Gestão hospitalar: como é a carreira e como exercer a gestão

gestao hospitalar gestao hospitalar
Compartilhe:

A gestão hospitalar é a área responsável por manter o hospital ou clínica funcionando de forma correta e eficiente. É a gestão hospitalar que garante que todos os departamentos da organização estejam em sintonia, de forma a oferecer o melhor atendimento aos pacientes e um bom ambiente de trabalho aos colaboradores.

Por isso, é imprescindível que o gestor seja um profissional preparado para grandes desafios e que tenha o conhecimento necessário para administrar instituições da área de saúde. Atualmente, existem, até mesmo, cursos voltados para preparar os profissionais para atuar na área.

Se você quer entender melhor como funciona a gestão hospitalar, em que áreas ela atua e que tipo de profissional pode se tornar um gestor, este artigo é para você. Siga conosco e confira!

Qual a importância de uma boa gestão hospitalar?

gestao hospitalar importancia
Qual a importância de uma boa gestão hospitalar?

De forma bastante direta, podemos dizer que a gestão hospitalar é, simplesmente, a área responsável por manter a organização de saúde em pleno funcionamento. É esse setor que coordena todos os outros departamentos administrativos do hospital, analisando dados para fazer com que tudo aconteça de forma sincronizada e eficiente.

Uma de suas atribuições é criar um mapa de risco hospitalar, que representa as áreas onde há ameaças e visa a segurança de funcionários e pacientes.

É a gestão hospitalar, também, que realiza a compra dos insumos necessários, além de pagar as despesas do hospital. O gestor também deve ter conhecimento a respeito da remuneração dos médicos, precisando ter conhecimento da tabela CBHPM, por exemplo.

É esse setor, também, que é responsável por manter os funcionários do hospital satisfeitos em busca de evitar um possível turnover de funcionários. E essas são apenas algumas das funções pelas quais a gestão hospitalar é responsável.

Sendo assim, fica fácil compreender sua importância, não é mesmo? Uma gestão hospitalar ineficiente pode comprometer o hospital como um todo, por isso, é essencial contar com bons e experientes profissionais da área.

Benefícios de uma boa gestão para a administração hospitalar

Como comentamos acima, uma boa gestão é fundamental para todos os setores de um hospital e, principalmente, para o seu próprio departamento: a administração hospitalar.

Sob o comando de um bom gestor, a administração hospitalar é capaz de fazer com que a equipe tenha uma visão ampliada das operações que ocorrem dentro do hospital e, com isso, elaborar as estratégias mais eficientes para a tomada de decisão.

Dessa forma, áreas como infraestrutura, atendimento, compra de medicamentos e insumos, estoque, manutenção, dentre outras, tendem a funcionar de forma mais eficaz.

É importante, portanto, que o profissional designado para o cargo de gestão tenha bons conhecimentos na área de saúde e, é claro, em administração.

Gestão hospitalar e a humanização na saúde

Em primeiro lugar, um bom gestor deve entender a importância de se implantar a humanização da saúde no ambiente hospitalar. Afinal, é preciso tomar uma série de medidas para que as práticas e recursos voltados para a melhora do relacionamento entre profissionais e pacientes sejam inseridos no dia a dia da instituição.

Entender os sofrimentos e as necessidades dos pacientes, levar em conta suas opiniões, ouvir o que eles têm a dizer, são o primeiro passo para alcançar a humanização.

No entanto, a humanização não depende apenas dos profissionais de atendimento. A infraestrutura do local, juntamente à qualidade dos serviços prestados também são de extrema importância.

Então, para garantir que esses dois fatores também sejam atendidos, a gestão deve intervir de modo a manter a organização bem estruturada, tanto quanto os profissionais bem treinados de modo a oferecer o melhor serviço possível aos pacientes.

Gestão hospitalar e a segurança do paciente

gestao hospitalar seguranca do paciente
Gestão hospitalar e a segurança do paciente.

Outro fator no qual a gestão deve interferir, é na segurança do paciente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de segurança do paciente é a preocupação global de saúde pública.

De acordo com o órgão, há uma chance de uma a cada 300 pessoas sofrerem algum dano durante um atendimento de saúde. Esse problema é a 14ª principal causa de doenças e mortes em todo o mundo. Além disso, apenas erros com medicação causam um prejuízo de mais de 42 bilhões de dólares por ano.

Dessa forma, a OMS criou a Aliança Mundial para Segurança do Paciente, que tem o objetivo de reduzir o problema do cuidado inseguro por meio de propostas de solução para a segurança do paciente. A Anvisa também se preocupa com a questão e criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que é um conjunto de medidas para prevenir e reduzir as ocorrências de acidentes no ambiente de saúde.

Sendo assim, a gestão hospitalar tem como função o desenvolvimento de estratégias e ferramentas com o objetivo de elevar o grau de segurança do paciente dentro do ambiente da organização de saúde.

O que é preciso para ser um bom gestor hospitalar?

gestao hospitalar bom gestor
O que é preciso para ser um bom gestor hospitalar?

Porém, hoje em dia já existem cursos de gestão hospitalar, que são voltados para a área administrativa especificamente da área de saúde.

Podemos dizer, então, que, em primeiro lugar, o gestor hospitalar precisa ter conhecimentos profundos sobre administração e que é interessante que já tenha uma vivência na área de saúde para entender melhor o funcionamento desse tipo de organização.

Para ser um bom gestor hospitalar, o profissional precisa ter foco na melhoria contínua dos processos internos e da satisfação dos pacientes e, é claro, de seus colaboradores.

Gerenciar uma organização de saúde exige muito planejamento, organização e controle, então, destacamos abaixo algumas características de um bom profissional da área:

  • Postura analítica;
  • Busca constante por conhecimento e atualização;
  • Flexibilidade para lidar com pessoas;
  • Espírito de liderança;
  • Organização;
  • Empatia.

Veja abaixo mais alguns pontos que devem ser levados em consideração por um bom gestor hospitalar.

Expertise no planejamento e gerenciamento de pessoas, processos e recursos

O planejamento e gerenciamento de pessoas, processos e recursos é algo que um bom gestor deve prezar em um hospital ou clínica.

A gestão de pessoas é a área que tem como atribuição cuidar e desenvolver os colaboradores daquela organização, tendo como foco principal a experiência do paciente, o que é de suma importância em um hospital. Isso sem falar que também é importante pensar na satisfação dos funcionários para evitar o chamado turnover.

Além disso, é preciso planejar e gerenciar os processos e recursos da organização de saúde, a fim de garantir que tudo funcione sincronizadamente e que os recursos sejam empregados de forma correta, evitando que se perca tempo e dinheiro.

Expertise em compras de materiais, insumos e equipamentos

A gestão das compras hospitalares é muito mais que simplesmente buscar os melhores preços, ela também deve buscar equilibrar-se entre as necessidades do hospital e dos pacientes, a fim de encontrar o melhor custo-benefício para a organização.

Para isso, não basta apenas buscar um baixo custo, é preciso também considerar as questões logísticas e operacionais para que o processo de compra ocorra da melhor maneira possível.

Sendo assim, os gestores devem tomar algumas medidas importantes nesse processo, como verificar a procedência do que está sendo adquirido, controlar o tempo e o estoque, definir metas, evitar desperdícios, utilizar plataformas de buscas de preços e escolher bem seus fornecedores.

Expertise em análise de contratos e convênios

Uma gestão bem-sucedida também deve ter expertise na análise de contratos e convênios. Isso porque é o gestor que deve acompanhar a execução dos acordos firmados e promover as medidas necessárias para que os contratos e convênios sejam executados de forma fiel ao combinado.

É o gestor quem deve gerenciar os contratos e decidir se há a necessidade de eventuais alterações em comparação ao que foi definido inicialmente, além de lidar com as questões de faturamento hospitalar relacionadas aos planos de saúde, por exemplo.

Planejamento estratégico hospitalar: sua importância e como fazer

gestao hospitalar planejamento estrategico hospitalar
Planejamento estratégico hospitalar: sua importância e como fazer.

O planejamento estratégico hospitalar é responsável por dar um norte à gestão daquela organização de saúde, ele mostra o que é preciso ser feito para que os objetivos traçados sejam alcançados.

Um planejamento bem feito pode ajudar a reduzir o desperdício de insumos, além de controlar os processos internos e aumentar a produtividade dos colaboradores por meio da implementação de protocolos, influenciando diretamente na experiência dos pacientes.

Uma das formas de se fazer um planejamento estratégico hospitalar é usando a matriz SWOT (ou FOFA), que nada mais é que uma ferramenta usada para avaliar as estratégias da organização e observar os cenários para entender os caminhos a seguir.

Dessa maneira, ao aplicar a matriz SWOT para realizar o planejamento estratégico hospitalar, o gestor pode visualizar melhor tudo que ocorre dentro da organização e, assim, proporcionar melhor atendimento aos pacientes, melhor saúde financeira para o hospital e tornar melhor o cenário da instituição.

Tem mercado para gestor hospitalar?

O gestor hospitalar tem um mercado diversificado. Ele consegue atuar em hospitais, laboratórios, clínicas, casas de repouso e outros diversos tipos de estabelecimentos na área da saúde.

Outro ponto interessante é que ele também pode exercer vários tipos de atividades nessas instituições, como gerente, coordenador ou supervisor, e atuar em setores como financeiro, logística, hotelaria e, até mesmo, na comunicação.

Qual o salário base de um profissional de gestão hospitalar?

De acordo com o site Salário, a remuneração de um profissional de gestão hospitalar varia entre R$4.000,00 e R$9.840,15. Em 2023, no Brasil, a média salarial desse tipo de profissional gira em torno de R$4.461,75, levando em conta profissionais contratados no regime CLT.

Como é exercida a gestão hospitalar em suas diversas áreas e setores?

gestao hospitalar equipe medica
Como é exercida a gestão hospitalar em suas diversas áreas e setores?

Como comentamos anteriormente, a gestão hospitalar pode ser exercida em diversos tipos de organizações de saúde e, também, em diversas áreas e setores. Confira abaixo algumas delas.

Gestão hospitalar de equipe médica

Equipe médica nada mais é que o time de especialistas de diversas áreas que trabalham em conjunto na organização de saúde. Em geral, para uma equipe médica ser eficiente, é preciso contar com alguns tipos de médicos:

Como você pôde perceber, a equipe médica conta com uma grande variedade de profissionais que precisam trabalhar harmonicamente para oferecer o melhor atendimento aos pacientes daquela organização.

E onde entra o gestor hospitalar nessa história? Bom, é ele quem deve buscar os melhores profissionais para sua equipe, além de desenvolver suas habilidades e, é claro, mantê-los motivados para que exerçam seu melhor trabalho, oferecendo excelência aos pacientes.

Gestão do setor de recepção

Uma recepcionista hospitalar pode ter diversas funções em uma organização de saúde: atendimento aos pacientes, agendamento de consultas, manutenção e atualização de dados, atendimento de telefonemas, abertura de fichas, organização de processos, direcionamento de pacientes, preparação das salas de exames e box de atendimento, e reuniões com os profissionais da organização.

Para cumprir todas essas funções de extrema importância, o gestor do setor precisa contratar uma profissional capacitada para exercer tais obrigações. É preciso que a recepcionista tenha um perfil calmo e paciente, atitudes positivas e que seja compassiva.

Além disso, o gestor precisa acompanhar o trabalho de perto, já que, se as tarefas não forem bem executadas, os resultados da organização podem ser bastante comprometidos.

Gestão hospitalar e escala de plantão

A gestão hospitalar também tem papel fundamental na escala de plantão. É o gestor quem precisa analisar se há profissionais suficientes à disposição dos pacientes para atendimento naquele período de tempo, além de pensar nas melhores estratégias para que a escala funcione com eficiência.

Para isso, alguns pontos são essenciais:

  • Planejar a escala com antecedência para não ficar desamparado por folgas ou férias dos funcionários em cima da hora;
  • Automatizar o controle de ponto para acompanhar os funcionários com mais facilidade e eficiência;
  • Controlar a frequência de plantões para evitar que alguns colaboradores estejam sobrecarregados e cheguem a um burnout;
  • Contar com plantonistas fixos para completar a escala;
  • Manter a equipe motivada para evitar o turnover;
  • Procurar formas de automatizar o processo de RH para agilizar o processo de contratação de plantonistas quando necessário.

Gestão hospitalar e práticas atuais da medicina

gestao hospitalar telessaude
Gestão hospitalar e práticas atuais da medicina.

A gestão hospitalar também deve estar atenta às práticas mais modernas e atuais da medicina. Afinal, se a organização de saúde não estiver atualizada mediante às tendências, ela certamente perderá espaço no mercado e isso, é claro, dificulta sua situação financeira.

Confira abaixo algumas práticas interessantes para serem adotadas na gestão de uma clínica, consultório ou hospital nos dias atuais.

Gestão hospitalar e a medicina integrativa

A medicina integrativa é um tipo de medicina que cuida de todas as áreas do paciente como indivíduo. Ou seja, ela trata não somente as doenças físicas, como também a parte psicológica do paciente, integrando todos os pontos humanos.

Em outras palavras, quando o paciente chega ao consultório se queixando de alguns sintomas, o médico considera corpo, mente e espírito, independente de o problema ter origem física ou psicológica. A medicina integrativa acredita que o problema deve ser avaliado baseado em processos da medicina tradicional e também em processos alternativos eficazes e seguros.

A gestão hospitalar pode incluir a medicina integrativa em sua organização de saúde visando o bem-estar e qualidade de vida do paciente, já que é comprovado que, ao usar diferentes métodos para a cura, o indivíduo tem resultados mais positivos, abrangendo todas as áreas de sua vida. Assim, a medicina integrativa pode ajudar a medicina tradicional a prevenir doenças e manter a qualidade de vida em um nível adequado.

Como trabalhar a gestão hospitalar quando se tem atendimentos por telessaúde?

Chamamos de telessaúde o atendimento ou a utilização de serviços de saúde com o auxílio da telecomunicação. Podemos dizer que ela é parte do desenvolvimento da tecnologia dentro da área médica. A implantação desse tipo de tecnologia tem sido uma forte tendência na medicina, principalmente após a pandemia da Covid-19.

Como benefícios para a gestão, podemos destacar a redução dos custos com deslocamentos, tanto de médicos, quanto de pacientes, além de uma maior facilidade no controle da administração hospitalar nos recursos e processos disponíveis.

Tudo isso, aumenta a competitividade da organização no mercado, já que possibilita um atendimento mais rápido e qualificado, desde que as tecnologias sejam usadas corretamente.

Como encontrar médicos para trabalhar?

Talvez o maior desafio de uma gestão hospitalar seja encontrar bons médicos para trabalhar. Mas, seguindo algumas dicas, esse processo pode se tornar um pouco menos complicado para o gestor. Confira abaixo:

  • Defina todos os critérios essenciais para a vaga;
  • Estruture o processo seletivo;
  • Entre em contato com su network;
  • Faça parcerias com faculdades e universidades;
  • Divulgue as vagas nas redes sociais da organização de saúde;
  • Faça uso do Linkedin;
  • Invista em plataformas de contratação como a Sinaxys!

Conheça a Sinaxys e encontre profissionais qualificados para a sua organização de saúde

A Sinaxys é uma plataforma que busca conectar as organizações de saúde aos melhores profissionais do mercado. Por meio dela, o processo de recrutamento é fácil, rápido, e de baixo custo.

Temos um banco com mais de 8 mil profissionais entre médicos, enfermeiros e dentistas, todos qualificados e prontos para oferecer o melhor atendimento aos pacientes de sua organização.

Se você é gestor de um hospital ou clínica e precisa contratar, conheça a Sinaxys e descubra como pode ser fácil recrutar.

Conclusão

gestao hospitalar sincronia
Gestão hospitalar.

Como vimos ao longo do texto, a gestão hospitalar atua em diversas frentes em uma organização de saúde. Ela é fundamental para manter a organização em pleno funcionamento, coordenando todos os departamentos administrativos do hospital e fazendo com que trabalhem em perfeita sincronia.

Uma boa gestão pode fazer com que o negócio prospere e atraia mais pacientes, já que garante uma melhor experiência para o paciente. Além de, é claro, dar condições de trabalho para que os funcionários se sintam satisfeitos e não queiram mudar de emprego.

São muitas as vantagens de se investir em uma boa gestão hospitalar e, para isso, tudo começa com bons colaboradores, não é mesmo? Para se conectar com os melhores profissionais do mercado, conte com a Sinaxys!

Entre em contato com a gente e anuncie suas vagas!

Leia também: Franquias de clínicas médicas: vantagens e desvantagens.

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.