirurgia
  41. Neurologia
  42. Nutrologia
  43. Oftalmologia
  44. Oncologia Clínica
  45. Ortopedia e Traumatologia
  46. Otorrinolaringologia
  47. Patologia
  48. Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial
  49. Pediatria
  50. Pneumologia
  51. Psiquiatria
  52. Radiologia e Diagnóstico por Imagem
  53. Radioterapia
  54. Reumatologia
  55. Urologia

Opção é o que não falta, não é mesmo? Clicando aqui você pode ter acesso a algumas atribuições de cada uma dessas especialidades médicas para entender melhor como elas atuam.

Após absorver estas informações,surge a dúvida: e se eu escolher ser um clínico geral? Quais as diferenças entre o generalista e o especialista?

É isso que vamos explicar a seguir.

Diferenças entre um médico generalista e um médico especialista

O médico generalista, usualmente, é aquele que completou sua graduação e finalizou seus estudos a partir da obtenção do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) no seu Estado e decidiu não cursar nenhuma especialização.

Esses profissionais têm sua capacidade limitada ao atendimento geral, e podem atuar realizando diagnósticos, prescrevendo tratamentos, pedindo exames, fazendo check-ups e avaliando seu paciente de maneira mais integral e simples.

Por isso, o clínico geral não está apto a realizar procedimentos e interpretar exames mais complexos, que focam em uma parte mais específica.

Por outro lado, os médicos que optam por continuar seus estudos e escolhem uma área de especialização, estão capacitados a oferecer um atendimento mais profundo daquela determinada área, interpretando exames e realizando procedimentos complexos que estão dentro da sua especialidade.

Além disso, os especialistas se diferem dos generalistas em número de oportunidades, benefícios profissionais, pessoais e de remuneração. Um médico especialista hoje no Brasil ganha de 24% a 65% a mais do que um clínico geral.

Enquadram-se como especialistas também os médicos que são graduados em Cirurgia Geral ou Saúde da Família, mesmo que atuem como clínicos gerais.

A esta altura, você já está convencido a se especializar, não é mesmo? Contudo, antes de correr para preencher sua matrícula, é fundamental saber quais especialidades médicas cobram algum requisito.

Confira a seguir.

Especialidades médicas sem pré-requisito e com pré-requisito

É importante saber que existem algumas especialidades médicas que cobram alguns requisitos, ou seja, exigem que você já tenha um título prévio de pós-graduação para poder cursá-las.

Por exemplo, o pré-requisito para fazer um curso de cardiologia, é ter em mãos seu certificado de especialização em cirurgia geral.

Porém, algumas especialidades médicas não têm pré-requisito e lhe possibilitam um acesso direto ao curso, sem a necessidade de um certificado anterior.

Neste link, você pode obter acesso às especialidades com e sem pré-requisito.

Agora, é possível que você esteja pensando: Bom, e caso eu queira fazer uma residência? Como funciona?

Entenda a seguir.

Diferenças entre especialização, residência e pós-graduação

especialidades medicas especializacao residencia por graduacao
Especialidades médicas.

Entende-se por pós-graduação a formação acadêmica disponível para aqueles que já concluíram o bacharelado, com o objetivo de fornecer um estudo centrado e subir o nível destes profissionais.

No Brasil, especialização e pós-graduação têm o mesmo significado, e podem ter duas modalidades: as formações lato sensu e stricto sensu.

Os cursos stricto sensu são focados no aprendizado teórico, caracterizando uma educação mais restrita. Em contrapartida, a modalidade lato sensu traz uma formação teórica-prática, marcada pela aprendizagem completa e ampla. Estes são segmentados em MBA, exclusivos para setores envolvendo gestão e administração, e residência, para o setor da saúde.

A residência é muito mais do que uma simples especialização médica. Reconhecida como “padrão ouro” dos médicos, envolve práticas no modelo de clínica ampliada, emergindo o estudante na sua área de atuação através de aulas 80% práticas e 20% teóricas, ministradas nos próprios hospitais, universidades ou institutos de pesquisa.

Por ser muito reconhecida e disputada no Brasil, para ingressar em uma residência médica se faz necessário passar por um processo seletivo acirrado, diferente das especializações.

Como se especializar em uma área da medicina?

Para se especializar em uma área da medicina, o requisito base é ter seu diploma de graduação em medicina. Entretanto, não é só isso. Depois de obter seu primeiro certificado, é preciso reunir cópias de seu comprovante de residência, CPF, diploma, identidade e uma foto 3×4, e fazer o cadastro no site do CRM do seu Estado. Lembre-se de pagar a anuidade para manter seu registro legal ativo.

Em seguida, avalie os benefícios oferecidos por cada tipo de pós-graduação, verificando qual categoria se enquadra melhor aos seus objetivos de carreira. Prepare-se para dedicar o seu tempo para montar um planejamento.

Estude e se informe sobre uma boa instituição, para garantir se você está dentro dos requisitos exigidos pela mesma e não esqueça de ler atentamente os editais de cada programa.

Caso almeje ingressar em uma residência, o ideal é se organizar para estudar bastante, pois o processo seletivo não é fácil.

Para os cursos strictu sensu o ingresso não é simples, porém não chega a ser tão intenso quanto os latu sensu. Como na residência, o estudante passará por uma análise curricular e uma entrevista.

Entretanto, só será realizada apenas uma avaliação escrita, relativamente menos complicada do que a do processo seletivo de residência, adicionada a elaboração de um pré-projeto de pesquisa.

Lembrando que após a conclusão da sua especialização, é preciso realizar um novo registro no Conselho Regional de Medicina, dessa vez, como especialista.

Para fazer este registro, separe uma cópia frente e verso do seu título de especialização e preencha o cadastro no site. Para finalizar, leve esse documento presencialmente até o Conselho.

Seu título de especialista deve ser obtido pela Associação ou Sociedade Brasileira da respectiva especialidade, que precisa ser filiada à Associação Médica Brasileira (AMB).

Neste link, você pode entender melhor como se cadastrar no Conselho e quais são os valores das taxas que devem ser pagas para realizar seu registro.

Se você ainda se sente um pouco perdido e não sabe nem por onde começar, fique tranquilo. No próximo tópico você vai descobrir como encontrar a área da medicina que melhor se encaixa em seu jeito de trabalhar e se relacionar.

Como decidir em qual área de especialização seguir?

O seu futuro está completamente relacionado à especialidade médica que você escolher seguir. Por isso, esta é uma decisão extremamente pessoal, que pode ser muito fácil para alguns e muito difícil para outros.

Pensando nisso, separamos alguns questionamentos que podem ser feitos para te ajudar nesta reflexão. Veja só:

  • Quais são os meus pontos fortes e quais são os fracos?
  • Gosto de fazer cirurgias?
  • Quais são os procedimentos que mais gosto de realizar?
  • Com qual público eu me identifico mais?
  • Prefiro o atendimento em consultórios, em emergências, ou os dois?
  • Qual será minha disponibilidade para trabalhar?
  • Quais matérias eu gosto mais de estudar?
  • Procuro dedicação exclusiva, ou algo mais flexível?

A conversa com colegas, outros médicos especialistas e professores, é uma ótima ideia para conhecer mais a fundo a rotina de trabalho, desafios e perspectiva profissional.

O Youtube e as outras redes sociais também estão cheias de vídeos bem detalhados sobre médicos que estão passando por uma situação semelhante, ou que mostram sua área de atuação.

Após esta primeira noção, é importante levar em conta, também, outros fatores importantes.

Tome conhecimento sobre a visão a longo prazo deste mercado, pesquise o perfil do paciente que você atenderá, considere qual será o local ideal para morar e a demanda financeira esperada.

É claro que o retorno financeiro acaba tendo peso nesse momento, mas o ideal é também colocar em foco aquilo que te trará prosperidade e satisfação pessoal. Quando você faz aquilo que ama, o restante vem com o tempo.

Ficou mais fácil não é? Com o objetivo de facilitar ainda mais sua jornada de autoconhecimento profissional, veja como funciona o curso de especialização médica, na prática.

Como é o curso de especialização médica?

Qualquer curso de especialização médica exige muito esforço e dedicação. Seja na sala de aula ou na residência médica, você aprenderá tudo sobre a especialidade escolhida, desde a parte básica, até as mais intensivas.

O seu preceptor ou professor explicará diferentes abordagens para solucionar os problemas dos pacientes, de uma forma muito mais ilustrativa e imersiva.

Na residência médica, você se habituará à sua futura rotina, substituindo os médicos faltantes, realizando plantões, se responsabilizando pelos casos urgentes e fazendo atendimentos de ambulatório sob supervisão.

Enquanto nas graduações stricto sensu você refinará seus estudos participando de palestras, congressos, atividades de extensão, aulas completas e interativas, pesquisas, entre outros.

Além do que, em todas as pós-graduações, você terá a chance de ampliar seu networking e acesso a oportunidades que lhe trarão muito mais benefícios.

Acompanhe nos próximos tópicos as dúvidas mais frequentes que reunimos sobre as especialidades médicas.

Existem especialidades médicas específicas para o médico plantonista?

Não. Médicos de todas as especialidades estão sujeitos a plantões. Porém, os especialistas de determinadas áreas, por terem conhecimentos mais abrangentes sobre os campos mais relacionados às emergências, acabam por ser mais solicitados para serem médicos plantonistas. É o caso dos ortopedistas, cardiologistas, neurologistas e cirurgiões gerais.

De forma geral, cada setor costuma ter seu médico plantonista, fazendo com que a instituição de saúde não fique desamparada caso precise de seus especialistas fora do horário convencional.

Quantas especialidades pode ter um médico?

De acordo com o Decreto Lei 4.113/42, o médico pode ter até duas especialidades, sendo proibido capacitar-se em um número de especialidades médicas maior do que este.

Quais as especialidades médicas mais procuradas?

especialidades medicas mais procuradas
Quais as especialidades médicas mais procuradas?

As especialidades médicas mais procuradas, ou consideradas mais difíceis para o ingresso são: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Anestesiologia.

E as menos procuradas?

Já as especialidades médicas menos procuradas, ou mais tranquilas para o ingresso são: Cirurgia de Mão, Radioterapia e Genética Médica.

Quais são as especialidades médicas mais bem pagas?

As especialidades médicas mais bem pagas em 2021 são: Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Anestesia.

Citando um Cirurgião Plástico como exemplo, sua média salarial é de R$18.500,00.

Quanto tempo leva uma especialização médica?

As especializações médicas tem a duração de 2 a 5 anos, dependendo de qual especialidade e modalidade de pós-graduação você irá cursar.

Aprofundando em temas ligados a especialidades médicas específicas

especialidades medicas temas ligados
Aprofundando em temas ligados a especialidades médicas específicas.

Agora que você já entendeu como funciona o processo de especialização médica, podemos aprofundar em outros temas ligados ao assunto, não é mesmo? Dessa forma, você poderá conhecer ainda melhor onde se encaixa cada especialidade. Vamos lá?

Quais especialidades médicas atuam no processo de doação de órgãos?

Sabemos que uma grande parte dos órgãos do corpo humano podem ser doados após o falecimento de um indivíduo ou, até mesmo, partindo de uma pessoa viva. Rins, córneas, coração, fígado. Essas e outras partes do corpo podem ser transplantadas de uma pessoa para outra em um procedimento que vem salvando mais e mais vidas ao longo dos anos.

Existe uma especialidade médica que sempre deve estar presente em situações desse tipo: o patologista.

Este profissional tem como responsabilidade verificar se o órgão a ser doado está em boas condições e em pleno funcionamento para desenvolver suas funções em um novo corpo.

A retirada do órgão do doador e realocação em uma nova pessoa deve ser realizada por uma equipe de cirurgiões que deve ser credenciada pelo Ministério da Saúde e deve ter feito um treinamento para esse tipo de procedimento.

Quais são as tendências atuais que o nutricionista precisa estar atento?

O nutricionista é o profissional responsável por prescrever dietas que sejam equilibradas em nutrientes e calorias. Principalmente após a pandemia, a profissão tem passado por uma grande valorização, já que a alimentação é uma das melhores formas de manter a imunidade alta, evitando a contaminação por vírus.

Com isso, a procura por esses profissionais tem aumentado exponencialmente, assim como sua importância para a sociedade.

Dentro da nutrição, existem diversas áreas de atuação e, atualmente, algumas delas estão ainda mais em alta que as outras, como a nutrição esportiva, a gastronomia, o marketing nutricional e a assessoria para as indústrias de alimentos.

Além disso, os locais que mais buscam a contratação de nutricionistas no momento são os hospitais, clínicas, instituições de ensino, cruzeiros, indústrias e supermercados.

Qual especialidade médica é responsável por monitorar o batimento cardíaco fetal?

A especialidade médica responsável por monitorar o batimento cardíaco fetal, assim como realizar todo o acompanhamento pré-natal é a obstetrícia.

O obstetra é o médico especialista no sistema reprodutivo feminino, cuidando da gravidez e também do parto. É ele quem garante que a mãe e o bebê estejam cheguem saudáveis ao momento do parto, e também pode interferir caso ocorra algum problema neste caminho.

Muitas pessoas confundem essa especialidade com a ginecologia, porém, o ginecologista é responsável por cuidar de todo o trato íntimo da mulher, desde o sistema reprodutivo, até o sistema urinário e também as mamas.

Podemos dizer, então, que as duas especialidades são complementares, e sua linha divisória encontra-se em torno da gravidez. Por serem especialidades que têm tanto em comum, muitos médicos optam por se formar em ambas, tornando-se ginecologistas obstetras.

Como atuar no mercado da medicina do trabalho?

A medicina do trabalho, também chamada de medicina ocupacional, está relacionada à saúde física e mental dos trabalhadores de empresas e do setor público. Em outras palavras, essa especialidade médica tem foco em garantir o bem estar dos trabalhadores, auxiliando na prevenção de doenças e acidentes que possam ocorrer no ambiente de trabalho, bem como apoiando o trabalhador caso esses problemas ocorram.

Para atuar nesse mercado, o profissional deve ser formado em medicina e especializar-se em medicina do trabalho. Então, ele deverá ser aprovado na Prova de Título de Medicina do Trabalho, que é realizada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Após passar nessa avaliação, o profissional estará apto para atuar na área em todo o território nacional.

No que consistem as especialidades médicas de endocrinologia e metabologia?

O médico especialista em endocrinologia e metabologia é responsável pela análise das glândulas endócrinas e pelo tratamento de doenças relacionadas ao sistema endócrino, como, por exemplo, problemas na tireoide e de crescimento.

A metabologia é focada nas funções do metabolismo, ou seja, as transformações que trazem energia para o bom funcionamento do corpo, como o controle do peso, a renovação celular e o tratamento para as funções reprodutivas sexuais.

Já a endocrinologia é responsável por realizar o diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos hormônios. Além disso, os endocrinologistas também são acionados por pacientes que pretendem perder peso ou fazer suplementação alimentar focada na prática de atividades físicas.

De forma resumida, podemos dizer que o especialista em endocrinologia e metabologia tem como função monitorar o funcionamento das glândulas e as taxas de hormônios de seus pacientes em busca de prescrever os melhores tratamentos ou reposições hormonais, caso necessário.

Como é a escala de trabalho de uma obstetra?

especialidades medicas escala obstetra
Especialidades médicas.

Um médico obstetra pode atuar em diversas áreas do mercado, desde hospitais públicos ou privados, maternidades, clínicas, ONGs, ambulatórios ou, até mesmo, ter seu próprio consultório. Por isso, como em outras especialidades, a escala de trabalho é bastante variada, conforme o local onde o profissional atua.

Porém, podemos dizer que, em média, o obstetra trabalha cerca de 20 a 23 horas semanais. É importante lembrar que, muitas vezes, o médico trabalha em mais de um lugar, portanto, no fim das contas, essa jornada pode ser bem maior.

O que se trata na dermatologia?

A dermatologia é a área da medicina que cuida da pele, dos cabelos e das unhas. É a dermatologia que deve ser buscada quando apresentamos problemas como micoses, acne, queda de cabelo, unhas fracas, dentre outros.

Além disso, essa especialidade pode tratar também de procedimentos estéticos, cirúrgicos e, até mesmo, oncológicos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são mais de 3 mil doenças tratadas por essa especialidade. Dentre essas doenças, podemos listar:

  • Dermatite;
  • Acne;
  • Micoses superficiais;
  • Nevos melanocíticos (pintas);
  • Verrugas virais;
  • Foliculite.

Quais doenças se trata na oftalmologia?

A oftalmologia é a especialidade médica responsável por diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças na região dos olhos. Dentre essas doenças, podemos destacar miopia, astigmatismo, estrabismo, hipermetropia, catarata, glaucoma, conjuntivite, degeneração macular, e muito mais.

Essa especialidade é, atualmente, uma das 10 que mais possuem profissionais atuantes no Brasil, além de ser de extrema importância, já que cuida da saúde dos olhos, que fazem toda a diferença em nosso dia a dia. O oftalmologista busca estudar todo o histórico ocular do paciente para garantir os tratamentos adequados e o bom funcionamento do sistema ocular.

O que se faz em cardiologia?

O cardiologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares, ou seja, doenças que afetam coração e sistema circulatório, como hipertensão, infarto, arritmia, cardiopatia congênita, insuficiência cardíaca, dentre outras.

Com base em exames clínicos e exames cardiológicos específicos, o médico da área prescreve os remédios e tratamentos, ou indica e realiza cirurgias.

Outra função dos médicos especialistas em cardiologia é a reabilitação dos pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca ou circulatória ou que passaram por uma cirurgia desse tipo.

Qual é a diferença entre gerontologia e geriatria?

especialidades medicas gerontologia geriatria
Especialidades médicas.

Tanto a geriatria quanto a gerontologia são áreas que tratam pacientes idosos. Por isso, as duas especialidades acabam se confundindo um pouco.

A geriatria é uma área da medicina que tem como objetivo o tratamento e prevenção das doenças que ocorrem com as pessoas em processo de envelhecimento, como a demência, depressão, quedas, problemas com a postura, dentre outras

Já a gerontologia é uma ciência dedicada ao envelhecimento como um todo e, por isso, é mais abrangente. Assim, ela pode envolver outros profissionais, como assistentes sociais nutricionistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Qual o impacto do trabalho do quiropraxista no paciente?

A quiropraxia é uma especialidade da saúde que faz diagnósticos, trata e previne problemas nos nervos, músculos e ossos. A prática consiste em técnicas realizadas com as mãos, que ajudam na flexibilidade do paciente, na diminuição de suas dores e na recuperação de suas vértebras, músculos e ligamentos.

Essa técnica também ajuda a relaxar o corpo, proporcionando bem estar e a diminuição da tensão e da ansiedade.Porém, o principal foco do profissional de quiropraxia é o tratamento de hérnias de disco e da má postura que causa dores nas costas e de cabeça.

As técnicas da quiropraxia são realizadas como exercícios físicos, reeducação postural e manipulação do corpo utilizando as mãos. Veja abaixo quais são os principais problemas tratados por um quiropraxista:

  • Dores de cabeça;
  • Dores na coluna;
  • Estresse;
  • Dores ciáticas;
  • Bursite;
  • Bruxismo;
  • Torcicolo;
  • TPM;
  • Hérnia de disco;
  • Tensão muscular;
  • Lombalgia;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Problemas nas articulações;
  • LER.

Qual a diferença entre um neurologista e um neurocirurgião?

O neurologista e o neurocirurgião costumam trabalhar de forma complementar tratando doenças ligadas ao sistema nervoso central e periférico. Porém, as duas especialidades têm diferenças importantes, que vão muito além da formação dos profissionais.

O neurologista é um profissional com conhecimentos em neurologia clínica, farmacologia do sistema nervoso e bioquímica cerebral, além de psiquiatria e geriatria, já que grande parte das doenças neurológicas afetam idosos e pessoas com problemas relacionados à demência.

Ele avalia, diagnostica, trata e acompanha pacientes em pós-operatório, sendo capazes de identificar quaisquer sequelas. Também trata doenças como enxaqueca, esclerose múltipla, epilepsia e encefalite.

O neurocirurgião, por sua vez, é o profissional com conhecimento em técnicas cirúrgicas, neuroanatomia, terapias intensivas e trauma, além das doenças neurológicas. Esse especialista trata de tumores cerebrais, de nervos periféricos e de hipófise, aneurismas, hérnias de disco, fraturas da coluna, dores crônicas, traumatismo craniano, dentre outras.

Práticas de medicina integrativa

A medicina integrativa é um tipo de medicina que busca integrar todos os pontos do ser humano em um tratamento, desde a parte física, até a mental. Ou seja, quando um paciente chega ao hospital ou clínica apresentando problemas de saúde, devem ser levados em conta quesitos como corpo, mente e espírito, independente de a origem do problema ser física ou mental.

De forma resumida, podemos dizer que a medicina integrativa acredita que problemas de saúde devem ser avaliados e solucionados tomando como base uma mescla entre a medicina tradicional e métodos alternativos.

Entre as práticas da medicina integrativa, podemos citar:

  • Aromaterapia: terapia usando óleos essenciais puros com o objetivo de trazer bem estar ao paciente;
  • Fitoterapia: técnica que utiliza plantas e vegetais para prevenir e tratar doenças;
  • Práticas de expressão corporal: abrangem modalidades como dança, alongamento e outras atividades relacionadas com a movimentação do corpo;
  • Homeopatia: prática terapêutica milenar que busca focar no paciente e não na doença;
  • Acupuntura: técnica da medicina chinesa que consiste na aplicação de agulhas em áreas específicas do corpo, de acordo com o problema a ser tratado.

O que se entende por radiologia digital?

Entende-se por radiologia digital o tipo de radiologia que faz a captação das imagens usando os sensores digitais de raio X descobertos pelo físico Wilhelm Conrad Röntgen. Neste tipo de raio X, as imagens são enviadas diretamente para um computador e podem ser gerenciadas pelo profissional para uma avaliação mais precisa.

Outra vantagem da radiologia digital é que ela permite que, uma vez que já esteja no sistema, a imagem seja melhorada para que se possa buscar resultados mais precisos. Existem diferentes tipos de softwares com funcionalidades que permitem adequar tal imagem de acordo com o necessário para o diagnóstico do paciente.

Quais especialidades médicas trabalham com imagiologia médica?

Imagiologia médica é uma especialidade que ajuda a fornecer diagnósticos clínicos e a fundamentar escolhas terapêuticas de forma mais eficaz. Ela consiste em realizar exames de imagem, como o raio X e a tomografia, por exemplo, a fim de encontrar diferentes problemas no organismo, como tumores, por exemplo. Essa especialidade também serve para guiar a injeção de medicamentos.

A especialidade médica responsável pela imagiologia é a radiologia. É o radiologista quem realiza os exames de raio X, como comentamos no tópico anterior, e também tomografias, ultrassom e todos os outros exames que captam imagens do corpo do paciente.

Qual é a especialidade médica que trata o transtorno somatoforme

O transtorno somatoforme é uma condição física na qual sintomas como coceiras no corpo ou acidez no estômago se manifestam no paciente, sem que necessariamente exista uma condição médica para explicar o sintoma, por mais orgânico que seja.

Pacientes diagnosticados com o transtorno somatoforme conversivo apresentam um conflito psíquico reprimido. Geralmente expressado no campo sensório motor e mental, revertido em linguagem corporal.

Sendo assim, a especialidade médica indicada para um tratamento inicial é o psiquiatra. Porém, outros profissionais, como um alergista ou um gastroendocrinologista, por exemplo, podem se relacionar no tratamento, buscando uma cura efetiva, dependendo do quadro.

Qual é a especialidade médica que trata a precordialgia?

A precordialgia é a dor no peito que aparece na porção central, à esquerda, podendo aparecer por males cardiovasculares, desgaste muscular, patologias digestivas, ansiedade, entre outros.

Portanto, como não deixaria de ser, o cardiologista é o médico responsável por tratar a precordialgia, pois ele poderá investigar o que, de fato, trouxe a dor cardiovascular e qual a melhor forma de tratá-la com precisão.

Além disso, ele poderá ser o profissional a investigar se você tem problemas familiares e como poderá, de fato, agir caso exista alguma patologia pregressa associada.

Conheça a Sinaxys e encontre profissionais qualificados para a sua organização de saúde

Agora você já conhece todas as especialidades médicas reconhecidas pelo CFM e pôde saber um pouco mais a fundo sobre algumas delas. Se você, gestor, deseja contratar médicos qualificados que atuam em diversas especialidades, conheça a Sinaxys!

A Sinaxys é uma plataforma que conecta organizações de saúde aos melhores profissionais do mercado. Com ela, o processo de recrutamento é fácil, rápido, e de baixo custo.

Contamos com uma base com mais de oito mil profissionais cadastrados dentre médicos, dentistas e enfermeiros, e estamos presentes em seis estados do sul e sudeste do Brasil.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e saiba como é fácil recrutar com a Sinaxys!

Conclusão

especialidades medicas tendencias
Especialidades médicas.

Segundo as tendências para o futuro na área da saúde, acabam ficando para trás os médicos que se limitaram à adquirir o Registro Legal. Por isso, vale realmente a pena optar pela especialização e obter grandes vantagens e oportunidades em uma carreira médica.

Com ela, um novo mundo de possibilidades está pronto para ser descoberto. Melhores salários, mais reconhecimento, ampliação da rede de contatos, isto para citar somente alguns privilégios de uma especialização, que poderão lhe trazer estabilidade e qualidade de vida.

Ainda assim, conforme a área da saúde se torna cada vez mais competitiva e criteriosa, muitos especialistas se encontram perdidos, sem saber onde conquistar um bom emprego. Mas os usuários da Sinaxys não enfrentam essa realidade.

Baixando o app, em apenas um clique você pode aumentar sua captação de pacientes, seu número de conexões e ter acesso às melhores vagas instantaneamente.

Cadastre-se agora mesmo e faça seu sonho profissional acontecer.

Leia também: A democratização da saúde e os smartphones

Compartilhe:

Posts que você também pode gostar

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.