Faturamento hospitalar: dicas para tornar o processo mais eficiente

faturamento hospitalar
Compartilhe:

Faturamento hospitalar é o setor responsável pelas contas enviadas aos planos de saúde. É esse setor que comprova às operadoras que determinados serviços foram prestados pela instituição aos pacientes conveniados.

Por isso, o setor de faturamento é de extrema importância dentro de um hospital e os gestores da organização devem sempre buscar otimizá-lo de forma a manter as contas em dia e, é claro, obter lucro.

No texto abaixo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre faturamento hospitalar, seus desafios e como fazê-lo decolar. Confira!

Como funciona o setor de faturamento de um hospital?

O setor de faturamento de um hospital é marcado por tarefas burocráticas e operacionais, mas que são extremamente necessárias para que a instituição receba os pagamentos de maneira ágil.

Isso porque as operadoras de planos de saúde contam com muitas regras a respeito de encaminhamento de contas. Sendo assim, é de extrema importância que o hospital esteja sempre em dia com suas obrigações operacionais. Veja abaixo algumas delas.  

Notas Fiscais

A partir do momento em que as guias de faturamento referentes aos serviços são levantadas, o setor de faturamento precisa organizar as informações e emitir notas fiscais para as operadoras dos planos de saúde. 

Então, as NFs são encaminhadas para as operadoras e também ao setor de contabilidade, que garante que estejam dentro da conformidade fiscal.

A emissão de notas fiscais é um dos serviços mais frequentes no setor de faturamento hospitalar e é comum a quase todas as instituições do tipo.

Guias de faturamento

Guias de faturamento são documentos que são enviados para as operadoras de planos de saúde. Elas descrevem os procedimentos realizados durante o atendimento aos pacientes e, normalmente, são criadas pelos médicos responsáveis por aquelas consultas ou exames.

Dessa forma, esses documentos são encaminhados para o setor de faturamento, que tem a função de revisá-los e enviar à operadora que, por sua vez, repassa o pagamento de honorários aos profissionais.

Boletos

Boletos dispensam apresentações, não é mesmo? Eles são a forma de pagamento mais comum das contas do dia a dia, inclusive dos planos de saúde. 

Os hospitais, na maioria das vezes, têm seu próprio sistema de gestão que permite a emissão dos boletos por meio de um módulo financeiro.

Duplicatas

Outra alternativa para pagamentos muito comum é a duplicata, que é uma ordem que prova a necessidade de pagamento sobre determinado serviço em uma data de vencimento pré-estabelecida, que é igual ou superior a 30 dias da data de entrega do documento.

Quais são os maiores desafios no setor de faturamento hospitalar?

faturamento hospitalar desafios

Existem muitos desafios no dia a dia do setor de faturamento de um hospital, como é fácil imaginar. Mas o maior deles é, provavelmente, o desencontro de informações. 

Afinal, esse desencontro pode trazer a dificuldade no controle dos serviços prestados e na cobrança correta, além de ocasionar erros diversos, como falta de lançamento de itens, produtos, taxas, dentre outros.

Outro problema comum é a falta de comunicação entre o setor de faturamento e as operadoras de planos de saúde, o que pode ocasionar as temidas glosas, além da demora no pagamento por parte das operadoras.

De forma prática, a maneira mais eficiente para evitar os problemas mais comuns no dia a dia no setor de faturamento hospitalar é investir em um sistema eficaz de controle, centralização e padronização das informações.

Qual o papel da gestão estratégica no faturamento hospitalar?

faturamento hospitalar gestão estratégica

A gestão estratégica tem papel fundamental no faturamento hospitalar. Isso porque o mercado da saúde é bastante competitivo e os sistemas de gestão se tornam essenciais para que o operacional do hospital atinja o grau máximo de eficiência, não apenas no setor de faturamento, mas na instituição como um todo.

Como comentamos no tópico anterior, por meio dos sistemas de gestão é possível centralizar as informações e melhorar a comunicação entre os departamentos e os stakeholders, o que melhora significativamente o funcionamento do hospital.

Ao usar esse tipo de sistema, os ganhos são muitos. Eles vão desde a parte mais operacional, substituindo planilhas, por exemplo, até as partes mais estratégicas, que possibilitam uma visão mais ampla dos processos e a padronização dos mesmos.

Em suma, a gestão estratégica pode facilitar a identificação de problemas e, assim, ajudar o hospital a se precaver contra eles. No caso do faturamento, pode evitar a ocorrência de glosas, bem como identificar os padrões das mesmas. Além disso, também pode alertar quanto a itens e valores incorretos, validar autorizações e elegibilidade de pacientes, tudo isso de forma automatizada.

Como tornar o faturamento hospitalar mais eficiente?

faturamento hospitalar eficiente

Independente do setor, a eficiência é sempre o ponto chave para o bom funcionamento. No setor da saúde essa premissa se faz ainda mais necessária, já que lida com atividades que interferem diretamente no bem estar das pessoas.

Sendo assim, é possível buscar maneiras de tornar os processos do faturamento hospitalar menos desafiadores por meio de algumas práticas. Veja abaixo quais são elas.

Faça uso de indicadores

Indicadores de investimento auxiliam bastante no faturamento hospitalar. Como exemplo, podemos citar o ROI (retorno sobre investimento), que mensura a eficiência dos custos de forma geral ou dividido em setores.

Outro indicador que pode ser usado é o ROE (retorno sobre patrimônio líquido), que é útil para medir a rentabilidade de determinado investimento. A fórmula para esse cálculo é simples: ROE = lucro líquido + patrimônio líquido.

Existe também o indicador EBITDA, que entrega dados capazes de mensurar os recursos gerados a partir de atividades operacionais descontando impostos e fatores externos. Esse indicador mede a receita que a instituição é capaz de gerar em um determinado período para que se possa comparar com os concorrentes e medir sua competitividade no mercado.

Monte um plano de contingência

Essa é uma ferramenta útil para otimizar o faturamento hospitalar em momentos de crise, quando se precisa de respostas imediatas.

O plano de contingência reúne, por meio de diálogos com equipes responsáveis por diversos departamentos, um levantamento de possíveis cenários críticos  que possam impactar no faturamento hospitalar. Assim, é possível visualizar possíveis situações, descrevê-las e criar, então, um plano para resolver cada uma delas.

Automatize os processos

A automatização de processos pode ser peça chave para que eles sejam otimizados. Quando falamos de faturamento hospitalar, podemos levar em conta questões como o cruzamento de informações e o armazenamento de dados, para as quais a automatização é essencial para garantir a eficiência.

Os prontuários eletrônicos são um bom exemplo de aplicação da automatização. Além de eliminar gastos com materiais e espaço físico, essa é uma solução para agilizar o atendimento e garantir informações mais seguras. Da mesma forma, laudos também podem ser armazenados em nuvem para facilitar o acesso pelas diversas áreas do hospital, inclusive o setor de faturamento.

Reduza as glosas

Glosas, como já comentamos acima, são o não pagamento de procedimentos realizados em um hospital ou clínica por parte dos planos de saúde. E é claro que, quando elas ocorrem, há prejuízos nas contas do hospital.

Por isso, é importante reduzi-las ao máximo e, para isso, é preciso que a ocorrência de erros nos processos seja evitada, assim como a falta de conhecimento sobre as exigências dos planos ou informações repassadas de forma equivocada.

Indicadores da gestão hospitalar

faturamento hospitalar indicadores gestão

O uso de indicadores no setor de faturamento hospitalar é de suma importância. Isso porque eles serão sempre um ponto de partida no que diz respeito a buscar melhorias para a organização. Quando se busca crescimento, não há como não registrar seu desempenho, certo?

Um bom exemplo é medir os riscos inerentes ao trabalho dentro daquela instituição, mapeando todas as situações que podem causar ameaças. 

Além disso, pode-se analisar outros indicadores, como taxa de ocupação, tempo médio de permanência, satisfação do paciente e o próprio faturamento da instituição.

Em resumo, os indicadores servem como ferramenta de prevenção, o que é essencial na área da saúde.

Confira: Administração Hospitalar: saiba como reduzir custos e aumentar o faturamento

Como a relação com o paciente contribui com o faturamento hospitalar

faturamento hospitalar relação paciente

Pode parecer óbvio, mas a relação com o paciente é essencial para que haja um bom faturamento em um hospital. É preciso ver o paciente de forma humanizada, inclusive quando se diz respeito às contas que ele deverá pagar para a instituição.

Para que esse relacionamento seja o mais transparente possível, é preciso que haja clareza no detalhamento do que foi faturado, já que sabemos que despesas médicas têm alto custo e um erro pode ocasionar grandes dores de cabeça, como ações judiciais movidas pelos pacientes.

Além de depor contra o hospital, os erros e a falta de transparência no faturamento podem prejudicar o paciente e ocasionar o aumento das glosas, tornando-se um ciclo negativo para a instituição.

Dicas para aumentar o faturamento hospitalar

É claro que todo gestor tem o objetivo de aumentar o faturamento hospitalar. Para isso, é preciso aprimorar a organização e apostar na tecnologia para realizar uma gestão mais eficaz.

Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar a aumentar o faturamento do hospital.

Utilize ferramentas de controle financeiro

Como comentamos acima e ao longo de todo o texto, a tecnologia é uma grande aliada para facilitar o trabalho em uma instituição de saúde. Quando falamos sobre o controle financeiro, é claro que não seria diferente.

Utilizar ferramentas de controle financeiro pode auxiliar etapas como fluxo de caixa, controle das glosas, automatizar a autorização de procedimentos, dentre outras vantagens. Isso sem falar na medição dos indicadores que podem mostrar, por exemplo, o que gera mais renda para a organização. 

Registre tudo

Para saber se o faturamento está progredindo, é preciso comparar dados, certo? E não será possível realizar essa tarefa a menos que esteja tudo registrado. Por isso, não deixe de documentar todos os indicadores clínicos, operacionais e financeiros. 

Automatize a área de controladoria

Automatizando a área de controladoria, todos os processos do hospital também serão automatizados e isso permitirá que sejam acessados de qualquer dispositivo com acesso à internet. Com isso, os custos operacionais serão reduzidos, assim como o desperdício de materiais e medicamentos. 

Sem falar na facilidade de acesso e na melhoria dos relatórios, já que os dados ficarão mais facilmente disponíveis para consultas e tomadas de decisão.

Use prontuário eletrônico

faturamento hospitalar prontuário eletrônico

Já falamos dele anteriormente, mas é sempre bom reforçar a importância dos prontuários eletrônicos para otimizar o atendimento aos pacientes e os processos dentro de uma organização de saúde.

Essa ferramenta pode ser integrada com os demais recursos tecnológicos aplicados, tornando-a ainda mais eficiente. Também é uma boa alternativa para economizar o espaço físico usado para guardar tantas folhas de papel.

Além disso, com ela é possível armazenar todo o histórico do paciente, facilitando pesquisas futuras e o controle de sua saúde. Ou seja, apenas vantagens!

Reduza custos

Reduzir custos, obviamente, ajuda no aumento do faturamento de uma instituição de saúde. Nesse aspecto, um ponto que pode pesar bastante é o custo com a contratação de profissionais de saúde. 

A necessidade de buscar empresas de RH para encontrar profissionais qualificados pode ser bastante cara, assim como o custo com uma equipe operacional para recrutar analogicamente.

Para otimizar esse processo, conte com a Sinaxys. Somos uma plataforma especializada em conectar organizações de saúde aos melhores profissionais com facilidade, rapidez e economia.

Conheça nosso site e descubra como pode ser fácil contratar.

Conclusão

faturamento hospitalar processo

Como vimos ao longo do texto, o setor de faturamento hospitalar é fundamental para o bom funcionamento de uma organização de saúde, principalmente para fazer com que sua vida financeira seja saudável.

E para otimizar os serviços realizados nessa área, é importante estar ligado em tecnologias que possam tornar o dia a dia mais fácil, prático e menos sujeito a erros. Automatizar sistemas, adotar prontuários eletrônicos, dentre outras ferramentas, podem ajudar a aumentar o faturamento e proporcionar melhor atendimento aos pacientes.

Outro ponto que pode gerar economia e praticidade, é uma plataforma que ajude a encontrar os profissionais mais qualificados do mercado com agilidade, e ninguém faz isso melhor que a Sinaxys!

Anuncie suas vagas em nosso site e conecte-se com nossa base de mais 8 mil profissionais. Clique aqui e confira!

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.