Gestão em saúde: o que faz, onde é aplicada, papel da tecnologia

gestao em saude gestao em saude
Compartilhe:

A gestão em saúde é uma área essencial para o bom funcionamento das organizações de saúde. Ela tem como objetivo garantir que os recursos, tanto financeiros quanto humanos, sejam utilizados de forma eficiente para oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes.

A gestão em saúde engloba uma ampla gama de atividades, desde o planejamento estratégico e gestão de recursos humanos, até a gestão financeira e controle de qualidade.

A seguir, vamos explorar o que é a gestão em saúde, suas principais áreas de atuação, seus maiores desafios e como se encontra o mercado da área. Confira!

O que é a gestão em saúde?

gestao em saude o que e
O que é a gestão em saúde?

A gestão de saúde é uma prática que tem como objetivo manter a saúde física e mental dos colaboradores de uma organização de saúde por meio da adoção de políticas de prevenção e programas de bem-estar.

A estratégia também ajuda a desenvolver melhor os colaboradores daquela empresa, já que pessoas que trabalham em ambientes saudáveis tendem a apresentar melhor rendimento que aquelas que deixam de lado a qualidade de vida.

Para que a gestão em saúde seja feita de maneira adequada, é preciso que os gestores e o setor de recursos humanos pensem em estratégias personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada setor da organização, a fim de oferecer um ambiente seguro, confortável e saudável aos trabalhadores.

Qual a diferença de gestão em saúde e gestão hospitalar?

Gestão hospitalar é a área responsável por manter o hospital ou clínica em pleno funcionamento. É ela que garante que todos os setores daquela determinada organização de saúde trabalhem em sintonia com o objetivo de oferecer o melhor atendimento aos pacientes e, também, um bom ambiente de trabalho para os funcionários.

Já a gestão em saúde, como comentamos acima, é a prática voltada para o bem-estar das pessoas que trabalham no local, de forma a preservar sua saúde mental e física e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida e o ambiente de trabalho.

Qual é a função da gestão em saúde?

Como comentamos nos tópicos anteriores, a função é garantir um bom ambiente de trabalho que mantenha a saúde física e mental dos colaboradores.

O que o gestor faz no hospital?

O gestor em saúde tem diversas atribuições em um hospital. Ele é responsável pelo planejamento estratégico sobre as atividades da organização, definindo metas e objetivos que estejam alinhados com as demandas do mercado e a missão daquela instituição.

Além disso, ele também gerencia as equipes multidisciplinares de profissionais de saúde, garantindo que ela seja capacitada e harmônica para exercer seu trabalho de forma satisfatória e oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

Outra atribuição é a gestão financeira e de processos, de forma a garantir que o hospital esteja operando dentro do orçamento e que os processos sejam padronizados, seguros e eficientes.

Por fim, ele também deve manter um relacionamento com pacientes e familiares, ouvindo demandas, reclamações e sugestões, a fim de garantir um atendimento humanizado de qualidade.

Em resumo, podemos dizer que o gestor em saúde tem como função administrar os recursos humanos, financeiros, logísticos e sanitários de uma organização de saúde.

Qual é a importância de uma boa gestão em saúde para o funcionamento da organização?

gestao em saude importancia
Qual é a importância de uma boa gestão em saúde para o funcionamento da organização?

Com uma gestão em saúde bem praticada, o ambiente hospitalar só tem a ganhar. São muitas as vantagens. Os funcionários tendem a melhorar a produtividade, já que se sentem felizes no trabalho, o que resulta em um desempenho mais satisfatório e, claro, mais lucro para a organização.

Outro fator que podemos citar é que os recursos de cada setor são melhor direcionados. Isso porque a gestão em saúde analisa individualmente cada uma das áreas da clínica ou hospital, conhecendo mais a fundo seus profissionais e, consequentemente, entendendo melhor suas necessidades.

Por fim, uma boa gestão em saúde também possibilita a diminuição dos afastamentos e licenças dos funcionários, já que ajuda a diminuir o stress, e a pressão, fatores que tendem a levar o colaborador a um burnout ou outros problemas de saúde.

Em resumo, portanto, podemos dizer que a gestão em saúde é importante pois, mantendo um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus colaboradores, o funcionamento da organização será muito mais eficiente.

Quem pode ser gestor em saúde?

Pode ser gestor de saúde pessoas com formação superior em áreas em que predomine a saúde, mas que também abordem matérias relacionadas à gestão. Existem, inclusive, cursos específicos de gestão em saúde disponíveis no mercado.

Mas não basta apenas ter formação acadêmica. Esse profissional também precisa ter um perfil de liderança, já que precisa lidar com pessoas.

Como é a formação de um gestor em saúde?

O curso de gestão em saúde é uma especialização que é oferecida, normalmente, na modalidade de ensino à distância (EAD), e tem duração média de 12 a 18 meses. Qualquer pessoa que já tenha uma formação acadêmica anterior, independente da área, pode se matricular.

O objetivo deste curso é desenvolver a habilidade de elaborar estratégias e soluções na área da saúde, levando em conta os desafios sociais, econômicos, ambientais, dentre outros aspectos com um olhar crítico.

O que se estuda em gestão em saúde?

No curso, os alunos estudam matérias de gestão de pessoas, contabilidade básica, gestão de projetos, administração financeira, vigilância sanitária, marketing, gestão estratégica, humanidades, políticas de saúde dentre muitas outras.

Onde trabalha um gestor de saúde?

gestao em saude onde trabalha
Onde trabalha um gestor de saúde?

O gestor de saúde pode trabalhar em uma ampla gama de organizações e instituições de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, operadoras de planos de saúde, empresas farmacêuticas, órgãos governamentais, dentre outros.

Suas funções e responsabilidades, porém, podem variar de acordo com o ambiente de trabalho. Mas seu objetivo é sempre o mesmo: garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados ao paciente, bem como o bem-estar de seus colaboradores.

Os gestores trabalham em equipes com outros profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administradores, dentre outros, pois, assim, é mais fácil ver situações de diversos pontos de vista para encontrar a melhor solução.

Gestão em saúde em hospitais

Essa é uma área fundamental para garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados em hospitais, pois, além de lidar com vidas humanas, essas organizações têm uma série de processos que precisam ser gerenciados de forma adequada.

Como comentamos acima, o gestor tem como função gerenciar equipes multidisciplinares, além de coordenar os processos administrativos e financeiros e os recursos humanos

Dessa forma, é importante que o gestor esteja atualizado quanto às novas tecnologias e tendências do setor. 

Gestão em saúde em clínicas e consultórios

Nas clínicas e consultórios não é diferente. A gestão em saúde também tem papel essencial nessas instituições, independente de seu porte.

Aqui, também é responsável por garantir a organização de processos financeiros, administrativos e assistenciais, dentre muitas outras funções.

Gestão de saúde em planos de saúde

Nos planos de saúde, a gestão em saúde tem papel fundamental para que se preste serviços de qualidade e com eficiência. Nesse ambiente, uma das principais atribuições é o gerenciamento de custos e contratos.

O gestor é responsável por garantir serviços médicos de qualidade aos pacientes por meio da rede credenciada de prestadores de serviços em saúde, negociando e gerenciando contratos.

A gestão em saúde nos planos de saúde também envolve a análise de dados dos beneficiários, buscando identificar as principais questões e necessidades para elaborar programas de prevenção e promoção de saúde na região.

Como a gestão em saúde atua na escala médica?

gestao em saude escala medica
Como a gestão em saúde atua na escala médica?

Para funcionar bem, uma escala médica precisa ser pensada não só para os pacientes, mas, também, para os médicos que nela atuarão. É aí que entra a gestão em saúde.

Para manter os profissionais saudáveis, tanto física, quanto mentalmente, é preciso montar uma escala justa e equilibrada, que evite sobrecarregar os colaboradores.

É preciso planejamento para garantir que haja profissionais suficientes à disposição para atender aos possíveis pacientes, ter um bom controle de ponto para visualizar melhor os níveis de trabalho e trabalhar em parceria com o RH da organização para otimizar o processo de escolha dos médicos.

Como avaliar o melhor modelo de gestão em saúde para se adotar na organização?

gestao em saude melhor modelo
Como avaliar o melhor modelo de gestão em saúde para se adotar na organização?

Para escolher o melhor modelo de gestão em saúde para se adotar em uma organização, deve-se realizar uma avaliação criteriosa, levando em conta vários fatores. Veja abaixo alguns passos que podem ajudar a fazer essa avaliação:

  • Defina metas e objetivos: antes de escolher o melhor modelo de gestão em saúde, saiba quais são os objetivos e as metas da organização. Isso fará com que se possa visualizar qual modelo atenderá suas necessidades com mais eficiência;
  • Analise o contexto em que a organização está inserida, como a demanda pelos seu serviços, concorrência, necessidades da população local, políticas públicas de saúde e disponibilidade de recursos;
  • Analise os modelos de gestão em saúde disponíveis. São vários: gestão em saúde por resultados, por processos, por competências, integrada de cuidados, dentre outros. Avalie as vantagens e desvantagens de cada um e veja qual será o mais adequado para a organização;
  • Avalie também o contexto interno, como a capacidade da organização de implantar tal modelo. Verifique os recursos, se a liderança é capacitada e a cultura organizacional;
  • Consulte especialistas no assunto para ajudar a esclarecer as dúvidas que podem surgir no processo;
  • Avalie os resultados: uma vez que o modelo estiver implantado, avalie se os resultados são os esperados, atingindo os objetivos e metas traçados no início do processo. Assim, será possível fazer ajustes e melhorias para a otimização do desempenho.

Seguindo esses passos, será mais fácil visualizar as opções disponíveis e avaliar qual é a mais adequada para atender às suas necessidades.

Como é a gestão de pessoas em clínicas e hospitais?

A gestão de pessoas em clínicas e hospitais é responsável pelo cuidado e desenvolvimento dos colaboradores de uma organização de saúde. Também chamada de gestão de recursos humanos, ou RH, essa área atua no recrutamento, seleção, gestão das atividades rotineiras e até mesmo na demissão de funcionários.

Em organizações de saúde, a gestão de pessoas ajuda a manter os colaboradores alinhados e focados em uma boa experiência para o paciente.

O RH também deve estar alinhado com o gestor da clínica ou hospital para conquistar os resultados desejados e motivar os colaboradores importantes para a clínica, em um processo chamado de retenção de talentos.

Como a tecnologia pode auxiliar na gestão em saúde?

A tecnologia pode auxiliar na gestão em saúde de várias formas, como, por exemplo, com prontuários eletrônicos, telemedicina, monitoramento remoto de pacientes, inteligência artificial, automação de processos, dentre outras.

Com o uso da tecnologia, as organizações de saúde podem melhorar a qualidade do atendimento, reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma experiência muito melhor para os pacientes e, claro, para os colaboradores da organização de saúde.

Softwares que auxiliam na gestão em saúde

Atualmente, existem diversos softwares que auxiliam na gestão em saúde. Eles vão desde os prontuários eletrônicos, agenda médica, até atendimento via telemedicina.

Confira a seguir alguns dos softwares mais conhecidos do mercado:

Esses são apenas alguns softwares que podem auxiliar na gestão em saúde. Há diversos outros no mercado que podem ser cruciais para otimizar o dia a dia dos gestores e das organizações, basta buscar aqueles que melhor atendem às necessidades.

Avanços tecnológicos da medicina que impactam a gestão em saúde

Os avanços tecnológicos impactam na vida das pessoas como um todo, e não é diferente no campo da gestão em saúde.

Neste caso, podemos destacar a inteligência artificial, o prontuário eletrônico, a telemedicina e os dispositivos wearable.

Todas essas tecnologias têm permitido mais acessibilidade, menos custos, mais eficiência e, é claro, mais qualidade de vida para pacientes e profissionais.

Como está o mercado de trabalho para um gestor em saúde?

O mercado de trabalho para um gestor em saúde é bastante amplo e está em constante crescimento. O aumento da demanda por serviços de saúde fez com que surgisse uma maior necessidade de eficiência e qualidade na gestão em saúde, tornando a área cada vez mais importante.

Resumidamente, podemos dizer que, em tempos de mais cuidados com a saúde, o mercado de trabalho de um gestor em saúde está cada vez mais aquecido e oferece inúmeras oportunidades de carreiras em diversas áreas e setores.

Quanto ganha um gestor de saúde?

De acordo com o site de empregos Catho, um profissional de gestão em saúde no Brasil pode ganhar entre R$3 mil e R$14 mil por mês, a depender de sua experiência e do nível hierárquico do cargo.

Quais são os principais desafios da gestão em saúde no Brasil?

gestao em saude desafios
Quais são os principais desafios da gestão em saúde no Brasil?

Apesar de ser um mercado bem aquecido, a gestão de saúde também enfrenta uma série de desafios, como a falta de dinheiro e as desigualdades regionais, que dificultam, muitas vezes, o acesso à saúde. Outra questão é o envelhecimento da população, que aumenta a demanda por atendimentos médicos e cuidados de longo prazo.

Em resumo, a gestão em saúde no Brasil enfrenta desafios significativos em áreas como financiamento, desigualdades regionais, infraestrutura inadequada, envelhecimento da população, tecnologia e informação em saúde, gestão e planejamento.

A superação desses desafios requer a coordenação eficiente de diversas áreas e investimentos em políticas e estratégias que atendam às necessidades da população.

Conheça a Sinaxys e encontre os melhores profissionais da saúde no mercado

A Sinaxys tem como objetivo conectar organizações de saúde aos profissionais mais qualificados do mercado. Com uma abordagem fácil, rápida e de baixo custo, o processo de recrutamento pode ser realizado com muito mais facilidade, deixando de lado as burocracias das empresas de RH.

Com um banco de dados que reúne mais de 11 mil médicos, enfermeiros e dentistas, a Sinaxys dispõe de gestores de saúde altamente capacitados, prontos para oferecer o melhor atendimento aos pacientes e colaboradores de sua organização.

Se você é gestor de uma clínica ou hospital e precisa contratar profissionais para ajudar a tornar sua clínica ou hospital ainda mais eficiente, a Sinaxys é a solução ideal.

Baixe nosso app e descubra agora como é fácil recrutar com a gente!

Conclusão

gestao em saude estrategia
Gestão em saúde.

Como vimos ao longo deste texto, a gestão em saúde é uma área de extrema importância para o bom funcionamento das organizações de saúde. Ela é responsável por diversas atividades que envolvem desde o planejamento estratégico, até a gestão financeira e de pessoas, garantindo que os colaboradores trabalhem em harmonia e que os pacientes sejam atendidos da melhor maneira possível.

Apesar de ser um mercado promissor, a gestão em saúde também enfrenta muitos desafios, que passam pela falta de recursos financeiros e humanos, mas que têm na tecnologia uma saída inteligente.

Este mercado está em constante evolução e, se você quer contar com os melhores profissionais da área, conheça a Sinaxys. Por aqui é fácil e rápido recrutar os gestores de saúde ideais para sua organização. Cadastre-se!

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.