Profissionais da saúde: suas especialidades e como valorizá-los

profissionais da saude profissionais da saude
Compartilhe:

Os profissionais da saúde são trabalhadores extremamente essenciais para o cuidado e bem-estar das pessoas. Principalmente durante e após a pandemia, ficou evidente a necessidade de contarmos com profissionais comprometidos e apaixonados pelo cuidado com o ser humano.

Esta é uma área que sempre esteve em alta, já que as demandas são constantes. Porém, existe uma oscilação entre as áreas que se destacam no mercado em determinados momentos.

No texto a seguir, vamos falar mais sobre as especialidades da área da saúde, quais profissões estão em alta e como valorizar os profissionais desse ramo motivados. Confira!

Quem são os profissionais da saúde?

Profissionais de saúde, como o próprio nome já diz, são aqueles que trabalham na área das ciências da saúde, ou seja, que cuidam da saúde, física ou mental, de outros indivíduos.

Quando pensamos nesse tipo de profissional, a primeira categoria que nos vêm à mente são os médicos, não é mesmo? Mas existem muitas outras classes de trabalhadores que também atuam nessa área e têm papel essencial na vida dos pacientes.

Enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, psicólogos… são muitas as especialidades. Ao longo deste texto, falaremos mais sobre elas.

Qual a função dos profissionais da saúde?

Os profissionais de saúde, como o próprio nome já diz, têm como função cuidar da saúde dos indivíduos. A área de atuação desses profissionais é bastante ampla, já que, além da parte física que cuida do corpo, a saúde também engloba a mente e o psicológico das pessoas.

São diversas as especialidades que um profissional da saúde pode seguir, e as possibilidades não param de crescer.

O fato é que, o compromisso de quem escolhe trabalhar na área da saúde é se dedicar ao cuidado com as outras pessoas, independente de quem sejam.

Quais são as principais áreas da saúde?

profissionais da saude principais areas
Quais são as principais áreas da saúde?

Como comentamos anteriormente, os profissionais da saúde vão muito além dos médicos. Existem diversos outros tipos de trabalhadores que compõem o ramo e são essenciais para os cuidados com corpo e mente das pessoas.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre as principais áreas da saúde.

Medicina

A medicina é a principal área que nos vem à cabeça quando falamos sobre saúde. Não por acaso, é uma das carreiras mais concorridas do segmento.

O médico é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de diversas doenças que podem acometer os órgãos do corpo humano. Para isso, existem diversas especialidades para que esses profissionais se desenvolvam e possam prestar o melhor atendimento aos seus pacientes.

Dentre essas especialidades médicas, podemos destacar a pediatria, geriatria, urologia, neurologia, cardiologia, dentre diversas outras. Isso sem falar nas especialidades cirúrgicas.

Farmácia

A farmácia consiste em estudar a composição e produção de medicamentos, cosméticos e, até mesmo, alimentos industrializados. É o profissional dessa área quem testa as substâncias que vão entrar na composição de um produto e observa as reações que ele pode causar no organismo.

Além disso, o farmacêutico participa da pesquisa e do desenvolvimento de fármacos e atua organizando e distribuindo medicamentos em instituições de saúde.

O farmacêutico também pode buscar se especializar para atuar de forma mais incisiva no mercado. Algumas especializações possíveis são cosmética, oncologia, clínica, estética, dentre outras.

Enfermagem

A enfermagem também é uma área bastante conhecida e acionada na saúde. Os enfermeiros são cruciais para o atendimento em hospitais, clínicas e outras instituições, atendendo a todas as especialidades.

Eles estão em contato direto com o paciente, prestam o primeiro atendimento, fazem o monitoramento, aplicam medicações, realizam exames, fazem a manutenção dos curativos, cuidam da higiene e da alimentação dos pacientes e diversas outras funções indispensáveis para todos os setores, desde o pronto-socorro até a UTI.

Odontologia

A odontologia é a ciência que cuida da saúde bucal, estudando e tratando dentes, boca e ossos da face. É o profissional desta área quem extrai, limpa e restaura os dentes, instala próteses e faz procedimentos cirúrgicos.

Além disso, o dentista também cuida da parte estética da boca, fazendo clareamentos, instalando facetas e harmonizando gengivas, por exemplo.

Ainda há casos de dentistas que atuam dentro de hospitais e clínicas para atender a emergências, como acidentes de carro em que a pessoa sofre lesões na face.

Psicologia

A psicologia é a área que estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento do ser humano. O profissional dessa área é responsável por analisar os sentimentos, atitudes e mecanismos mentais do indivíduo para ajudar a identificar as causas de seus comportamentos.

O psicólogo cuida de doenças mentais e distúrbios emocionais e de personalidade. Ele pode atuar tanto em seu próprio consultório quanto em hospitais, escolas, clínicas, setor de recursos humanos de empresas, dentre outros locais.

Serviço social

O profissional que atua na área de serviço social formula e implementa propostas de intervenção para que seja cumprido um exercício pleno da cidadania.

Essa área de atuação busca garantir acesso à educação, alimentação, saúde, emprego, moradia e os demais direitos fundamentais de um cidadão por meio de políticas públicas e sociais.

Além disso, o profissional do serviço social busca contribuir para que as pessoas tenham melhores condições psicológicas e sociais para garantir o bem-estar de pessoas em situações de risco e/ou fragilidade.

Profissionais da saúde em alta no mercado de trabalho

profissionais da saude mercado de trabalho
Profissionais da saúde em alta no mercado de trabalho.

Devido ao papel que cumpre na sociedade, podemos dizer que a área da saúde está sempre em alta no mercado, com uma demanda expressiva por profissionais que atuam em diversas especialidades. Porém, é claro que, em determinados momentos, algumas profissões se encontram em melhores momentos que outras.

Com a explosão da pandemia de Covid-19, a vida de toda a população mundial se viu afetada e, com isso, a área da saúde se viu ainda mais aquecida, se tornando ainda mais crucial em um momento de tensão e dúvidas.

Outro aspecto que faz com que a área da saúde esteja em alta é o envelhecimento da população. O aumento da expectativa de vida fez com que a necessidade de cuidados com a saúde fosse aumentada e, consequentemente, a demanda por profissionais.

Veja, a seguir, quais os profissionais da saúde estão mais em alta no mercado.

Médico

Os médicos são alguns dos profissionais da saúde mais demandados. Principalmente após o início da pandemia, quando o sistema de saúde, tanto público, quanto privado, se viu sobrecarregado por uma ameaça, até então, desconhecida.

Porém, mesmo após a pandemia, a profissão tende a seguir em alta. Isso porque ainda não se sabe quais serão as consequências futuras da Covid nos pacientes, além de os médicos serem profissionais essenciais para cuidar da saúde das pessoas como um todo.

Em resumo, é uma profissão que nunca deixará de ser importante, já que é responsável por investigar, prevenir e tratar doenças de todo o corpo humano.

Enfermeiro

Outro profissional da saúde que está sempre em alta são os enfermeiros. A enfermagem é uma área crucial, já que está presente em todos os setores de uma instituição de saúde.

São os enfermeiros que cuidam da rotina dos pacientes, realizando processos como a administração de medicamentos, fornecimento da alimentação adequada, troca de curativos e outras tarefas rotineiras e fundamentais.

Assim como os médicos, os enfermeiros podem se especializar para atuar especificamente em uma área. Algumas das especialidades que se encontram em alta são a enfermagem de terapia intensiva, oncologia e saúde mental.

Os enfermeiros também são profissionais que dificilmente deixarão de ser demandados devido à sua grande importância.

Farmacêutico

A profissão de farmacêutico também está em alta. Os profissionais da área de farmácia são responsáveis por realizar pesquisa e distribuição de medicamentos e por estudar as reações que os produtos podem causar nos pacientes. O farmacêutico também participa do desenvolvimento e fabricação de cosméticos e produtos de higiene.

Por tudo isso, fica fácil entender o motivo de a farmácia ser uma profissão que também está em alta. A área é responsável por produtos essenciais para a vida das pessoas, tanto para a saúde física e mental, quanto para o bem-estar e a autoestima.

Fisioterapeuta

A busca por fisioterapeutas hospitalares e respiratórios cresceu exponencialmente durante a pandemia de Covid-19. Isso se deu devido ao grande número de internações e, é claro, pela doença comprometer significativamente o sistema respiratório do paciente.

Os fisioterapeutas respiratórios são responsáveis pelo manuseio dos ventiladores mecânicos usados para ajudar no entubamento dos infectados mais graves, tornando essa especialidade extremamente importante naquele momento.

Mas, mesmo que a pior fase da pandemia já tenha sido deixada para trás, esses tipos de fisioterapeutas seguem sendo bastante procurados, já que após a doença, muitos pacientes mantêm sequelas que precisam de acompanhamento e tratamento junto a esses profissionais.

Além do coronavírus, os fisioterapeutas também são demandados para problemas comuns, como a reabilitação física de pacientes que sofrem de determinadas doenças, fraturas e tudo que possa comprometer o movimento natural do corpo humano.

Fonoaudiólogo

Outra área que tem se destacado é a fonoaudiologia. O fonoaudiólogo é o profissional que cuida da comunicação e da linguagem humana. Dessa forma, ele é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas como surdez, falhas na dicção, gagueira, dentre outros diversos distúrbios da comunicação.

Outra função muito importante desse profissional é o desenvolvimento da mastigação, da deglutição e da respiração. Os fonoaudiólogos podem atuar em ambientes diversos que vão além do hospitalar, como em escolas, creches, e com artistas que precisam desenvolver sua respiração e dicção, como atores e cantores.

Especialista em biomedicina

Essa é uma carreira que, apesar de estar em alta, é menos conhecida e compreendida. O especialista em biomedicina é quem cuida dos equipamentos e aparelhos do ambiente hospitalar, garantindo que estejam em perfeito funcionamento para atender aos pacientes e aos profissionais que irão manuseá-los. Portanto, esses profissionais são cruciais para que as instituições de saúde operem da forma esperada.

Para se ter uma ideia, os biomédicos são responsáveis por equipamentos como monitores, desfibriladores, respiradores artificiais e mais diversos aparelhos de suma importância. Por serem os profissionais que realmente entendem do assunto, eles também são responsáveis por atuar na compra e instalação dessas máquinas, além de treinar a equipe para operá-los corretamente.

Especialista em radiologia

Por fim, mais um profissional de saúde que se encontra em alta no mercado é o especialista em radiologia.

Esse profissional é responsável por operar os equipamentos de raio-X, realizar o exame dos pacientes, analisar e avaliar as imagens obtidas nesse processo a fim de auxiliar o médico a chegar a um diagnóstico.

Outra possibilidade de carreira bastante importante para esses profissionais é a radioterapia e outros procedimentos da medicina nuclear.

Como valorizar os profissionais da saúde?

profissionais da saude como valorizar
Como valorizar os profissionais da saúde?

Não adianta nada ter em seu quadro de funcionários excelentes profissionais, se você não souber valorizá-los, certo?

A valorização dos profissionais da saúde é essencial para evitar a ocorrência do temido turnover. É importante que eles se sintam vistos e acolhidos no ambiente de trabalho para gerar bem-estar e, consequentemente, melhorar o desempenho de suas funções.

Confira a seguir algumas dicas para a valorização dos profissionais de saúde que trabalham em sua clínica ou hospital.

Apoio psicológico para o profissional

Principalmente após a ocorrência da pandemia, ficou escancarada a necessidade de apoio psicológico para os profissionais que lidam diariamente com situações delicadas que envolvem a vida de terceiros.

Ainda que estejam vivendo situações estressantes e desgastantes, é preciso que esses profissionais tenham equilíbrio emocional para lidar com os desafios da profissão e não comprometer a saúde dos pacientes.

Por isso, é essencial oferecer apoio psicológico profissional para auxiliar os trabalhadores que zelam pela vida de tantas pessoas a cuidar de sua própria saúde mental.

Fornecimento de todo aparato de proteção e segurança no exercício da profissão

Os profissionais da saúde são colocados diariamente em situações que os expõe a riscos, como acidentes e contaminações. Para que possam trabalhar de maneira segura, é preciso fornecer todo material de proteção e segurança recomendado de acordo com a área de atuação de cada um desses profissionais.

Dentro desse aparato, podemos citar luvas, máscara, óculos de proteção, avental, touca, sapatos fechados, dentre outros. Mas, além dos chamados EPIs, também é preciso oferecer um ambiente seguro para se trabalhar, elaborando um mapa de risco hospitalar para ajudar a identificar as ameaças presentes em cada ambiente da organização de saúde.

Empatia na relação empregador-empregado

Trabalhar em um ambiente onde o profissional se sente acolhido é importante para qualquer área de atuação. Mas, especialmente na saúde, essa se torna uma forma de evitar que o trabalhador transmita suas dores e problemas aos pacientes.

É importante que o empregador adote uma postura empática, sabendo oferecer ajuda ou uma conversa caso sinta que o empregado precisa. Problemas no trabalho ou, até mesmo, pessoais, podem ser amenizados com um líder que saiba ouvir e acolher nos momentos necessários.

Promover a constante capacitação dos profissionais da saúde que trabalham na instituição

Outra forma muito interessante e importante de demonstrar que se valoriza o profissional que trabalha naquela organização é promover capacitação profissional para que ele possa se desenvolver ainda mais em sua carreira.

O incentivo à busca constante por conhecimento motiva o trabalhador a não se manter estagnado, ajuda a alcançar crescimento em sua área de atuação e, como consequência, a conquistar uma melhor qualidade de vida.

A importância do networking para os profissionais da saúde

profissionais da saude networking
A importância do networking para os profissionais da saúde.

O networking é importante em qualquer área do mercado de trabalho. Porém, para os profissionais da saúde, ele pode ter um caráter ainda mais essencial no desenvolvimento da carreira. Isso porque, de modo geral, os profissionais de saúde têm uma característica mais autônoma, exigindo estratégias para que o trabalhador faça seu “voo solo”.

Esse conjunto de estratégias é crucial para que o profissional se torne mais conhecido no mercado e, assim, passe a ser indicado com mais frequência para novos pacientes, aumentando sua rede de atendimento. É claro que os pacientes preferem buscar alguém indicado por um profissional de confiança, não é mesmo?

Por isso, não adianta se conectar com profissionais que não têm nada a ver com sua especialidade, o networking deve ser cultivado com o objetivo de proporcionar sinergia com sua área de atuação.

Por exemplo: é possível imaginar algum caso clínico que possa ser compartilhado entre um pediatra e um geriatra? Por mais que essa pareça uma situação extrema, serve como base para pensarmos em um networking focado e eficiente.

Como profissionais da saúde podem fazer networking?

Agora que você já entendeu a importância do networking para os profissionais da saúde, deve estar se perguntando como essas conexões com outras pessoas da área podem ser feitas.

Bom, o networking nada mais é que uma rede de contatos, portanto, obviamente, o profissional precisa estar em contato com pessoas. Por isso, é importante comparecer a congressos, seminários e eventos da área, administrar os contatos estabelecidos de forma a ser reconhecido pela imagem profissional.

Ao trabalhar em clínicas ou consultórios frequentados por especialidades complementares, o trabalhador da saúde também pode se beneficiar dessas trocas diárias. Outra tendência é a formação de hubs profissionais em espaços de saúde.

As possibilidades são muitas. O importante é tirar o melhor proveito das relações profissionais e mantê-las para ser sempre lembrado.

4 erros capitais do profissional de saúde no mercado

profissionais da saude erros
Profissionais da saúde.

Muitas vezes o profissional da saúde é capacitado em boas escolas e tem experiência no mercado, mas deixa a desejar em alguns aspectos que podem vir a prejudicar sua carreira.

Confira a seguir os quatro erros capitais cometidos pelos profissionais da saúde no mercado.

A formação profissional não complementar

Muitas vezes os profissionais da saúde possuem diversos títulos acadêmicos especializações, o que é considerado positivo para a carreira. Porém, se isso for feito em excesso ou de forma incongruente, pode se tornar um problema.

Por exemplo, se um médico for cirurgião e médico do trabalho ao mesmo tempo, atuando de forma não complementar nas duas especialidades, atingirá duas personas completamente distintas. Essa estratégia acaba sendo pouco interessante e pouco atrativa do ponto de vista comercial.

A precificação inadequada dos serviços

Outro problema é a precificação inadequada dos serviços prestados, que pode vir acompanhada da sensação de desvalorização profissional, já que a cultura do trabalho está associada ao ganho financeiro.

Para evitar essa desvalorização, o profissional precisa entender que transmitir o “valor da experiência do atendimento” ao paciente deve ser motivo de aprimoramento contínuo.

Assim como em qualquer tipo de venda, é preciso passar uma percepção clara e equilibrada sobre o preço e o valor do serviço ao cliente, que, no caso, é o paciente, para que “o negócio” seja concretizado. É importante estar atento a esse conceito para que o profissional da saúde consiga se diferenciar da concorrência e trabalhe em diversas frentes de ação na jornada do atendimento ao paciente.

Talentos escondidos

Outro erro comum cometido pelos trabalhadores da área da saúde é ter um vasto conhecimento técnico e não ter retorno financeiro condizente com suas competências.

Os motivos para isso podem ser vários: networking escasso, resistência às novas tecnologias, comunicação ineficiente com a equipe e o paciente e a falta de autoconfiança. Tudo isso pode impedir que o conhecimento do profissional chegue onde deve: no atendimento ao paciente.

Formação profissional para mercado restrito

Em alguns casos, o profissional busca se especializar em uma área de mercado muito restrito, e isso acaba por não gerar o retorno financeiro esperado nas localidades onde esse profissional atua.

Por isso, é importante entender esses conceitos durante as fases de formação acadêmica e de início da carreira e, assim, definir a melhor estratégia de formação profissional para gerar os resultados esperados sem causar futuras frustrações.

Importância dos profissionais da saúde na pandemia da covid-19

profissionais da saude covid 19
Importância dos profissionais da saúde na pandemia da covid-19.

Os profissionais da saúde foram mais do que importantes durante a pandemia: foram cruciais. E, aqui, não falamos apenas dos médicos, enfermeiros e os demais que lutaram na linha de frente, cuidando dos pacientes infectados e arriscando sua própria vida por amor à profissão.

Falamos também das diversas especialidades que ajudaram na reabilitação dos pacientes recuperados, como fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentre outros, e biomédicos, que foram essenciais para o desenvolvimento das vacinas que tornaram a Covid-19 uma doença controlada.

Em resumo, podemos dizer que, sem os profissionais da saúde, seria impossível lidar com uma pandemia. Ao redor de todo o mundo, eles foram essenciais para que pudéssemos superá-la.

Como encontrar bons profissionais da saúde pela plataforma da Sinaxys?

Se você é gestor de uma clínica popular ou de um hospital e deseja contratar profissionais da saúde, conheça a Sinaxys!

Contamos com um banco com mais de oito mil profissionais qualificados, distribuídos em seis estados do sul e do sudeste do Brasil, e prontos para fazer toda a diferença no seu quadro de trabalhadores.

Cadastre-se, divulgue suas vagas e descubra como é fácil recrutar com a Sinaxys!

Conclusão

profissionais da saude atuacao
Profissionais da saúde.

Como vimos ao longo do texto, os profissionais da saúde podem se animar, pois esta é uma área que está sempre em alta no mercado. É claro que sempre existem algumas especialidades que se destacam nesse quesito, mas o fato é que, por ser um serviço essencial, esses trabalhadores são sempre bastante requisitados.

Na plataforma da Sinaxys é possível encontrar os melhores profissionais do mercado de forma rápida, fácil e com baixo custo, tornando seu recrutamento simplificado e garantindo que sua equipe esteja sempre completa.

Quer saber mais? Conheça nossa plataforma e entre em contato conosco!

Leia também: Recepcionista hospitalar: tudo que você precisa saber antes de contratar

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.