Equipe médica: importância de uma equipe harmoniosa, e como montá-la

Gestão de pessoas em clínicas
Compartilhe:

Todos nós sabemos a importância de se ter boa uma equipe e nas unidades de saúde não é diferente. Ter uma boa e motivada equipe médica faz a diferença não só no atendimento, mas nos procedimentos a serem feitos no paciente.

Além, é claro, de profissionais multidisciplinares e versáteis que saibam como agir e se comunicar em diferentes situações, considerando que um médico lida com pessoas e não com máquinas.

Por isso, este profissional precisa ter um perfil adequado e saber as habilidades e conhecimentos necessários para atender os pacientes de forma adequada, diagnosticando, tratando e fazendo o acompanhamento.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com informações úteis a respeito da equipe médica desde o que é e como montar uma boa equipe.

Também damos dicas de como manter a sua equipe médica harmoniosa e motivada, seja ela multidisciplinar ou não, visto que a gestão desta equipe não é uma tarefa fácil.

Além disso, explicamos sobre cada especialidade que costuma integrar uma equipe médica, que são muitas dependendo do ambiente,

Claro que são muitos os profissionais disponíveis no mercado, por isso destacamos pontos que você deve considerar para montar a melhor equipe médica possível e ser capaz de captar ainda mais pacientes.

Boa leitura!

O que é uma equipe médica?

equipe medica corredor
O que é uma equipe médica?

Uma equipe médica é aquela formada pelos melhores especialistas. Isso porque, o maior bem de uma clínica são as pessoas, tanto as que trabalham para ela, quanto as que passam por consultas nela.

Não é difícil entender isso, quando você lembra que toda instituição ou organização, seja ela da área da saúde ou não, são formadas por pessoas dispostas a prestar seus serviços. Aliás, por seu papel social, as clínicas ou consultórios precisam valorizar ainda mais essa premissa.

Agora falando especificamente sobre os funcionários, são eles que dão o tom para o relacionamento com pacientes, a qualidade dos serviços e a imagem do estabelecimento. Por isso, precisam de todo conhecimento para realizar um bom trabalho e garantir a satisfação dos pacientes e a captação de potenciais novos.

Isso pode até parecer óbvio, mas acredite, uma equipe médica bem treinada e capacitada representa a boa interação com os pacientes, deixando boas impressões, garantindo a volta deles e ainda indicação para outras pessoas.

Outro aspecto importante que toda equipe médica que se preze deve levar em consideração é a qualidade dos procedimentos realizados (aliás, isso é tão essencial quanto um bom atendimento).

E ainda mais se você pensar que a qualidade dos procedimentos é influenciada pelas relações e competências da equipe médica.

Eu sei que você deve estar se perguntando a respeito, mas é só imaginar situações como a de um paciente que precisa se consultar com um cardiologista e a clínica não possui este médico especialista para atendê-lo e ele retorna para casa. O que você acha que pode acontecer com esta pessoa?

Nós respondemos: o que vai acontecer depende da condição clínica do paciente. Sem atendimento adequado, ele pode chegar a sofrer eventos graves como um acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto do miocárdio.

Então nesse caso, um clínico poderia direcionar o paciente para uma outra unidade de saúde que tem um cardiologista, ou ainda solicitar uma teleconsultoria com esse especialista.

Para tanto, ele deve contar com a ajuda de colegas da equipe e recursos tecnológicos.

Quem faz parte da equipe médica?

equipe medica conferindo livro
Integrantes de uma equipe médica.

Agora você já sabe o que é uma equipe médica e o quanto ela é importante. Porém, você conhece os profissionais da saúde que geralmente fazem parte desta equipe?

Cada unidade vai montar a equipe médica que melhor se adequa às suas necessidades, mas abaixo listamos os profissionais que geralmente integram uma equipe médica. Confira!

Médico generalista: aquele que atua como  clínico geral ou médico da família. É extremamente importante, pois trata de problemas simples ou em estágio inicial.

Médico especialista: aquele que tem formação direcionada a alguma especialidade, como um cardiologista, ginecologista, neurologista e psiquiatra, por exemplo. É essencial para um atendimento eficaz e seguro, mas a qualidade está ligada aos serviços da unidade.

Enfermeiro: este profissional cuida do paciente e também pode dar suporte aos médicos, fazendo triagens e a coordenação de procedimentos, por exemplo. Normalmente, atua em hospitais e clínicas.

Técnicos/auxiliares de enfermagem: estes profissionais, por sua vez, dão suporte tanto para médicos quanto para enfermeiros, fazendo coletas de sangue, curativos e condução de testes simples. Se capacitados, também podem administrar remédios e realizar exames de imagem.

Fisioterapeuta: estes profissionais são responsáveis pela reabilitação e recuperação dos movimentos de um paciente, cuidando de problemas como lesões e a postura.

Nutricionista: cuida da parte da alimentação do paciente, fator importante na sua recuperação. É este profissional que irá indicar a melhor dieta a seguir, conforme as restrições do paciente.

Psicólogo: saúde mental também é algo importante e deve ser bem acompanhada pelo bem do paciente e até mesmo de seus acompanhantes. Por isso, este profissional deve fazer parte da equipe médica.

Farmacêutico hospitalar: este profissional cuida dos medicamentos, mantendo o controle deles para garantir o bom uso e eficácia deles. É responsável pela aquisição até o uso dos pacientes.

Fonoaudiólogo: este profissional age na correção de problemas não só com a voz do paciente, mas também com a audição, fonética, mastigação, respiração, entre outros. Por este motivo, sua presença na equipe médica se faz indispensável.

Dentista: calma! Você não leu errado! Os dentistas também fazem parte da equipe médica, pois eles cuidam da nossa saúde bucal e podem atuar em postos de saúde que prestam assistência primária nesta área.

Assistente social: este aqui também é essencial na equipe médica por apoiar aqueles que prestam assistência primária. Responsável por orientar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Como você pode notar, uma equipe médica conta com diferentes especialistas, na tentativa de oferecer o melhor ao paciente. Contudo, é importante que estes profissionais se mantenham em harmonia e abaixo falamos mais sobre isso.

Importância de uma equipe médica harmoniosa

equipe medica olhando lado
Equipe médica harmoniosa.

Harmonia é algo essencial para um bom trabalho em equipe, principalmente quando nos referimos à uma equipe médica. Afinal, todos devem estar bem alinhados em oferecer o melhor aos pacientes que chegam para serem atendidos na unidade de saúde.

Nós entendemos que há muitos desafios diários na gestão de uma equipe médica, pois são muitas tarefas a serem feitas, lotação e pacientes diversos que precisam de todo tipo de ajuda, causando uma alta pressão e carga de estresse em todos.

Por este motivo, resolvemos listar pontos que podem te ajudar a manter uma equipe bem harmoniosa e engajada com o trabalho. Veja abaixo!

Qual deve ser o perfil de um médico?

Antes de qualquer coisa, o médico precisa ter empatia e se interessar pelo bem-estar do próximo para poder exercer seu trabalho de forma efetiva e nem-sucedida. Além de ser habilidoso, organizado, pró-ativo, flexível e comprometido com aquilo que faz.

Organização e liderança

Um médico vai lidar com muitas tarefas no dia a dia e com muitas pessoas. Por este motivo, ter organização no trabalho e liderança é importante.

Liderança não para controlar ou monitorar a equipe, mas para fazer com que todos interajam, agindo em prol de um objetivo comum, e dando suas ideias de melhoria.

Ou seja, liderança que gere produtividade e eficiência, com resultados concretos e alcance dos objetivos.

Conhecimento e habilidades

Não é novidade para ninguém que um médico precisa ter os conhecimentos e habilidades na área em que se propõe a atuar.

Ele também deve ser versátil e saber se comunicar com as mais variadas pessoas que irá conhecer. E aqui não estamos falando só de pacientes, mas também da equipe que ele faz parte, visto que ele não trabalha sozinho.

Atendimento ágil, seguro e assertivo

Todo médico precisa dar o melhor de si nos atendimentos, tendo a inteligência emocional necessária para lidar com as suas próprias emoções e a das pessoas.

Isso facilita que ele saiba como resolver problemas e diminua as chances de ele ser afetado emocionalmente por tudo que ouve ou vê.

O que é uma equipe médica multidisciplinar?

equipe medica reuniao
Equipe médica multidisciplinar.

Falamos acima da importância de um bom atendimento nas unidades de saúde e uma equipe médica multidisciplinar é uma ótima estratégia para isso, claro, quando ela é bem estruturada.

Formada por diferentes profissionais da área da saúde, capazes de atuar em diversas frentes, tais como: médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, uma equipe médica multidisciplinar oferece um atendimento qualificado, efetivo e mais seguro para os pacientes, seja em clínicas, consultórios, hospitais e ambulatórios

Estamos falando, então, de um grupo de profissionais da saúde que trabalham exclusivamente em prol de diagnósticos, tratamentos e recuperações bem-sucedidas de seus pacientes.

Sendo assim, a meta é ter o melhor resultado possível, priorizando um consenso nas decisões de cada procedimento.

É fato que a qualidade dos profissionais da equipe e a formação de cada um depende da unidade de saúde, dos recursos financeiros e do número de pacientes que são atendidos.

Outro aspecto a se ressaltar é que cada equipe estabelece normas e critérios de direcionamento e as melhores estratégias.

Isso com o objetivo de não só seguir os protocolos de Saúde Pública, mas também de superar os gargalos comuns entre os desafios que a instituição onde trabalham costumam enfrentar.

Como motivar uma equipe médica?

equipe medica hospital
Equipe médica motivada.

Os diferentes especialistas agem em prol de um objetivo comum que é o melhor resultado, atendimento e a recuperação efetiva do paciente. Porém, para que esta qualificação aconteça, os profissionais precisam estar alinhados e motivados.

Logo abaixo nós contamos como você consegue motivar uma equipe médica e ter bons resultados com eles.

1 – É hora de praticar a liderança da equipe médica. Converse, defina objetivos e distribua tarefas, mas acima de tudo, descubra formas de facilitar os processos para garantir a eficiência e produtividade no trabalho.

2 – Um dos principais pilares para que um lugar tenha sucesso é a comunicação, então incentive a comunicação entre a equipe e promova um verdadeiro trabalho conjunto. Faça reuniões, treinamentos e dê feedbacks, por exemplo.

3 – Outro ponto que não deve ser descartado é a valorização do trabalho em equipe e também individual. Isso ajuda a manter todos engajados e dispostos a entregar sempre o melhor.

Como motivar uma equipe de enfermagem?

Um líder da equipe de enfermagem tem o grande desafio de manter os seus colaboradores motivados, mais do que contratar bons profissionais e garantir a eficácia de seus trabalhos.

Isto porque, este profissional é responsável por grande parte dos processos iniciais e cuidados de um paciente. Porém, nem sempre o seu trabalho é reconhecido e é aí que o desânimo pode bater.

Por isso, saiba como manter os enfermeiros bem motivados.

1 – Se o problema é o reconhecimento, então reconheça o trabalho da equipe e valorize as ideias dos profissionais, fazendo reuniões e dando feedbacks positivos, por exemplo.

2 – Estabeleça metas e incentive a equipe a inovar. Lembre-se que quanto mais você mostrar que eles são importantes, melhor será o trabalho.

3 – Invista em comunicação e promova interações entre a equipe para que todos estejam alinhados e saibam a importância de um bom trabalho em equipe.

Dicas para a montagem de uma boa equipe médica

equipe medica olhando tablet
Equipe médica eficiente.

Como podemos imaginar, montar uma boa equipe médica não é tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar nesta hora. Veja!

Identificação das necessidades que sua área de atuação pode requerer

Para ter a certeza dos profissionais que você necessita na sua clínica, por exemplo, antes você deve identificar quais as necessidades da sua área de atuação e definir objetivos claros e que possam ser alcançados (obviamente).

Saiba indicar as qualidades que busca em anúncios de vagas

Atenção na hora de anunciar as vagas! Ao saber anunciar de forma correta o que precisa, facilita o processo de contratação e te ajuda a encontrar bons profissionais, que estejam alinhados ao que você deseja.

Saiba indicar as qualidades que busca nos perfis de candidatos que se apresentam

De nada adianta fazer um bom anúncio das vagas, se você não souber como agir no processo de seleção. Esteja com as qualidades que busca clara para poder encontrar os candidatos que mais se encaixam naquilo que precisa.

Mantenha uma comunicação clara com eventuais candidatos

Comunicação é tudo e é indispensável em todo processo seletivo. Saber onde encontrar bons candidatos da área médica e como se comunicar com eles é importante. Aposte em sites de vagas como a Sinaxys e até em redes sociais como o LinkedIn.

Multidisciplinariedade e versatilidade costumam ser boas qualidades

Como citamos acima, apostar em uma equipe multidisciplinar é uma boa estratégia para se ter um bom atendimento e captar pacientes.

Quanto mais conhecimento a sua equipe tiver, melhor será a execução do trabalho. Também busque por profissionais que tenham muitas habilidades e possam exercer diferentes tarefas. Afinal, o dia a dia de profissionais da saúde costuma ser corrido e cheio de desafios.

Conheça a Sinaxys

equipe medica conversa
Equipe médica e pacientes.

Já demos dicas de como montar uma boa equipe médica, mas onde encontrar estes especialistas? Nós te dissemos: na Sinaxys!

A Sinaxys possui uma plataforma fácil, prática e intuitiva, que te ajuda a achar os profissionais da saúde ideias para a sua clínica ou consultório. Com o nosso site ou aplicativo, você tem tudo que precisa na palma da sua mão.

Vale destacar que além de uma rede de network e ótimas oportunidades de emprego na área da saúde para dentistas, médicos e outros profissionais, a Sinaxys conta com grandes parcerias que ajudam na captação de novos pacientes

Sem contar que o principal objetivo da Sinaxys é te ajudar a dinamizar sua carreira. Por isso, temos mais uma dica que vai ajudar todos os profissionais da saúde a se atualizar sobre novas tecnologias e tendências e sobre tudo que é para ser um especialista excepcional.

Todos estes conteúdos diversos, você pode conferir no nosso blog. E se quiser saber mais sobre a gente, acesse o nosso site.

Conclusão

Equipe médica é algo de extrema importância para uma unidade de saúde.

Ter uma equipe médica motivada e engajada, trabalhando em prol de um objetivo comum faz toda a diferença – tanto nos atendimentos quanto nos procedimentos realizados pela unidade.

Para que todos entendam a importância de uma boa equipe médica: as interações negativas tendem a afastar o paciente e seus acompanhantes, enquanto interações positivas ajudam a fidelizar eles.

E esta equipe pode contar com diferentes especialistas, desde enfermeiros e fisioterapeutas até dentistas, nutricionistas e assistentes sociais.

Podemos dizer que ter uma equipe médica multidisciplinar é um recurso muito eficiente na elevação da eficácia e qualidade dos serviços prestados pela clínica, consultório ou outra unidade de saúde.

Contudo, é importante saber como manter a equipe motivada. Isso porque, trabalhar motivado e em equipe faz com que as unidades de saúde tenham sucesso naquilo que propõem e sejam reconhecidas por isso, captando ainda mais clientes. Então, reconhecer o trabalho da equipe, incentivar a comunicação e interação entre os membros dela e saber como liderá-la de forma que todos saibam da sua importância no local, é indispensável.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de tudo o que envolve a área médica e não deixe de compartilhar!

Recrute Médicos, Enfermeiros e Dentistas com a Sinaxys e aumente o faturamento do seu empreendimento de saúde agendando mais consultas e realizando mais exames.

Compartilhe:

Posts que você também pode gostar