Escala médica: como fazer sua montagem e controle

escala medica escala medica
Compartilhe:

A escala médica é de extrema importância no dia a dia de uma organização de saúde. No entanto, a gestão dessa escala pode ser bastante complicada, sendo que envolve não apenas as necessidades do hospital ou clínica, mas também a disponibilidade dos médicos.

Diversos fatores podem influenciar na montagem da escala médica, como a jornada de trabalho, por exemplo. Por isso, é importante que os profissionais responsáveis por essa tarefa estejam sempre bem informados a respeito das necessidades da organização, bem como os profissionais disponíveis e seus direitos.

Neste artigo vamos explicar melhor do que se trata a escala médica, como funciona, quem deve fazê-la e tudo o que você precisa saber para que a sua seja eficiente. Confira!

O que é a escala médica?

A escala médica nada mais é que a divisão de horas trabalhadas pelos médicos daquela instituição de saúde. Ela tem o objetivo de organizar suas jornadas de trabalho e suas folgas de forma a não sobrecarregar o profissional e torná-los mais produtivos e eficientes no atendimento dos pacientes.

As escalas normalmente são nomeadas da forma número x número, como, por exemplo, 6×1. Nessa disposição, normalmente, o primeiro número se refere ao período trabalhado e o segundo ao período de descanso. Sendo assim, no caso do plantão 6×1, são seis dias trabalhados para um dia de folga. Explicaremos melhor essas configurações mais adiante.

Qual a diferença de plantão e escala?

Como comentamos acima, a escala é a divisão das horas trabalhadas pelos profissionais de saúde de determinada instituição. Já o plantão é um regime de trabalho em que o médico precisa estar à disposição por, pelo menos, 12 horas seguidas em ambientes que precisam estar sempre em funcionamento, como pronto-socorro, UTI ou ambulatórios.

Qual a finalidade da escala médica?

escala medica finalidade
Qual a finalidade da escala médica?

A escala médica tem a finalidade de organizar os horários dos profissionais de saúde, dispondo da melhor forma seus horários de trabalho e de folga.

Uma escala de trabalho bem montada é fundamental para que não haja profissionais sobrecarregados, evitando que eles sofram com um burnout e fazendo com que o atendimento na organização de saúde seja mais eficiente.

Quem faz a escala médica?

escala medica quem faz
Quem faz a escala médica?

São responsáveis pela montagem da escala médica de uma instituição de saúde o gestor de cada equipe juntamente com a área de Recursos Humanos.

No caso da escala de plantões, cabe ao Diretor Técnico das instituições de saúde sua confecção.

Como funciona a escala de hospital?

A escala de trabalho em um hospital é firmada entre empregador e empregado já no contrato de trabalho, antes do início da atuação do profissional. Dessa forma, a organização precisa, primeiramente, conhecer as regras de cada tipo de escala e analisar qual delas se encaixa melhor em suas necessidades.

Um exemplo dessas regras é que o artigo 67 da CLT exige que todo empregado tenha, no mínimo, 24 horas consecutivas de descanso semanalmente, ou o artigo 368, que diz que “havendo trabalho aos domingos, será organizada uma escala de revezamento quinzenal, que favoreça o repouso dominical”.

Sendo assim, ao montar uma escala médica, o gestor deve, não apenas pensar nas necessidades do hospital, como, também, nas regras e no bem-estar dos profissionais.

Tipos de jornada de trabalho em uma escala médica

escala medica tipos de jornada
Tipos de jornada de trabalho em uma escala médica.

Existem diversos tipos de escalas que podem ser aplicadas à rotina dos médicos de uma organização de saúde: 12×36, 5×1, 5×2 e 6×1. Confira a seguir como funciona cada uma delas.

Escala de trabalho 12×36

A escala de trabalho 12×36 ocorre quando o médico trabalha por 12 horas e folga por 36 horas. Nesse tipo de escala, é direito do profissional uma hora de intervalo para o almoço.

Escala de trabalho 5×1

A escala de trabalho 5×1 ocorre quando o médico trabalha por cinco dias seguidos e pode tirar um dia de folga. Um ponto importante é que uma folga por mês deve ser, obrigatoriamente, em um domingo.

De acordo com a Constituição Federal, a jornada de trabalho não pode passar de 8 horas seguidas por dia ou 44 horas semanais.

Escala de trabalho 5×2

Já na escala 5×2 o médico trabalha cinco dias e tem dois dias de folga, sendo que as folgas podem ou não ser em dias consecutivos. Assim, a jornada do profissional é de 44 horas semanais dividida em 5 dias, o que quer dizer que ele trabalha 8 horas e 48 minutos por dia.

Escala de trabalho 6×1

Por fim, na escala 6×1 o profissional trabalha por seis dias na semana e folga um. Isso significa que esse médico trabalha, também, aos fins de semana, o que o dá direito a um domingo de folga a cada, no máximo, sete semanas. É importante dizer que, caso as jornadas aos domingos não sejam compensadas com folgas, o trabalhador deve ser remunerado em dobro por tais dias.

Como fazer escala de plantão médico?

escala medica como fazer
Como fazer escala de plantão médico?

Para fazer uma escala de plantão com eficiência, o gestor do hospital deve contar com uma equipe que tenha um número de funcionários suficiente à disposição para atender aos pacientes.

Esse ponto é de extrema importância, pois, quando uma organização de saúde tem escassez de funcionários , ela pode ser punida e perder contratos com prefeituras e instituições privadas. Isso porque a eficiência do atendimento é crucial para manter uma boa relação com essas outras instituições.

Sendo assim, existem alguns pontos que podem ajudar o gestor a montar uma boa escala de plantão, como:

Seguindo essas dicas, sua escala de plantão se tornará mais eficiente e com menos chances de “furos”.

Quantos plantões um médico pode dar em uma semana?

Um médico pode dar diferentes quantidades de plantões semanais dependendo do regimento interno da organização de saúde onde ele trabalha. Porém, de acordo com as leis trabalhistas, ele não pode ultrapassar 24 horas de trabalho ininterruptas.

A quantidade de plantões que um profissional da medicina dá, em média, a cada mês, gira em torno de 4 ou 5. Portanto, aproximadamente um por semana.

Como fazer um bom controle de uma escala médica?

escala medica controle
Como fazer um bom controle de uma escala médica?

Levando em conta tudo o que foi dito até agora, a dúvida que fica é: como fazer um bom controle de escala médica?

Para responder a este questionamento, existem alguns pontos que podemos levantar. Confira quais são eles a seguir.

Utilize sistemas automatizados de RH no controle da escala médica

Uma das formas mais eficientes para melhorar o controle da escala médica é automatizar os sistemas de RH. Essa melhoria é capaz de agilizar o processo, além de trazer economia, já que não serão necessários os altos custos com as empresas de RH e suas longas buscas pelos profissionais ideais.

Plataformas como a Sinaxys são uma ótima escolha para quem busca esse tipo de facilidade ao recrutar profissionais para sua escala médica. Nossa plataforma é totalmente automatizada, facilitando que profissionais e organizações se encontrem de forma rápida e fácil.

Mantenha sempre os dados de quadro de pessoal rigidamente atualizados

Ter os dados de quadro de pessoal atualizados é crucial para controlar a escala, pois, assim, o gestor consegue estar ciente dos funcionários que estão disponíveis para trabalhar e, então, dispô-los na escala da melhor maneira possível.

Tenha um bom controle de ponto

Ter um controle de ponto eficiente é uma ótima maneira de controlar a escala médica. Uma boa ideia é usar softwares para automatizar a ferramenta, facilitando o acompanhamento de cada funcionário. Dessa forma, é possível analisar seus horários e dias de trabalho, além dos plantões realizados, facilitando a análise das dinâmicas que funcionam melhor com os funcionários.

Outras dicas valiosas para a organização e controle da escala médica

escala medica dicas
Escala médica.

Existem também alguns outros pontos que podem ser observados para que o controle da escala médica seja melhor realizado, como cumprir determinadas as exigências legais, que podem ser negligenciadas por falta de atenção ou de conhecimento, por exemplo. Veja essa e outras dicas a seguir.

Esteja atento a tudo que exige a legislação vigente e acordos coletivos da categoria

O ponto de partida para administrar a escala de trabalho de seus funcionários é estar ciente do que a legislação vigente exige. Os profissionais responsáveis por essa tarefa devem conhecer a fundo as exigências legais para que não haja futuras dores de cabeça para a instituição, como processos trabalhistas, por exemplo.

RH deve agir em sintonia com o planejamento estratégico da empresa

Outro ponto importante para o setor de RH é estar sempre em sintonia com o planejamento estratégico da empresa e, assim, entender as necessidades daquela instituição.

Isso porque é essencial adequar a jornada de trabalho dos funcionários aos objetivos da empresa e analisar os diversos aspectos que podem ser afetados por essa configuração.

Programe bem a distribuição dos períodos de férias dos membros da escala médica

Outra medida extremamente necessária para ter um bom controle na escala é programar bem as férias dos funcionários envolvidos. E isso não somente pela obrigatoriedade legal, mas para que os trabalhadores sintam que são respeitados pela empresa, para que consigam descansar e para garantir uma boa experiência e um bom clima de trabalho.

Tenha uma comunicação interna assertiva e eficiente

Saber se comunicar internamente com seus funcionários de forma a atender não apenas às necessidades da empresa, como também a dos colaboradores, é um ótimo caminho para uma escala médica de sucesso.

Ter breves conversas com cada um deles para entender quais são os melhores dias de folga para cada um e tentar variar a escala de modo a ser justo com todos, pode evitar desgastes na equipe e fazer com o que o trabalho flua de uma melhor forma.

Conheça a Sinaxys e encontre profissionais qualificados para a sua organização de saúde

Quando se é gestor de uma organização de saúde, é preciso buscar as melhores maneiras para se contratar os profissionais ideais para as necessidades de sua clínica ou hospital. É preciso encontrar os melhores médicos para fazer com que sua escala se torne ainda mais completa e eficiente.

Para isso, conheça a Sinaxys! Por aqui o processo de recrutamento é muito mais rápido, fácil e com baixo custo, diferente de toda a burocracia e demora das tradicionais empresas de RH.

Nossa base conta com mais de 8 mil médicos, dentistas e enfermeiros qualificados e com experiência de mercado, em seis estados do sul e do sudeste do Brasil, prontos para serem conectados com sua instituição com agilidade e simplicidade.

Converse com a gente e descubra como é fácil recrutar com a Sinaxys.

Conclusão

escala medica profissionais
Escala médica.

A escala médica é a divisão das horas a serem trabalhadas pelos médicos na organização de saúde. Por meio dela, é possível organizar a jornada de trabalho, os plantões e as férias de cada profissional.

Para se ter uma escala eficiente, é importante ter ferramentas que ajudem os responsáveis por montá-la a ter uma visão mais precisa do controle de ponto dos profissionais. Além disso, é preciso também ter um conhecimento profundo da legislação da categoria para garantir que todos os direitos e deveres, tanto dos profissionais, quanto da instituição, sejam cumpridos.

E se você, gestor, busca os melhores profissionais para completar sua escala médica, conte com a Sinaxys. Temos os melhores médicos prontos para se conectar com sua organização de saúde. Faça seu cadastro e torne seu processo de recrutamento mais fácil e rápido.

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.