Telessaúde: o que é, importância social, como funciona e benefícios

telessaude consulta online
Compartilhe:

Quando trata-se de facilidade, dinamismo e principalmente do alcance de novos meios de resolução de problemas, antes difíceis de serem solucionados, é quase impossível não citar a tecnologia, no caso, a telessaúde.

Dessa forma, contando com muitos recursos, a tecnologia têm sido a protagonista no auxílio do desenvolvimento da medicina e de suas ramificações.

Por isso, para saber mais sobre a atuação da tecnologia dentro da área médica, confira o conteúdo a seguir.

O que é telessaúde?

telessaude paciente tela

Para começar o assunto, então cabe abordar de maneira breve a definição de telessaúde.

Ela nada mais é do que um atendimento ou mesmo a utilização de serviços dentro de uma área da saúde com auxílio da telecomunicação.

Ou seja, a telessaúde se apresenta como parte do desenvolvimento da tecnologia dentro da área médica. E, assim, contando com meios de telecomunicações, isto é, com a comunicação digital.

No entanto, ainda que se trate um pouco dos avanços da tecnologia, a telessaúde também foi praticada sem o uso da internet. Um bom exemplo disso foi quando ela se apresentou através dos famosos bipes ou pagers. Dispositivos que existiam pouco antes dos celulares.

Telessaúde Brasil Redes

Já tendo entendido o conceito básico do que se trata a telessaúde, podemos aprofundar ainda mais o assunto. Neste caso, falando a respeito da Telessaúde Brasil Redes.

Esta é uma espécie de iniciativa a nível nacional que tem a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento e também da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessa maneira, com o foco em melhoria do SUS, a Telessaúde Brasil Redes dispõe de vários serviços, tais como a teleconsultoria, telediagnóstico, teleducação e outros serviços que serão abordados no decorrer do artigo.

Qual a principal diferença entre telessaúde e telemedicina?

Embora sejam termos bastante parecidos, a telessaúde tem sua distinção em relação a telemedicina, mesmo que elas se utilizem da tecnologia como sua base de funcionamento.

Assim, a diferença entre elas é bem simples. Desse modo, a telessaúde consiste em uma área que é mais abrangente e que tem referência ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).

Ao passo que a telemedicina é um área dentro da telessaúde que faz uso da internet, plataformas mais específicas e tecnologias de imagem, áudio e vídeo. Tudo isso com o fim de ampliar os processos colaborativos de diagnóstico, neste caso funcionando como uma opinião médica secundária.

Como também, a telemedicina tem o objetivo de realizar a difusão do acesso aos serviços de laudos médicos a distância.

Em suma, a telemedicina se apresenta como espécie do gênero da telessaúde, bem como promove o acesso à saúde ao usar as ferramentas de tecnologia.

E por conta da amplitude da telessaúde, muitos profissionais com área de atuação distintas têm o potencial de participar dela.

Quando surgiu a telessaúde?

Entender o que é a telessaúde e qual é a sua subárea mais conhecida, neste caso a telemedicina, é bastante simples. Porém, ainda cabe saber a partir de quando e como foi o seu surgimento.

Mesmo que a sua base e suas ramificações seja o uso de tecnologia da comunicação, existem relatos do seu surgimento bem antes de existir resquícios da ideia de criação da internet.

Pois que, seu primeiro aparecimento data dos tempos da idade média no continente europeu. Isto aconteceu durante o período de surto de pragas que atingiam a região. Assim, um médico teria se isolado às margens opostas de um rio em que um povoado se instalou.

A partir daí, um agente comunitário recebia orientações do médico para que tomasse as devidas medidas, isto depois de relatar os sintomas que o povoado apresentava devido às pragas.

Entretanto, ainda há o entendimento que a telessaúde parte da criação do telégrafo, no século XIX,  que possibilitou o envio de exames médicos radiográficos a lugares distantes. Bem como, no século seguinte, o rádio também permitiu que informações e serviços médicos fossem levados para lugares como a Antártida.

Qual a finalidade da telessaúde?

telessaude medicos online paciente

Entendido um pouco do surgimento, cabe ressaltar a real finalidade da telessaúde. De maneira geral, ela possibilita a melhora, facilidade, resolução, expansão e alcance dos serviços de saúde.

E tomando por base o objetivo do programa Telessaúde Brasil Redes, então, pode-se afirmar que a melhoria da qualidade do atendimento na atenção básica do SUS é o ideal.

Qual a importância social da telessaúde no Brasil?

A partir da criação do programa de nível nacional Telessaúde Brasil Redes, logo, é comum que surja a dúvida sobre a relevância dessa ciência.Portanto, responderemos neste tópico.

A telessaúde carrega consigo o poder de democratização do acesso à saúde no Brasil em locais remotos e que, por isso, é muito comum que tenham pouco ou nenhum meio de alcançar atendimento médico.

Um bom exemplo disso são as cidades ribeirinhas, onde grande parte da população, senão toda ela, necessita de se deslocar para os grandes centros para que, só assim, consiga atendimento em hospitais de alta qualidade e com ótimos equipamentos.

Porém, com apenas um acesso a internet é possível que as comunidade que têm dificuldade em ter contato com médico consiga usar serviços como o telediagnóstico, teleconsultoria, teleducação.

Sendo assim, a telessaúde, por conta do uso dos TIC’s, se apresenta como a principal forma de fornecer acesso à saúde. E, como consequência, vê-se de maneira clara a sua importância no Brasil, seja no atendimento de comunidades localizadas em região remota ou mesmo no fornecimento de comodidade e democracia ao acesso à saúde.

Como funciona a telessaúde no Brasil?

telessaude medica tela tablet

Como bem abordado anteriormente, a telessaúde serve, basicamente, para dar expansão ao acesso à saúde, isto devido a sua praticidade e ausência de prejuízos aos diferentes tipos de serviços prestados.

No Brasil, ela vem cumprindo com a sua principal finalidade, isto é, romper com as barreiras geográficas e, portanto, conseguindo fornecer atendimento médico para aqueles que, antes, tinham maiores dificuldades para conquistar este acesso.

Hoje em dia, a telessaúde tem o seu regulamento feito pelo Ministério da Saúde. E no ano de 2006 criou-se a Comissão Permanente de Telessaúde e o Comitê Executivo de Telessaúde, além de projetos como a RUTE (Rede Universitária de Telemedicina), pertencente à RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

A partir disso, a iniciativa de parceria com instituições públicas como o SUS, se tornou possível também.

Como fazer para se cadastrar no Telessaúde Brasil Redes?

Para que haja a participação no programa Telessaúde Brasil Redes, deve-se saber que é a Portaria MS nº 2.546/11 é que permite a parceria público-privada.

No entanto, para que os interessados realmente consigam participar, então, faz-se necessário que tenham a infraestrutura adequada para o oferecimento dos serviços. Assim, alguns requisitos são:

  • Computadores com Softwares atualizados;
  • Plataformas que estejam conforme as regras do Ministério da Saúde;
  • Profissionais qualificados.

Cabe ressaltar que quanto às demais exigências os interessados têm o dever de entrar em contato com o Ministério da Saúde.

Confira: Gestão hospitalar: como é a carreira e como exercer a gestão

Quais as subáreas da telessaúde?

telessaude medica computador

As subáreas da telessaúde têm íntima ligação com os serviços que são prestados. Isto é, a teleducação, telediagnóstico, teleconsultoria, além de áreas, também se apresentam como os serviços que são prestados.. Assim, vale tratar a respeito delas e de outras áreas.

A teleducação, como o nome pressupõe, alcança atividades de origem educacional à distância. E da mesma forma que a telessaúde em geral, a teleducação também utiliza a tecnologia de informação e também de comunicação.

Neste caso, o núcleo tem o poder de criar cursos, aulas, palestras e até mesmo ajudar na formação de profissionais, tudo isso à distância.

Já a teleconsulta, além de um dos principais serviços fornecidos, esta área se apresenta como um dos procedimentos de rotina realizados pelos profissionais. Dessa maneira, há a promoção da interação entre paciente e médico através dos TIC’s.

Em seguida, o telediagnóstico permite que haja a emissão de laudo ou mesmo parecer de exames. Isto ocorre através de gráficos, imagens e também de dados que são enviados pelo meio digital.

Ainda que seja óbvio, cabe ressaltar que o diagnóstico deve ser feito por um médico com Registo e com qualificação de especialista na área em relação ao procedimento.

O benefício do telediagnóstico está em que há a chance de uma pluralidade de profissionais avaliarem um mesmo documento.

A partir disso, outros benefícios são colhidos pelos pacientes. Isto é, o alcance de um resultado tanto mais preciso quanto completo, o que permite que existam tratamento mais assertivos e também certo nível de redução de tempo ao diagnosticar.

Bem como, os pacientes, de maneira geral, conseguem ter maior comodidade devido ao atendimento ser feito completamente dentro do âmbito virtual.

Além destas 3 principais áreas, existe a telecirurgia que só pode ocorrer quando existe o ambiente adequado para a sua realização. Esta área usa tanto os meios digitais quanto os presenciais, uma vez que há a participação de um cirurgião remoto e outro no local para acompanhamento do procedimento.

Ainda em se tratando das principais áreas de alcance da telessaúde, existe a telepsicologia.

Uma resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia), possibilita que haja a terapia online em território nacional. Assim, a CFP visa ampliar o acesso aos serviços que estão ligados à saúde emocional e mental das pessoas, também.

Quais os benefícios da telessaúde para o médico?

telessaude medica

Do ponto de vista médico, pode-se dizer que a importância e benefícios da telessaúde se relaciona com o aumento de consultas que podem ser realizadas.

Além do mais, é por meio dela que se torna mais palpável a relação entre o profissional e o paciente, ou seja, mais próxima e, por consequência, havendo mais humanidade e menos tecnicidade na consulta.

Entretanto, não é somente nestes pontos que existem destaques para a telessaúde para o médico. Por exemplo, a otimização de tempo também se apresenta como ponto benéfico para os médicos.

As rotinas de maneira remota, por meio do uso da internet pode fazer com que todo o fluxo do trabalho profissional seja melhor, mais fácil. Uma vez que a acessibilidade e praticidade são consequência gritantes às consultas.

A diversidade de profissionais atuando em uma mesma consulta possibilita que, ao passo que o paciente recebe atendimento, os demais médicos consigam acelerar os exames e também diagnósticos. Assim, não há perda de tempo de uma etapa para outra.

Outro ponto de muita importância para o uso da telessaúde é em relação aos custos menores apresentados por ela. Isto ainda que os custos iniciais sejam altos, quando se trata de períodos longos, se percebe a economia.

Via exemplo, não se tem a necessidade da manutenção de equipes presenciais em certo procedimento ou até mesmo manter locais físicos para a realização de atendimento. Todo este processo de agilidade em atendimento termina por alcançar todas as áreas de atuação.

Por fim, outro benefício que podemos citar, além dos diversos existentes e que decorrem da telessaúde, é a prestação de serviço mais assertiva. Uma equipe maior para atendimento de um paciente pode ser facilmente criada, desde a consulta até a realização do diagnóstico.

Assim, contando com o auxílio dos meios avançados de tecnologia e atenção múltipla, os serviços fornecidos têm maior excelência, são mais completos e, principalmente, mais precisos.

Papel de protagonismo cada vez maior da tecnologia no auxílio ao atendimento médico

telessaude consulta online celular

Depois de todas as informações oferecidas, fica mais simples de entender como se dá todo o protagonismo da tecnologia, como ela tem o poder de promover a democratização do acesso médico.

Por isso, aprofundar mais os conhecimentos em como o avanços tecnológicos podem favorecer ainda mais o desenvolvimento médico e sobre quais são as tendência mais aguardadas é de grande importância para o profissional que atua na área da saúde. Sendo assim, confira o tópico a seguir.

Confira: Marketing para médico: Guia completo para você começar

Tendências tecnológicas da chamada “medicina do futuro”

Embora seja um conceito bastante abrangente, a medicina do futuro se trata da utilização de tecnologias para provocar a revolução dos cuidados com a saúde das pessoas.

E, como consequência deste processo, termina por haver a melhora no estilo de vida, além de possibilitar a criação e desenvolvimento de novos tratamentos médicos.

Um dos motivos que acelerou a chegada da medicina do futuro foi a pandemia que obrigou a reinvenção da atuação de muitos profissionais e esta reinvenção teve como parceira a tecnologia que tanto falamos neste artigo.

Dito isso, a telemedicina é uma tendência das tecnologias da medicina do futuro. Uma vez que a sua importância foi reconhecida, também, quando a pandemia impossibilitou a convivência comum das pessoas.

Por isso, o governo brasileiro resolveu facilitar a regulamentação quanto à telemedicina com o fim de sair da situação pandêmica.

Outra tendência que já vinha sendo discutida bem antes da pandemia foi as IA’s (Inteligências Artificiais).

O seu benefício está na substituição dos processos comuns e demorados dentro do âmbito da saúde. Assim, oferecendo soluções mais acessíveis, automatizadas e rápidas para os diagnósticos em tempo real.

Por sua vez, a machine learning passou a ser mais discutida também. Em tradução literal significa aprendizado de máquinas. A principal finalidade desta nova tendência tecnológica é proporcionar maior precisão de diagnósticos, devido a sua garantia de uma avaliação mais precisa e refinada que um profissional médico.

É possível, por meio da machine learning, o reconhecimento de imagens, decisão em tempo real, conquista de novos conhecimento e até mesmo segmentar clientes.

Outra tendência que deve ser ressaltada é a Internet Of Things (IoT), isto é, a internet das coisas.

Esta tecnologia promete a conquista de inovações mais profundas. Via exemplo, coleta e interpretação de dados, monitoramento contínuo do paciente, uso da nuvem para armazenar e compartilhar informações e muito mais.

Por fim e como consequência da IoT, a wearables (equipamentos vestíveis) são utilizados para que os pacientes sejam monitorados durante um tratamento.

É uma tendência antiga, mas que promete ser ainda mais fortalecida com o avanço da tecnologia dia após dia. Veja: Softwares médicos: guia com melhores tipos e preços.

Conclusão

telessaude consulta medica celular

Portanto, neste artigo você conferiu desde a definição da telessaúde, suas principais subáreas e a diferença entre ela e a telemedicina.

Também abordamos como se dá o seu funcionamento no Brasil e, a partir deste ponto, entendemos mais sobre sua importância para o país.

Sendo assim, para continuar por dentro das novidades do mundo médico, confira o nosso blog para ter acesso a outros conteúdos gratuitos e saiba muito mais.

Precisa recrutar profissionais da saúde para atendimento na telessaúde? Clique aqui e confira!

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.