Mercado de trabalho odontologia: como se preparar e se inserir

mercado de trabalho odontologia mercado de trabalho odontologia
Compartilhe:

Quem cursa odontologia precisa estar mais do que preparado, pois está prestes a desempenhar uma função de extrema importância para a sociedade: a promoção e a prevenção da saúde bucal. Mas você sabe como é o mercado de trabalho odontologia?

Sabemos que esta é uma área atraente para muitos estudantes, pois sempre está avançado em novas tecnologias em busca de maior segurança e qualidade nos tratamentos e também por possuir inúmeras possibilidades de atuação.

Por aqui já até falamos sobre Odontologia, mas, como se trata de um mercado amplo, é claro que não poderíamos falar desta carreira em apenas um artigo.

Então, confira a seguir como realmente está o mercado de trabalho odontologia e como se preparar para ser o melhor em meio a outros profissionais.

Boa leitura!

O que é a odontologia?

mercado de trabalho odontologia o que e
Mercado de trabalho Odontologia.

A odontologia é a profissão que cuida da saúde bucal das pessoas. Essa prática já existe desde o século XVI, porém, naquela época, não existiam as técnicas e equipamentos de hoje em dia, o que a tornava bastante difícil e dolorosa para os pacientes.

Os profissionais dessa área, os dentistas, são de extrema importância para a saúde da população. Eles não apenas removem cáries, cuidam da limpeza e da parte estética da boca, mas também podem salvar vidas.

Isso porque problemas bucais, como infecções ou distúrbios genéticos, podem afetar a saúde do corpo como um todo se não forem tratados adequadamente. Sendo assim, o profissional de odontologia deve ser bem preparado e, é claro, ter amor à profissão, já que tem em suas mãos uma grande responsabilidade.

Qual a diferença entre odontologia e ortodontia?

A ortodontia é a área da odontologia que cuida da correção dos dentes e dos maxilares. Essa especialidade tem um forte apelo estético, já que proporciona um sorriso mais bonito e harmonioso.

Mas, apesar disso, uma arcada dentária na posição correta também proporciona saúde, já que oferece uma mastigação mais eficiente, facilita a limpeza dos dentes e previne que o paciente sofra com futuras doenças e perdas de dentes.

A ortodontia pode ser classificada em três tipos: a preventiva, que é realizada desde a infância; a interceptativa, que foca no desenvolvimento do problema; e a corretiva, que atua na correção de um problema já existente.

Como é a formação de um odontologista?

Para se tornar um profissional de odontologia, é preciso dedicar bastante tempo aos estudos. O curso de formação tem uma programação bastante intensa e exige que o aluno participe de muitas atividades práticas e aulas em laboratório para aprender, de fato, como é a profissão.

A faculdade de odontologia tem duração de, no mínimo, 4.000 horas que costumam ser distribuídas em cinco anos. Dessa carga horária, 20% deve ser dedicada a estágios supervisionados obrigatórios.

Além disso, após o curso de formação básica na área, muitos alunos optam por fazer uma especialização ou pós-graduação, já que isso se torna um importante diferencial na carreira do dentista recém-formado. Hoje em dia, existem 19 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Falaremos sobre elas mais adiante.

Como é a residência em odontologia?

Assim como em toda profissão, para se tornar um profissional de sucesso é preciso muita dedicação e estudos. Por isso, a residência em odontologia é parte crucial na formação profissional.

Para ingressar em uma residência, o aluno deve, primeiramente, passar por um processo seletivo que é realizado em três etapas: a prova de conhecimentos gerais e específicos (objetiva e discursiva), análise de currículo lattes e entrevista.

Após o ingresso na residência, o aluno trabalhará na metodologia de clínica ampliada, que funciona de acordo com uma revisão do modelo assistencial. O residente dará assistência no atendimento de pacientes e em cirurgias, tendo a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu na faculdade.

O programa de residência é dividido em dois momentos: um primeiro em que terá foco em ambientes hospitalares e uma visão geral da profissão e um segundo em que poderá optar por dar ênfase a alguma especialidade.

Quais são as especialidades odontológicas reconhecidas pelo CFO?

mercado de trabalho odontologia especialidades cfo
Mercado de trabalho Odontologia.

Como comentamos anteriormente, existem 19 especialidades odontológicas reconhecidas pelo CFO. Até 2020 eram 23 especialidades, porém, quatro delas foram retiradas da lista, restando apenas as 19 que veremos na lista a seguir:

1- Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;

2- Dentística;

3- Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial;

4- Endodontia;

5- Estomatologia;

6- Radiologia Odontológica e Imaginologia;

7- Implantodontia;

8- Odontologia Legal;

9- Odontologia do Trabalho;

10- Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais;

11- Odontogeriatria;

12- Odontopediatria;

13- Ortodontia;

14- Ortopedia Funcional dos Maxilares;

15- Patologia Bucal;

16- Periodontia;

17- Prótese Buco-Maxilo-Facial;

18- Prótese Dentária;

19- Saúde Coletiva e da Família.

20- Odontologia Canabinoide

Que tipo de problemas são atendidos pela endodontia?

A endodontia é a especialidade odontológica que, como o próprio nome sugere, cuida da parte interna do dente (endo: dentro; dontia: dente). Em outras palavras, é a área responsável por preservar os dentes com ações de prevenção, prognóstico, diagnóstico e tratamento de alterações que possam envolver a estrutura interna ou a polpa do dente, como lesões no nervo e na raiz.

É o que comumente chamamos de tratamento de canal, que pode ser recomendado caso haja dor persistente, inchaço, trauma ou até a exposição do nervo.

Como está o mercado de trabalho Odontologia?

mercado de trabalho odontologia como esta
Mercado de trabalho Odontologia.

Depois de todas essas informações, é bem provável que você já esteja interessado nessa carreira que aparenta ser tão promissora, correto? E não está errado!

De acordo com o portal de notícias G1, mesmo com a crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19, o mercado de trabalho Odontologia seguiu em alta, pois apesar dos nossos sorrisos terem sido escondidos atrás de máscaras, muitas pessoas seguiram procurando os profissionais de Odontologia na busca por uma boa saúde bucal.

Assim como a medicina, a odontologia é um mercado que tende a estar sempre aquecido, já que trata-se de uma área da saúde, que é um serviço essencial e para o qual sempre haverá demanda.

E não é só em clínicas e consultórios de terceiros ou em seu próprio que o profissional formado em Odontologia (ou o dentista como é popularmente chamado) pode atuar. Lembra que dissemos que o mercado é amplo?

Pois então. O dentista pode trabalhar em diferentes locais (trataremos disso mais a frente), no entanto, para simplificar, ele pode atuar tanto na área privada quanto na pública.

Mas, obviamente, que com um mercado tão grande como o da Odontologia, se preparar é a melhor opção para fazer sucesso. Por isso, separamos as principais características que este mercado busca atualmente!

Quais principais características o mercado de trabalho Odontologia busca?

Já falamos sobre a carreira em Odontologia em outros posts, mas trata-se de uma área em constante expansão e com muitos avanços tecnológicos. Por isso, o profissional que deseja ter sucesso na área precisa possuir as seguintes características:

  • Responsabilidade para honrar seus compromissos e lidar com seus pacientes de forma honesta, garantindo métodos de qualidade e seguros;
  • Empatia que ajuda o profissional a se colocar no lugar do outro, compreendendo melhor os problemas do seu paciente e sabendo como resolvê-los com maior eficiência:
  • Autoridade para liderar uma equipe e manter o consultório em ordem;
  • Dedicação para estar sempre se atualizando perante um mercado que vive em constante evolução. É preciso estar atento aos novos equipamentos, tendências e técnicas que poderão melhorar os resultados do seu trabalho.

Além de todas essas características, o profissional formado em Odontologia também precisa ter uma boa comunicação e compreensão para conseguir entender o paciente e suas queixas da melhor forma possível.

Além de concentração, coordenação motora, domínio de habilidades técnicas e experiência prática para saber lidar com as adversidades do dia a dia.

Porém, como anda o mercado de trabalho Odontologia para os recém-formados? Como será no futuro? E a lucratividade dos profissionais da área segue em alta? Confira as respostas destas perguntas a seguir!

Mercado de trabalho odontologia – média salarial

mercado de trabalho odontologia media salarial
Mercado de trabalho Odontologia.

De acordo com pesquisa feita pelo site salario.com.br, junto a dados oficiais do  Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, um profissional da Odontologia recebe em média R$ 4.638,35 no mercado de trabalho odontologia brasileiro para uma jornada de trabalho de 32 horas semanais.

O levantamento foi realizado com base em 6.225 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de fevereiro de 2022 a janeiro de 2023.

Ainda segundo a pesquisa, no comparativo entre o mesmo período citado acima, houve um aumento de 37,39% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho, sendo a cidade de São Paulo a que está com as contratações de dentistas mais em alta.

Outros sites fizeram levantamentos a respeito da área de Odontologia. Um deles foi o  Guia da Carreira, que apontou que um profissional em Odontologia que atua em estabelecimento privado recebe cerca de 3 salários mínimos para até 20 horas semanais, mais adicional de insalubridade, benefícios e gratificações.

É claro que as variações de salários ocorrem por outros fatores como: estado e/ou cidade onde o profissional está trabalhando, ambiente de trabalho (que pode ser muito amplo!), entre outros.

Contudo, uma outra pesquisa, desta vez realizada pelo  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e divulgada pelo Guia da Carreira destaca que a Odontologia é a carreira com melhores remunerações do país. A seguir, você confere as especialidades mais bem pagas desta área.

Especialidades mais bem pagas na odontologia

Saber qual das áreas odontológicas são mais lucrativas não é uma tarefa fácil, considerando que isso dependerá de fatores como região, formação e experiência do profissional.

Contudo, de acordo com levantamento do Caged – divulgado pelo Via Carreira – especialidades que atuam com procedimentos cirúrgicos, como implantodontia e traumatologia bucomaxilofacial, dão mais dinheiro, com salários que podem chegar a R$ 10.000,00 por mês.

No entanto, a pesquisa aponta outras especialidades bem rentáveis. Conheça 6 delas!

  • Docência: profissionais de Odontologia que atuam como professor universitário recebem muito bem, com salários que variam de R$ 9,000.00 a R$ 16.000,00
  • Dentista Militar: o salário de quem atua no âmbito das Forças Armadas pode chegar a R$ 8.000,00  Porém, o trabalho é temporário, podendo durar até 96 meses.
  • Estratégia de Saúde da Família: onde o Ministério da Saúde recruta dentista para a participação em ações de atenção básica. A média salarial é de R$ 6.581,22.
  • Saúde Coletiva: aqui os dentistas podem atuar no desenvolvimento de atividades de análise e de sistemas de saúde. O salário médio deste profissional é de R$ 6.077,74.
  • Dentística: a aparência do sorriso é o foco deste profissional que vem ganhando cada vez mais destaque, trabalhando com colocação de lentes de contato e facetas de porcelana. A média salarial nesta área é de R$ 5.795,92, podendo ser ainda maior.
  • Implantodontia: está entre as áreas mais lucrativas da Odontologia, pois tem grande procura e atua com procedimentos caros como prótese, estética e cirurgia. Este profissional recebe, em média, R$ 4.524,16, podendo ganhar até R$ 9.216,45.
  • Endodontia: já até falamos dela por aqui, porque é uma excelente área para quem é recém-formado. Isso porque, o salário deste profissional gira em torno de R$ 4.048,21, podendo ser ainda mais, até R$ 8.095,31,

Tenho certeza que após ver todos estes salários e possibilidades de atuação, você ficou muito interessado nesta área.

No entanto, como já foi ressaltado, é um mercado em alta, que atrai muitos estudantes e gera enorme concorrência – sendo assim, é importante estar pronto para lidar com tudo isso e abaixo você confere dicas que irão te ajudar nesta tarefa!

Como se preparar para entrar no mercado de trabalho odontologia?

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas apontou que, ao menos, 20% dos dentistas presentes no mundo estão no Brasil.

E isso acaba fazendo com que haja alta competitividade no mercado de trabalho da área e, consequentemente, faz com que os profissionais formados em Odontologia tenham que criar estratégias para se destacar.

Pensando em tudo isso, separamos alguns pontos importantes que farão com que você esteja preparado para encarar o desafio imposto por este mercado. Então, é só anotar, botar em prática e boa sorte!

  • Curse uma boa faculdade de Odontologia e especialização;
  • Invista em uma busca constante por capacitação;
  • Ter um bom currículo profissional e uma rede de network;
  • Saiba o que você realmente quer dentro das possibilidades oferecidas;
  • Trabalhe nas características que o mercado exige, conforme citamos acima.

Como elaborar um currículo de dentista?

Elaborar um currículo de dentista não é uma tarefa tão complicada quanto parece. Para que ele seja considerado bom e eficiente para que o profissional chame atenção no momento do recrutamento, é importante que ele tenha as seguintes características:

  • Procure uma apresentação estética que deixe as informações bem organizadas e fáceis de serem encontradas. Existem sites que oferecem templates já prontos para que você apenas acrescente seus dados;
  • No campo “objetivo” lembre-se de escrever um texto curto e simples, de no máximo duas linhas, dando detalhes de sua área de interesse e expectativas profissionais;
  • Mostre sua evolução profissional acrescentando cursos, palestras e congressos dos quais você participou, incluindo a data, nome do evento/curso e seu tempo de duração;
  • Ao final do currículo, apresente também as atividades extracurriculares já realizadas, dando ênfase àquelas que têm mais a ver com o perfil da vaga;
  • Não deixe de mostrar também suas qualidades e habilidades relevantes para a vida profissional;
  • Seja objetivo para que o currículo não fique longo demais e desinteressante.

Além das dicas citadas acima, existem algumas informações que devem, obrigatoriamente, estar em seu currículo. São elas:

  • Dados pessoais:
    • Nome completo;
    • Idade;
    • Estado civil;
    • Endereço;
    • Telefone;
    • E-mail.
  • Informações acadêmicas:
    • Curso;
    • Carga horária;
    • Nome da instituição;
    • Ano de início;
    • Ano de conclusão.
  • Especializações, caso tenha;
  • Experiência profissional:
    • Nome da empresa + breve descrição;
    • Cargo + data de início/fim + principais atividades e, se possível, alguns destaques/resultados.
  • Atividades que possam agregar profissionalmente, como idiomas e voluntariado.

Com todas essas dicas, você já pode pôr a mão na massa e começar a desenvolver o seu.

Odontologia está na lista das profissões do futuro?

mercado de trabalho odontologia profissoes do futuro
Mercado de trabalho Odontologia.

O mercado de trabalho odontologia está sempre em alta e, devido a isso, tem bastante concorrência. A Odontologia é considerada a 2ª carreira mais rentável do Brasil, atrás apenas da Medicina.

Essa grande alta do mercado é reflexo de fatores como a conscientização que a população tem tido em relação à saúde bucal, questões estéticas que tem crescido muito nos últimos anos e, até mesmo, os avanços tecnológicos na área de odontologia e da saúde, que acabam aumentando a quantidade e segurança dos tratamentos disponíveis.

Se em 2021, a Odontologia já estava na lista dos 10 melhores empregos, fato é que a tendência é continuar evoluindo e atraindo cada vez mais profissionais.

Quais são os possíveis locais de trabalho para quem faz odontologia?

Agora que você já compreendeu que Odontologia é uma ótima opção de carreira, deve estar se perguntando a respeito dos ambientes de trabalho que um dentista pode atuar, correto? Então, vamos lá!

O mercado de trabalho odontologia possui muitas oportunidades, principalmente para quem está iniciando na carreira – não é à toa que esta é uma das melhores profissões no ramo da saúde.

E se você está prestes a ingressar nesta área, saiba que poderá atuar em diferentes locais, tais como:

  • Empresas privadas;
  • Hospitais;
  • Clínicas (podendo montar a sua própria, inclusive);
  • Escolas e universidades;
  • Setor Público;
  • Indústrias.

Saiba as possibilidades para ganhar dinheiro no mercado de trabalho odontologia

Percebemos ao longo deste artigo que o mercado de trabalho odontologia tem uma amplitude grande, o que acaba atraindo muitos estudantes. São muitas as oportunidades disponíveis, considerando que os cuidados com a saúde bucal são essenciais para a saúde da pessoa como um todo.

Por esta razão, separamos algumas das opções que você, estudante de Odontologia, terá na sua carreira e já adianto: todas são ótimas para quem busca crescer na área!

Opção 1: Concurso público

Uma das possibilidades de atuação para os profissionais formados em Odontologia é o setor público, no qual deve-se ingressar por meio de concurso público. Este setor é o lugar que mais necessita desta especialidade, inclusive – postos de saúde e hospitais são uma das opções.

Um dentista concursado recebe em torno de R$ 4.570,67 para uma jornada de 28 horas semanais.

Opção 2: Empresa privada

Empresas privadas estão contratando mais profissionais da área de Odontologia e há uma razão para isso. As companhias estão tendo que se preocupar mais com a saúde de seus colaboradores, incluindo a saúde bucal. Por isso, investem em campanhas de prevenção e em acesso a atendimentos odontológicos.

Contudo, o odontologista também tem a opção de atuar em indústrias de equipamentos e materiais odontológicos, por exemplo. Claro que o salário vai depender do local escolhido.

Opção 3: Clínicas compartilhadas

A clínica compartilhada é uma excelente opção para o profissional de Odontologia sem condições de abrir o próprio consultório ou que não quer fazer isso sozinho, pensando nas muitas responsabilidades que virão pela frente.

É como em um espaço de coworking em que você reúne diferentes profissionais, das mais variadas especialidades, e, juntos, abrem uma clínica capaz de realizar diversos atendimentos. Dá até para ganhar mais cobrando menos e captando mais pacientes.

Opção 4: Ter consultório próprio

Agora, se você tem dinheiro e está disposto a assumir toda a responsabilidade de abrir o seu próprio consultório, vá em frente! Esta é uma ótima alternativa para quem não quer depender  dos outros, mas somente de si mesmo. Aliás, no Brasil o que mais vemos são profissionais de Odontologia abrindo seus consultórios.

Porém, como profissional autônomo você tem outras possibilidades, como a participação em pesquisas, acompanhamento de testes e a prestação de consultorias.

Opção 5: Conte com a ajuda da Sinaxys

Se você está em busca das melhores oportunidades na área de Odontologia, pode contar com a Sinaxys! No site e no app você pode acessar vagas de emprego na área da Odontologia, e de saúde no geral, com rapidez e facilidade

Você também pode contar com uma rede de parceiros que te auxiliam na captação de pacientes, o que é muito importante para você que abriu uma clínica compartilhada ou o seu próprio consultório, e a dinamizar a sua carreira.

Então, se quer ter sucesso na área de Odontologia, não perca tempo! Acesse o site e confira todas as nossas oportunidades!

Quais especialidades da odontologia estão em alta em 2023?

mercado de trabalho odontologia especialidades em alta 2023
Mercado de trabalho Odontologia.

Como citamos no início do texto, a Odontologia é uma carreira atraente e rentável, que tem muitas especialidades em alta no mercado atual. Um dos fatores que explica esse crescimento tão considerável é o avanço da tecnologia que possibilitou ampliar e aumentar a segurança e qualidade de tratamentos como colocação de implantes, cirurgias e estética.

Veja as 6 especialidades odontológicas que estão em alta neste ano de 2023:

  1. Ortodontia: uma das especialidades odontológicas que mais cresce no mercado devido à ampla possibilidade de atuação e por unir saúde bucal e estética. Este profissional trata de corrigir a posição dos dentes e ossos maxilares;
  2. Implantodontista: seu trabalho consiste em cirurgias, e o tratamento realizado por esse profissional envolve várias etapas, como a necessidade do enxerto ósseo até o resultado final do implante;
  3. Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais: atua em hospitais ou em ambiente ambulatorial com procedimentos cirúrgicos complexos, em ocorrências de traumas da face como tumores de boca e anomalias faciais, além de problemas de apneia do sono e articulação temporomandibular (ATM);
  4. Odontopediatria: nesta especialidade o profissional lida com o público infantil, incluindo os bebês, trabalhando com orientação, prevenção e tratamento de problemas de saúde bucal nestas faixas etárias.
  5. Radiologia odontológica e Imaginologia: o dentista especializado nesta área atua com exames de extrema importância para todas as especialidades odontológicas, visto que os exames de imagem possibilitam visualizar melhor o problema para oferecer o melhor tratamento ao paciente.
  6. Endodontia: é a especialidade que atua nos problemas da parte interna do dente e na polpa dentária. Realiza prevenção, diagnósticos, prognósticos e tratamentos de quaisquer alterações que venham ocorrer nessa parte do dente.

Qual é a importância do marketing odontológico para o sucesso no mercado?

Como comentamos ao longo do texto, o mercado da Odontologia é bastante concorrido. Por isso, é importante buscar estratégias e agir de forma a se destacar perante a concorrência.

Dessa maneira, é importante que o profissional de Odontologia, principalmente aquele que é dono de seu próprio consultório, tenha noção de gestão e administração, o que engloba as práticas de marketing odontológico.

O marketing é importante em diversas frentes do mercado profissional de um dentista, como, por exemplo, as que citamos abaixo:

  • Fidelização de clientes: as estratégias de marketing ajudam o profissional a mostrar que o paciente é importante para aquele profissional. Apenas destacar o ambiente, o atendimento não é suficiente. É preciso mostrar quais são seus diferenciais e por que ele deve voltar ao seu consultório;
  • Construção de autoridade: para tornar-se uma autoridade em sua área de atuação é preciso mostrar ao seu público alvo que o profissional entende do assunto por meio da eficiência do seu trabalho. Para isso, as técnicas de marketing são indispensáveis;
  •  Diferencial de mercado: fazer uso do marketing de conteúdo em blogs e redes sociais é uma ótima estratégia para atrair mais pacientes. Mas atente-se às regras definidas pelo CFO para esse tipo de prática;
  • Oportunidades para se destacar perante os concorrentes: mostrar seu trabalho, suas habilidades, seu conhecimento e seus diferenciais pode gerar um excelente conteúdo para o ambiente virtual, além de trazer visibilidade e credibilidade ao seu trabalho.

Estratégias de marketing para dentistas

O marketing para dentistas vai desde um bom serviço prestado que gera um “boca a boca”, ou seja, indicações do profissional pelos pacientes para pessoas conhecidas, até estratégias pensadas para que ele se torne conhecido por mais pessoas.

O marketing digital, por exemplo, é a união das estratégias de divulgação e relacionamento de uma empresa, no caso, o consultório, com a finalidade de atrair e converter os potenciais clientes.Para isso podem ser usadas ferramentas como o Google Ads, e-mail marketing, redes sociais, dentre outras.

Uma das estratégias mais usadas no marketing para dentistas é o inbound marketing, que consiste em atrair potenciais clientes identificando o momento em que seu público-alvo se encontra e, a partir disso, oferecer o conteúdo mais adequado para ele.

O inbound marketing preza pela qualidade do conteúdo de acordo com a necessidade de quem se quer atingir. Dessa forma, os pacientes se identificam e, com isso, tendem a buscar os serviços daquele profissional de forma voluntária.

Curiosidades para quem se interessa pelo mercado de trabalho Odontologia

Se você chegou até aqui, certamente tem interesse no mercado da Odontologia. Por isso, reunimos algumas curiosidades a mais para que possa conhecer um pouco mais sobre esse mercado tão vasto e interessante. Confira a seguir.

O que é um odontograma e para que serve?

O odontograma, também conhecido como carta dentária, diagrama dental, dentograma ou periodontograma, é um diagrama gráfico onde ficam marcados todos os dentes da arcada, tanto superior, quanto inferior. Nele os dentes são nomeados, cada um, com números e/ou letras.

No odontograma o dentista assinala todas as ações realizadas pelo dentista em determinado dente, funcionando como um documento da qualidade bucal do paciente e servindo como proteção legal para o profissional.

Resumidamente, podemos dizer que ele serve para indicar quais dentes precisam de tratamento para que, assim, o profissional de Odontologia possa acompanhar a evolução do quadro e indicar os tratamentos a serem realizados para resolver os problemas em questão.

Outra função do documento é ser fonte de informação para o reconhecimento de corpos, especialmente aqueles que se encontram em um estado de difícil recognição, como os que foram carbonizados, por exemplo.

O que é a Odontologia estética?

A odontologia estética é a área da odontologia que oferece soluções dentárias aos pacientes que pretendem corrigir, restaurar ou alterar a aparência de seus dentes.

Apesar de, na maioria das vezes, essa especialidade ter maior foco na beleza da arcada dentária, ela também tem um importante papel na saúde bucal, uma vez que é responsável por reparar dentes quebrados ou uma mordida errada, por exemplo.

Dentre as atribuições da Odontologia estética estão a correção do excesso de gengiva, problemas funcionais e estruturais da dentição, melhora da mastigação, prevenção do desgaste dos ossos do maxilar e da face, alinhamento dos dentes, dentre outras que ajudam na autoestima e no bem-estar geral do paciente.

O que é a Odontologia clínica?

A odontologia clínica é a área capaz de prevenir problemas bucais, além de diagnosticar e tratar desordens dos dentes e gengivas. O odontologista clínico é o profissional que faz o primeiro atendimento do paciente e é esse profissional que irá identificar suas necessidades e, se preciso for, irá encaminhá-lo para outras especialidades.

Ou seja, de maneira resumida, o profissional dessa área realiza o atendimento primário, cuida da saúde da gengiva, língua e dentes, da qualidade da mordida e da higiene bucal como um todo.

O que é um software odontológico e quais os principais?

Softwares odontológicos são programas de computador criados com a função de otimizar as tarefas do dia a dia de clínicas e consultórios odontológicos, substituindo papéis, simplificando o gerenciamento das consultas e melhorando o armazenamento e organização de arquivos de forma a reduzir custos com materiais de escritório e espaço físico, além de economizar tempo.

Os softwares podem ser online ou offline, sendo que, no segundo caso, devem estar instalados no computador.

Atualmente, os principais softwares odontológicos do mercado são:

Formatura em Odontologia: formalidades e a cor oficial

Ao formar-se em Odontologia o aluno deve passar por algumas formalidades. Primeiramente, é óbvio, o aluno deve concluir todas as matérias do curso. Em seguida, ele passará pela solenidade da colação de grau, depois por uma celebração religiosa que costuma ser o chamado culto ecumênico, e, enfim, pelo baile de formatura.

Assim como todo curso, a Odontologia também tem uma cor característica, que é usada em aneis de formatura e outros objetos durante as cerimônias festivas, especialmente na faixa da beca utilizada na colação de grau. Neste curso, a cor usada é o bordô.

Conheça a Sinaxys e encontre oportunidades no mercado de trabalho Odontologia

Se você já se formou e passou por todas as etapas do curso de Odontologia e deseja uma posição no mercado de trabalho, conheça a Sinaxys! Por aqui temos mais de 200 hospitais, clínicas e consultórios em 12 estados do Brasil anunciando suas vagas e buscando os profissionais ideais para compor seu quadro de funcionários.

Basta se cadastrar e começar a buscar a vaga ideal para seu perfil. Baixe nosso app e tenha acesso às melhores vagas da área da saúde na palma de sua mão.

Conclusão

mercado de trabalho odontologia carreira
Mercado de trabalho Odontologia.

Neste artigo você pode conferir mais informações sobre a carreira de Odontologia, que é tão promissora quanto a de Medicina. Salários, oportunidades de trabalho, especialidades em alta neste ano.

Demos dicas importantes para quem deseja seguir esta carreira e mostramos as principais características que o mercado busca neste profissional.

E como você pode notar, a “empatia” é uma das principais delas, afinal, se colocar no lugar do outro é importante para entendermos pelo que ele está passando e, dessa maneira, oferecer o melhor atendimento e tratamento ao paciente.

Agora que você já conhece melhor o mercado da Odontologia já pode começar a trabalhar no desenvolvimento das habilidades e características necessárias para se tornar um bom profissional da área e começar a buscar a vaga ideal.

Lembre-se de ter dedicação e de manter o seu entusiasmo para conseguir acompanhar todas as novidades e tendências da Odontologia, que é uma  área em  constante evolução.

Se você está cursando Odontologia ou qualquer outra área da saúde e quer se manter atualizado sobre os últimos acontecimentos e tecnologias, siga acompanhando nosso blog.

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.