Marketing Odontológico: Estratégias e Dicas para Começar!

marketing odontologico menina gravando
Compartilhe:

O marketing odontológico é tão importante para a Odontologia, que já até abordamos este tema por aqui.

E hoje, nada melhor do que falar mais um pouco sobre isso, afinal, marketing é algo muito presente em nossas vidas, muito útil para todo tipo de negócio e profissional. Contudo, assunto recheado de dúvidas e regras – principalmente na área da saúde.

Mas, falando mais a respeito do conceito de Marketing: trata-se de um tipo de ciência que procura estar em contato com as pessoas a todo momento.

Sendo assim, você tem o marketing presente na televisão, na internet, em locais públicos, etc. São as estratégias e ações de marketing que chamam a atenção dos clientes e os atraem para um negócio, resumimos assim.

Não só no marketing odontológico, mas no marketing médico em geral, as finalidades do uso das ferramentas do marketing são bem definidas. Veja a seguir mais detalhes sobre o marketing odontológico, dicas e estratégias de como fazê-lo de forma eficaz e regras acerca disso.

Bora lá? Boa leitura!

O que é o Marketing Odontológico?

marketing odontologico medica segurando dente

Como já dissemos na introdução deste texto, o marketing odontológico possui um claro objetivo que é a divulgação do trabalho do profissional, como forma de atrair mais pacientes e fortalecer a marca do consultório.

O marketing digital ajudou a ampliar o alcance das estratégias de marketing, por meio da internet.

O que ajudou a diminuir custos e aumentar os benefícios. Mas, para que as ações sejam eficazes, é preciso conhecer o seu público-alvo e persona para que as estratégias sejam bem diferenciadas.

Para resumir, a verdade é que quando o dentista manda a propaganda odontológica para a pessoa errada está perdendo não só dinheiro, mas seu tempo.

Características do Marketing Odontológico

Como dissemos anteriormente, o marketing para odontologia tem suas características próprias e bem definidas. Afinal, o objetivo do uso dele é divulgar o trabalho do profissional da área, passando mais credibilidade e atraindo mais pacientes. 

Ou seja, usar o marketing na odontologia acaba por posicionar da melhor forma a imagem do profissional, através de uma maior visibilidade e autoridade digital, além de estreitar a relação com o público-alvo. Não só no marketing odontológico, mas no marketing médico em geral.

Quer saber mais sobre como realizar o marketing médico e as regras a serem seguidas pela CFM (Conselho Federal de Medicina), então veja: Marketing para médico: Guia completo para você começar.

Vantagens de investir no Marketing Odontológico

marketing odontologico dentista

Pode ser que você ainda não tenha notado, mas com a globalização imperando nas relações de consumo, tanto empresas quanto profissionais (inclusive, os da área da saúde)

precisam se adaptar aos novos tempos. Trata-se de uma nova era, onde as mudanças estruturais estão cada vez mais sentidas no mercado da saúde. 

Aliás, a essa altura você já deve saber que este mercado por si só já é muito disputado e competitivo, então a busca por novas estratégias e ações como forma de se destacar perante à concorrência é visível.

Com o mercado odontológico cada vez mais saturado, o profissional de odontologia (dono do seu próprio consultório, especialmente) precisa entender não só dos temas relacionados à prática clínica no ambiente odontológico, mas também que tem relação com a gestão e administração, como é o caso do marketing odontológico.

Confira abaixo as principais vantagens de se investir em estratégias do marketing odontológico e comece e, logo mais, dicas de como aplicá-las para você começar a usá-las em seu negócio e carreira hoje mesmo.

Fidelização de pacientes

Com o marketing na odontologia, o profissional tem a possibilidade não só de atrair mais pacientes para o seu consultório, no caso, como também  fidelizar estes pacientes. Ou seja, quando precisarem fazer algo, é você que estará em primeiro lugar na lista de contatos. Com isso, a receita é ampliada, tanto de um  profissional liberal ou de um consultório/clínica.

Pode parecer besteira, mas hoje em dia é preciso se destacar – então, um ambiente organizado e um bom atendimento tornam-se insuficientes para isso. É então que o marketing entra como forma de mostrar os seus diferenciais. Afinal, com tantos dentistas por aí, por quê devo escolher você?

Construção de autoridade

Como já ressaltamos por aqui também, construir uma autoridade em meio a um mercado tão disputado como é o da odontologia e da área da saúde em geral, faz toda a diferença para qualquer especialista. Isso porque,

Trata-se de uma forma que se tem uma das principais consequências de boas práticas de marketing – que é o reconhecimento pelo seu público alvo, tornando o profissional referência no ramo de atuação. Se você ainda não entende o que é e a importância do público-alvo na sua vida, clique aqui.

Diferencial de mercado

Com certeza ao chegar até aqui você já percebeu que ter um diferencial em meio à este mercado tão disputado faz toda a diferença, certo? Afinal, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO) são mais de 370 mil cirurgiões-dentistas pelo Brasil, fora o fato da carreira de odontologia ser uma das que mais atraem estudantes no país.

Uma ótima dica é investir no marketing de conteúdo, especialmente na internet – visto que os brasileiros são os que mais estão se conectando atualmente.

Redes sociais e blogs são uma ótima alternativa de atração de pacientes, mas cuidado! Há regras para este tipo de divulgação definidas pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO (logo mais você confere quais são!).

Oportunidade de se destacar frente aos concorrentes

Com mais de 370 mil profissionais na área odontológica espalhados pelo país e mais uma quantidade enorme de estudantes de odontologia prontos para exercer a profissão, o marketing odontológico é uma excelente aposta para se destacar diante de concorrentes.

Mostrar o seu trabalho, suas habilidades e seus diferentes, além de gerar um bom e confiável conteúdo no ambiente virtual, por exemplo, traz mais visibilidade e credibilidade ao seu trabalho. Te destacando!  Abaixo você confere algumas dicas de como usar o marketing odontológico a seu favor.

Marketing Odontológico – O que é permitido conforme as regras do CFO?

marketing odontologico dentista equipamentos

A nova resolução do Conselho Federal de Odontologia (CFO-196/2019) autoriza a divulgação de selfies de cirurgiões dentistas, acompanhados ou não dos pacientes. Contudo, o Conselho regulamenta que é necessária a autorização prévia do paciente por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. 

Antes e Depois dos tratamentos

Uma prática muito comum no Marketing Odontológico é a exibição do resultado dos tratamentos por meio de fotos “antes e depois”.

Eu diria que não só nesta área, mas na grande maioria das especialidades médicas – inclusive as que lidam com cirurgias. E a boa notícia para os dentistas é que agora este recurso é possível, tornando-se uma excelente alternativa de mostrar os seus trabalhos e se destacar em meio aos concorrentes.

Selfies dos profissionais

Fazer selfies dos profissionais mostra um lado mais humano deles e os aproxima ainda mais de seus pacientes. É outra ótima estratégia de gerar engajamento na internet e atrair mais pessoas ao seu consultório, porém, vale ter alguns cuidados nessa hora para não ultrapassar a linha de paciente e dentista. .

E o que fica proibido no Marketing Odontológico?

marketing odontologico equipe

As proibições definidas pelo CFO dizem respeito a utilização de imagens de equipamentos e procedimentos e divulgação de casos. Veja a seguir o que é proibido no marketing odontológico e procure evitar para não sofrer consequências.

Utilização de imagens de equipamentos e materiais

Mostrar imagens do diagnóstico e do resultado do tratamento é permitido, mas o CFO não autoriza a utilização de imagens de equipamentos e materiais odontológicos.

Divulgação de casos clínicos que não seja de autoria do profissional

De acordo com o CFO: todas as publicações com imagens ou vídeos precisam ter a identificação do profissional e seu número de inscrição, sendo vedada a divulgação de casos de autoria de terceiros.

Imagens durante os procedimentos

As imagens do “antes e depois” estão permitidas mediante aprovação do paciente, mas isso não se aplica aos procedimentos, pois o CFO proíbe a realização de imagens/vídeos durante os procedimentos e posterior divulgação, exceto em publicações científicas.

6 estratégias de Marketing Odontológico para você testar

marketing odontologico paciente sorrindo

O marketing está presente em quase tudo e, com a necessidade de redução de custos e, ao mesmo tempo, mensuração dos resultados, ele precisou se reinventar e acompanhar uma tendência forte do mercado, que é o crescimento forte do ambiente digital. Então, é preciso definir estratégias dentro e fora da internet.

Confira 6 estratégias de marketing odontológico para você começar a testar a partir de agora!

Faça o uso de vídeos

Os vídeos, além de gerar mais atração e engajamento  nas redes sociais, ajudam a detalhar mais os conteúdos e a não causar desentendimentos nos pacientes, visto que muitas vezes os textos podem gerar confusão na internet. O ideal, no entanto, é mesclar vídeos e textos no seu planejamento.

Peça feedbacks para seus pacientes

Sempre temos pontos a melhorar, não é verdade? Então é importante pedir feedback aos seus pacientes justamente por isso.

As pessoas buscam referências, sugestões e opiniões acerca do profissional que pretendem ir. Por este motivo, converse com seu paciente antes, durante e depois da consulta. Aliás, isso mostra ainda que ele tem importância para você.

Faça networking e participe de eventos na área

Outro ponto importante que sempre abordamos por aqui é a importância do network. Participar de eventos da área odontológica como palestras, congressos e workshops e fazer networking com colegas de profissão, te ajuda a ter uma boa rede de contatos.

Crie e faça a otimização da sua página no Google Meu Negócio

Ter uma conta no Google Meu Negócio hoje faz toda a diferença, visto que o Google é a ferramenta de busca mais utilizada, o que gera mais visibilidade ao seu negócio por destacá-lo.

Mas é claro que é preciso manter otimizado a sua conta, trazendo informações atualizadas para que os pacientes possam te contatar e não tenham problemas em te encontrar.

Tenha um site e esteja nas mídias digitais

Ter um site e estar presente nas mídias digitais traz muitos benefícios ao profissional (se as estratégias forem aplicadas de forma correta e as regras seguidas). Investir no marketing de conteúdo é um diferencial importante e gera credibilidade ao profissional, atraindo mais pacientes ao consultório.

Automatize processos

Vamos falar a verdade, são tantas as ferramentas de automatização de processos que o uso manual para fazê-los se tornou cada vez menor em clínicas e consultórios médicos e odontológicos. Isso porque, a tecnologia trouxe mais agilidade e rapidez aos processos, diminuindo filas e reclamações de pacientes.

Dicas Bônus para você ter sucesso no seu Marketing Odontológico

marketing odontologico paciente procedimento

Como o marketing é uma área muito ampla e cheia de atualizações, trouxemos mais algumas dicas bônus para você conseguir ter sucesso na aplicação do marketing odontológico. Veja a seguir.

Conheça o seu público-alvo e a persona

Público-alvo e persona são diferentes e você precisa investir em ambos quando falamos em marketing digital.

Basicamente, o público-alvo é aquele grupo de pessoas que as empresas buscam atingir através de ações de marketing, enquanto a persona representa um cliente ideal. Saiba como conhecer o seu público-alvo e persona.

Crie uma identidade visual

Identidade visual é tudo atualmente, pois são um conjunto de elementos que fazem você ser notado pelos seus pacientes. As cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva

Faça um planejamento

Tudo na vida é baseado em planejamento, se você tem metas e objetivos a se atingir, e no marketing odontológico não é diferente. Faça um planejamento das ações para saber quais são as mais efetivas no seu caso e quais não, por exemplo. Além de ser organizar com relação a calendário.

Leia livros sobre marketing

Marketing é uma área super em alta e que, por conta disso, sempre está se atualizando. São tantas atualizações que fica até díficil de entender ou acompanhar, por isso ler sobre o assunto é essencial até para você compreender melhor como tudo funciona. Separamos os melhores livros sobre marketing para você!

Leve em conta o Código de Ética Odontológica

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres dos profissionais da área odontológica e deve ser considerado na hora de implementar ações de marketing, pois muitas vezes, há regras a serem seguidas (já até falamos algumas por aqui).

Faça um monitoramento das suas ações

De nada adianta planejar e botar em ação, se não for feito um monitoramento das ações feitas. Você provavelmente está gastando dinheiro e tempo, então precisa entender se os seus gastos na verdade se tornaram um bom investimento a longo prazo.

Facilite a sua busca por vagas de emprego na área da Odontologia

Agora está na hora de entender como a Sinaxys pode te ajudar a ter uma boa rede de contatos capaz de dinamizar sua carreira na área médica.

Com a Sinaxys, você tem um site e aplicativo incrível e com muitas vagas na área da saúde, que vão de acordo com o perfil de cada um. Tudo para que você escolha a melhor opção. Acesse o site e confira as oportunidades!

Conheça a Sinaxys

A Sinaxys te ajuda ainda a criar uma rede de network eficaz e suficientemente capaz de te ajudar tanto na busca por novas oportunidades no setor, quanto em parceiras para captar pacientes para a sua clínica.

Além do mais, você tem conteúdos exclusivos sobre a área da Medicina para te deixar em dia com as últimas tendências do momento.

Conclusão

marketing odontologico dentista infantil

Neste artigo você pode perceber o quanto o marketing está presente em nossas vidas e o quanto a utilização de estratégias e ações de marketing na odontologia podem fazer a diferença para os profissionais da área conseguirem se destacar em meio à um mercado tão competitivo.

Além disso, te demos muitas dicas valiosas de como aplicar e não aplicar tais estratégias – focando especialmente no ambiente virtual, visto que os brasileiros são os mais conectados atualmente e buscam por tudo na internet, incluindo opiniões de profissionais antes mesmo de ligar para eles.

Entre as principais dicas fornecidas estão a de otimizar o seu Google Meu Negócio, criar uma identidade visual e conhecer seu público-alvo e persona, ler livros para ficar antenado sobre as inovações acerca do mundo do marketing (que pode acreditar, são muitas!), além de você fazer aquele poderoso network em eventos da área.

Aqui no blog você pode conferir ainda um artigo completo sobre a importância do networking para os profissionais da saúde, clique aqui. 

Outro ponto bastante abordado é o uso das tecnologias a seu favor, afinal, são muitas as ferramentas de automatização de processos na odontologia que estão disponíveis no mercado. Muitas delas tem um custo menor do que você imagina e trazem benefícios em todos os aspectos para sua clínica.

Também falamos de algumas proibições regidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) tais como divulgação de imagens ou vídeos de procedimentos, equipamentos e materiais, além da não identificação do profissional responsável pelos casos.

E aí? Curtiu saber mais sobre marketing odontológico? Se quiser ter mais acesso a conteúdo gratuito e de qualidade, não deixe de conferir nosso blog.

Compartilhe:

Posts que você também pode gostar

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.