Turnover: saiba o que é e como evitar em instituições médicas

turnover turnover
Compartilhe:

O turnover, ou rotatividade de funcionários, é um desafio enfrentado por muitas instituições médicas atualmente. A saída frequente de profissionais de saúde pode ter impactos negativos na qualidade do atendimento, continuidade do cuidado aos pacientes e na estabilidade da equipe.

Por isso, é importante desenvolver estratégias eficazes para evitá-lo, implementando as medidas adequadas para que as instituições médicas possam enfrentar esse desafio e garantir o cuidado de qualidade aos seus pacientes.

Neste texto, vamos explicar o conceito de turnover, como ele afeta o dia a dia das instituições médicas e os problemas que podem surgir com essa rotatividade. Confira!

O que significa turnover no trabalho?

turnover o que significa
O que significa turnover no trabalho?

O turnover nada mais é que a taxa de rotatividade de funcionários, que mede o número de colaboradores que deixam a organização em um determinado período, normalmente, é calculado em um ano.

A taxa de rotatividade, em si, não é um problema. Pelo contrário, é algo comum em qualquer empresa. No entanto, quando essa taxa é muito alta, aí sim, torna-se algo preocupante.

Isso porque, quando isso ocorre, provavelmente existem outros problemas por trás, como uma má administração, infraestrutura ruim, remuneração abaixo da média de mercado e outras situações que podem deixar os profissionais desmotivados.

Quais são as principais causas do turnover?

Como comentamos acima, existem diversas causas para que ocorra o turnover. Dentre elas, podemos citar uma cultura organizacional opressora, tratamento diferenciado entre os colaboradores, falta de oportunidades e reconhecimento, gestão de pessoas ruim, sobrecarga de trabalho, desgaste físico e emocional, salários incompatíveis, contratação de funcionários que não se encaixam na empresa e/ou cargo que ocupam, dentre muitas outras.

Ao observar os motivos citados, podemos perceber que a maior causa do turnover se encontra em uma gestão/liderança ruim. Quando o gestor tem dificuldades no trato com seus colaboradores, é negligente ou abusivo, a tendência é que as pessoas busquem outro emprego e deixem seus cargos.

Quais são os tipos de turnover?

turnover tipos
Quais são os tipos de turnover?

Existem várias razões para que ocorra o turnover, como vimos acima, e, além disso, existem também diferentes tipos de turnover. Confira a seguir quais são eles.

Turnover voluntário

O turnover voluntário acontece quando os colaboradores decidem, de forma espontânea, se desligar da empresa. Esse tipo de turnover é mais comum entre profissionais mais escolarizados, principalmente aqueles que têm nível superior. Além disso, ele também é comum em cargos executivos.

O turnover voluntário normalmente acontece em situações como:

  • Melhores ofertas de trabalho para o colaborador;
  • Conflitos internos que causem ao funcionário uma vontade de buscar novas oportunidades;
  • Planos de carreira defasados ou falta deles, o que leva o profissional a buscar outro empregador que ofereça uma melhor perspectiva de avanços dentro da empresa.

Esses são apenas alguns dos motivos que podem levar um colaborador a se desligar voluntariamente da empresa, o que pode ter consequências, além da produtividade, na reputação daquela organização, que pode passar a ser vista como um local ruim para trabalhar.

Turnover involuntário

O turnover involuntário é exatamente o oposto: quando a própria empresa toma a decisão de desligar determinado funcionário. Esse tipo de situação pode refletir uma série de problemas na empresa, desde dificuldades financeiras até uma gestão falha.

Dentre as circunstâncias que podem resultar em um turnover involuntário estão:

  • Baixa performance do funcionário;
  • Quebra de contrato;
  • Conflitos com colegas ou líderes;
  • Problemas financeiros da empresa.

Como calcular turnover?

turnover como calcular
Como calcular turnover?

Para calcular o turnover de uma empresa, basta fazer uma conta bastante simples. Você deve considerar o número de funcionários contratados em um determinado período, somar à quantidade de colaboradores demitidos no mesmo período e, então, dividir o resultado por dois. Então, divida o resultado pelo número total de colaboradores da empresa e multiplique por 100. O resultado será, então, a taxa de turnover exata da empresa em questão.

Fórmula de cálculo de turnover

Como comentamos acima, a fórmula para calcular o turnover não é nenhum bicho de sete cabeças. A fórmula para esse cálculo é:

(contratados + demitidos) / 2 = X

(X / nº de funcionários) x 100 = Taxa de Turnover

Por exemplo, vamos supor que a empresa tenha contratado 15 funcionários no último mês e demitido cinco neste mesmo período. Considerando que a organização tenha, em seu total, 120 funcionários, o cálculo seria:

(15 + 5) / 2 = 10

(10 / 120) x 100 = 8%

Qual a taxa de turnover ideal?

De acordo com especialistas em gestão, a taxa de turnover considerada ideal gira em torno de 5% a 10% ao ano para que não traga problemas financeiros à empresa. No entanto, esse é apenas um número de referência, já que a taxa ideal pode variar dependendo do setor, da empresa e do tipo de função desempenhada.

O fato é que um turnover muito alto pode representar problemas na gestão da empresa e a insatisfação dos colaboradores, enquanto uma dificuldade de reter talentos, enquanto um turnover baixo demais pode indicar uma necessidade de renovação.

A melhor forma de saber se o turnover da empresa está em uma média aceitável, é monitorar e comparar com as médias de outras empresas do mesmo setor. Assim, é possível avaliar sua competitividade e sua atuação como empregador.

O que é considerado um turnover alto?

Como comentamos no tópico anterior, uma taxa de turnover acima de 10% pode ser considerada alta. Há empresas que toleram uma taxa bem menor, em torno dos 5%.

Porém, é importante reforçar que essa média é muito relativa e depende de diversos fatores.

O ideal é buscar manter uma taxa moderada e monitorar as empresas do mesmo ramo para se ter uma melhor noção do mercado e para que se possa fazer uma avaliação com embasamento.

Quais os problemas do turnover?

Além de um alto índice de turnover indicar que existem pontos a serem resolvidos na organização, ele também pode acarretar mais problemas. Um deles é no orçamento da empresa, já que o processo de demissão e contratação exige gastos com anúncio de novas vagas, exames, treinamentos e, claro, tempo. Isso sem contar no desempenho dos funcionários, que pode ser afetado pela alta rotatividade de colegas, além do compartilhamento de más experiências entre eles.

Outro ponto é a credibilidade da empresa, que pode ser questionada pelo mercado, que percebe o movimento de turnover. A credibilidade também pode ser colocada em xeque uma vez que os colaboradores insatisfeitos são menos engajados e, em alguns casos, menos eficientes, afetando áreas como o atendimento ao cliente, por exemplo.

Resumindo, o orçamento, o clima organizacional e a sobrecarga de tarefas para os funcionários que permanecem na empresa são, provavelmente, os maiores problemas gerados pelo turnover.

Turnover no contexto de instituições médicas

turnover instituicoes medicas
Turnover no contexto de instituições médicas.

Quando pensamos no turnover no contexto de instituições médicas, além dos desafios já enfrentados por empresas de qualquer área de atuação, existem implicações específicas e alguns desafios adicionais que devem ser enfrentados, já que a área da saúde tem vivências bastante específicas.

Confira a seguir como o turnover afeta as instituições médicas.

Como o turnover pode afetar instituições médicas?

turnover como afeta instituicoes medicas
Como o turnover pode afetar instituições médicas?

Como comentamos acima, além dos desafios comuns a todas as empresas que sofrem com o turnover, as instituições médicas têm seus desafios particulares. Confira abaixo.

  • Continuidade no cuidado: a saída frequente de profissionais da saúde em clínicas ou hospitais pode interromper a continuidade no cuidado e tratamento dos pacientes;
  • Competência clínica: ao perder funcionários experientes, a qualidade dos tratamentos e procedimentos médicos pode ser afetada;
  • Equipes multidisciplinares: o turnover pode atrapalhar a colaboração entre os membros de saúde, já que o entrosamento é diretamente atingido por trocas frequentes;
  • Treinamento: a troca constante de pessoal exige que sejam feitos repetidos treinamentos
  • Engajamento: o alto índice de turnover pode afetar a satisfação e o comprometimento dos profissionais;
  • Pressão sobre os colaboradores remanescentes: a saída dos colegas pode sobrecarregar os funcionários que permanecem na organização de saúde, fazendo com que eles acumulem as funções dos que foram desligados.

Como fazer uma boa gestão para reduzir o turnover em clínicas e hospitais?

turnover como reduzir
Como fazer uma boa gestão para reduzir o turnover em clínicas e hospitais?

A esta altura, você deve estar pensando: e então, como fazer uma boa gestão e evitar o turnover na minha clínica ou hospital?

Bom, até aqui já percebemos que o turnover está diretamente ligado à saúde mental um bom ambiente organizacional. A seguir, vamos dar algumas dicas para que esses pontos possam ser desenvolvidos.

Realizar um processo de seleção criterioso e eficaz

O primeiro passo para evitar o turnover em excesso é realizar um processo de seleção criterioso e eficaz. Isso porque é importante que os funcionários contratados tenham um fit cultural com a organização.

Por isso, deixe claro quais as funções terão que ser cumpridas pelo colaborador, e invista em employer branding, para que os candidatos conheçam a cultura organizacional e tentem a vaga apenas se se encaixarem nos critérios.

Além disso, para que o processo de seleção seja bem feito, é preciso considerar mais do que as habilidades técnicas, é preciso uma avaliação por meio de testes comportamentais para entender, também, o perfil do profissional.

Investir na capacitação da equipe

Outra estratégia interessante é investir na capacitação de seus colaboradores. Isso porque muitos profissionais preferem uma empresa que promova o conhecimento através de cursos e treinamentos do que aquelas que oferecem apenas um aumento de salário.

Entender essa lógica é fácil: um aumento de salário dificilmente será o suficiente para custear os cursos desejados pelo funcionário e, além disso, ao se capacitar ele terá a possibilidade de alavancar sua carreira futuramente.

Sem falar que ter funcionários capacitados também acaba sendo muito benéfico para a própria empresa, que contará com serviços de mais qualidade, podendo, até mesmo, alcançar maior faturamento.

Cultivar um bom clima organizacional no ambiente de trabalho

Pode parecer óbvio, mas é importante reforçar que cultivar um bom clima organizacional também é essencial para evitar o alto índice de turnover. Isso porque as rotinas de trabalho já são, por si só, muito estressantes, devido às cobranças diárias, o trânsito para se deslocar até o local de trabalho, dentre outros diversos fatores.

Por isso, investir em ações que promovam o bem estar dos funcionários, como ginástica laboral, por exemplo, pode ajudar a aliviar a tensão do dia a dia.

Outro ponto importante é investir na capacitação dos gestores, para que eles saibam lidar com pessoas da melhor forma possível. Afinal de contas, alguém que ocupa esse cargo precisa saber ouvir, delegar funções, ser ponderado e estar apto a lidar com situações sensíveis. Portanto, se o gestor não for bem preparado, uma série de problemas podem afetar o ambiente de trabalho e, consequentemente, prejudicar a produtividade da equipe.

Desenvolver atividades e métodos para aliviar a tensão e pressão da rotina médica

Os profissionais da saúde sofrem com tensão e pressão maiores do que grande parte dos profissionais, já que lidam, diariamente, com a vida das pessoas. Então, já que os desafios da profissão são diferentes, é preciso ter atitudes direcionadas para esse tipo de profissional se a empresa quiser evitar o alto índice de turnover.

Investir em programas de bem estar que tenham foco na saúde física e mental dos profissionais, no gerenciamento de estresse e oferecer suporte psicológico são boas medidas.

Também é importante oferecer oportunidades de crescimento profissional e educação continuada para que o colaborador possa desenvolver suas habilidades. Reconhecer e valorizar seu esforço e trabalho também é indispensável.

Outra ação que pode ajudar a reter os talentos é a flexibilidade de horário e de folgas, facilitando que o funcionário consiga equilibrar sua vida profissional e pessoal.

Em resumo, assim como em qualquer ambiente de trabalho, evitar o turnover é uma questão de oferecer um ambiente de trabalho saudável, que amenize a tensão e o stress da rotina médica e possibilite crescimento à equipe.

Incentivar o feedback da equipe aos gestores

Ser uma empresa que incentiva o feedback da equipe com relação aos seus gestores é importante para que os funcionários se sintam ouvidos e acolhidos no ambiente organizacional.

Assim, criar um ambiente seguro e aberto à comunicação, com canais eficientes, e demonstrar interesse genuíno no que o colaborador tem a dizer, também pode ajudar a diminuir o turnover.

Mas não basta apenas ouvir o feedback, é preciso, também, encará-lo como uma oportunidade de identificar problemas, promover mudanças positivas e fortalecer a confiança e a colaboração dentro da equipe.

Trabalhar uma boa escala médica rotineira e de plantões

Ter boas escala de plantão e escala médica evita que determinados funcionários fiquem sobrecarregados com relação a outros. Por isso, investir em ações para que a escala seja eficiente é fundamental.

Planejar com antecedência, automatizar a gestão do controle de ponto, controlar a frequência e as irregularidades do ponto, completar a escala com plantonistas fixos e automatizar o processo de RH, por exemplo, são ações que podem ajudar nessa missão e evitar o turnover dos funcionários.

Conheça a Sinaxys e encontre bons profissionais da área da saúde no mercado

A Sinaxys conecta as organizações de saúde aos profissionais mais qualificados do mercado. De maneira fácil, rápida e com baixo custo, o processo de recrutamento pode ser realizado com muito mais facilidade, deixando de lado as burocracias das empresas de RH.

Com um banco de dados que reúne mais de 11 mil médicos, enfermeiros e dentistas, a Sinaxys dispõe de profissionais de saúde altamente capacitados, prontos para oferecer o melhor atendimento aos pacientes e colaboradores de sua organização.

Se você é gestor de uma clínica ou hospital e precisa contratar talentos para melhorar o dia a dia da sua instituição médica e evitar o turnover, conheça a Sinaxys.

Descubra como é fácil recrutar com a gente!

Conclusão

turnover impacto
Turnover.

O turnover, ou rotatividade de funcionários, pode ter um impacto significativo nas instituições médicas. A saída frequente de profissionais de saúde pode afetar a continuidade do cuidado aos pacientes, a qualidade do atendimento, a sobrecarga de trabalho e a moral da equipe.

No entanto, é possível adotar medidas para evitar o turnover e promover uma maior retenção de talentos na organização de saúde, como desenvolver atividades e métodos para aliviar a tensão e a pressão da rotina médica, como programas de bem-estar, suporte psicológico, flexibilidade no agendamento e reconhecimento dos profissionais.

Além disso, incentivar o feedback da equipe aos gestores pode ajudar a identificar problemas, promover melhorias e fortalecer a cultura de comunicação aberta. Ao implementar essas estratégias, as instituições médicas podem criar um ambiente de trabalho saudável e atrativo, reduzindo o turnover e proporcionando um melhor cuidado aos pacientes.

Se você deseja contratar talentos para sua instituição médica para diminuir o turnover e melhorar o ambiente organizacional, conheça a Sinaxys e descubra o jeito mais fácil de recrutar.

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.